“Para que serve servir?”: a educação escolar à luz do pensamento de Hannah Arendt

Show simple item record

dc.contributor.author Dresch, Óberson Isac
dc.date.accessioned 2019-07-24T18:08:57Z
dc.date.available 2018
dc.date.available 2019-07-24T18:08:57Z
dc.date.issued 2019-07-24
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6066
dc.description 150 f. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho visa compreender o propósito da educação escolar republicana e democrática na formação das novas gerações à luz do pensamento arendtiano. A problemática analisada é a concepção instrumentalista do ensino básico vigente nas escolas brasileiras, que atribui a estas um papel limitado a demandas específicas incentivadas, em geral, por objetivos de ordem privada e econômica. A tese defende a hipótese de que a escola só se constitui em um espaço efetivo de formação, com atividades voltadas para o pensar reflexivo, interessadas em preservar e renovar o mundo humano comum, na medida em que consegue superar seu caráter instrumental. Mais que atender necessidades materiais, o ensino escolar de nível básico é um espaço e tempo responsável por estimular o pensamento e a reflexão das pessoas acerca de conhecimentos e temáticas comuns. Tal proposta é considerada no tensionamento entre política e educação: se, por um lado, esta é viabilizada no contexto da república democrática, por outro, a configuração política depende da instrução e da constituição de sujeitos comprometidos com o mundo humano comum. O trabalho, de cunho prioritariamente bibliográfico e de caráter reflexivo, encontra no pensamento de Hannah Arendt suas principais referências, com destaque para as obras Entre o passado e o futuro, A condição humana e A vida do espírito. Reúne, ainda, autores afinados à perspectiva arendtiana, imbuídos em pensar a acolhida de crianças e de adolescentes e a preservação do mundo no contexto educacional contemporâneo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências humanas. pt_BR
dc.subject Educação. pt_BR
dc.subject Educação Escolar. pt_BR
dc.subject Condição humana pt_BR
dc.subject Política e educação. pt_BR
dc.subject Pensamento e reflexão. pt_BR
dc.title “Para que serve servir?”: a educação escolar à luz do pensamento de Hannah Arendt pt_BR
dc.type Tese pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Boufleuer, José Pedro


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account