Ambivalência, educação e solidariedade no horizonte da pluralidade "com" e "a partir de" Zygmunt Bauman

Show simple item record

dc.contributor.author Cassol, Claudionei Vicente
dc.date.accessioned 2019-07-24T17:18:15Z
dc.date.available 2018
dc.date.available 2019-07-24T17:18:15Z
dc.date.issued 2019-07-24
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6065
dc.description 113 f. pt_BR
dc.description.abstract Pensar a produção teórica baumaniana como operação de pensamento desenvolvendo- se no interior de uma alternativa paradigmática, a ambivalência, e deste território encontrar um caminho para pensar a educação e a solidariedade é objetivo principal desta tese. A ado- ção da metodologia hermenêutica e da pesquisa bibliográfica com características monográfi- cas elege obras referenciais das três fases do pensamento baumaniano, centrais no pensar a Ambivalência, a educação e a solidariedade no horizonte da pluralidade ―com‖ e ―a partir de‖ Zygmunt Bauman. Um conjunto de problematizações, em três momentos, compõe o texto que desenvolve uma investigação acerca da possibilidade de vislumbrar vínculos entre a educação e a solidariedade, no pensamento baumaniano e a partir dele. O primeiro movimento ocupa-se em debater as fontes das quais Bauman se apropria para desenvolver seu percurso teórico. O segundo momento pensa uma estrutura paradigmática da ambivalência. O terceiro momento, considerando apresentada a existência de um paradigma da ambivalência, presença no mundo simbólico/imaginário e no mundo real/concreto, desenvolve-se no enfrentamento da possibili- dade de pensar a educação e a solidariedade como residuais de alguma solidez no mundo líquido/volátil. Parece que os elementos da condição humana como a comunidade plural e o diálogo autêntico instituem as possibilidades de educação e de solidriedade na comunidade pendular entre segurança e liberdade, identidade e comunidade. A ambivalência presente no mundo humano, nas dimensões do real/concreto/existência e da lingua- gem/simbólico/imaginário, interpela os indivíduos a movimentos hermenêuticos pluralizado- res de onde advém o aprendizado da efetividade do dialógico e da constituição de movimen- tos de solidariedade embalados pelo pêndulo da relação paradoxal entre segurança e liberda- de, indivíduo e comunidade, sólido e líquido pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências humanas. pt_BR
dc.subject Educação. pt_BR
dc.subject Individualidade. pt_BR
dc.subject Comunidade de diferentes. pt_BR
dc.subject Hermenêutica pluralizadora. pt_BR
dc.subject Diálogo real. pt_BR
dc.subject Incertezas. pt_BR
dc.title Ambivalência, educação e solidariedade no horizonte da pluralidade "com" e "a partir de" Zygmunt Bauman pt_BR
dc.type Tese pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Silva, Sidinei Pithan da


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account