Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano

Show simple item record

dc.contributor.author Schaefer, Mireli Patrícia
dc.date.accessioned 2019-02-07T23:21:23Z
dc.date.available 2018
dc.date.available 2019-02-07T23:21:23Z
dc.date.issued 2019-02-07
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5664
dc.description 20 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática- Licenciatura, a qual discute se o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais com alunos do ensino fundamental, e a forma que ocorre. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, como procedimento metodológico foi realizado análises de atividades realizadas por uma turma de alunos do 6° ano, durante a realização de estágio por meio de uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática. De modo geral pode-se destacar que o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais, o contexto do cotidiano do aluno desenvolve o interesse, a curiosidade dos mesmos. E para acontecer a apropriação do saber escolar este contexto precisa ser descontextualizado, pois o saber escolar é diferente do saber cotidiano. Foram feitas problematizações pela professora, partindo de conhecimentos prévios dos alunos, constatou-se que os alunos foram sendo instigados, provocados, e a partir de alguns conhecimentos já adquiridos, aconteceu a realização de atividades. Estes conhecimentos prévios dos alunos é um conhecimento cotidiano, e este é utilizado para o aluno fazer relações e assim gerar significados, e acontecer o domínio do saber escolar. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências exatas e da terra pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Contexto pt_BR
dc.subject Significados pt_BR
dc.subject Apropriação do Conceito pt_BR
dc.subject Saber escolar pt_BR
dc.subject Saber cotidiano pt_BR
dc.title Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano pt_BR
dc.type Monografia pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Avi, Emanueli Bandeira


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account