Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito

Show simple item record

dc.contributor.author Verri, Diego dos Santos
dc.date.accessioned 2019-07-25T19:55:56Z
dc.date.available 2019
dc.date.available 2019-07-25T19:55:56Z
dc.date.issued 2019-07-25
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6079
dc.description 84 f. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa analisa as propostas estabelecidas em âmbito nacional e local no que diz respeito à implantação da educação escolar em tempo integral. Consiste também, em investigar os modos de construção das propostas de educação escolar em tempo integral e o impacto destas, no cotidiano dos educandos, educadores e comunidade. Assim, o objetivo é analisar o contexto histórico da educação integral no Brasil e a proposta de ensino em tempo integral na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto em Ijuí/RS na perspectiva dos educandos, educadores e comunidade para identificar e compreender os impactos, desta educação, na formação dos sujeitos. Neste sentido, duas formas básicas de investigação foram utilizadas: a pesquisa bibliográfica (jornais, livros, revistas, periódicos, artigos e legislação referente ao tema) e a busca de dados no campo empírico através de entrevistas com cinco educadores, cinco educandos e cinco membros da comunidade. O método de análise orientou-se pela sistematização de experiências com base em Holliday que destaca cinco passos: o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a reflexão de fundo e os pontos de chegada como caminho metodológico de análise dos dados. A pesquisa está pautada em referenciais teóricos e contribuições de autores como Guará (2006), Gadotti (2009), Cavalieri (2012). Assim, constatamos que a busca por uma proposta de tempo Integral na escola pública pode contribuir para o estabelecimento de um currículo integralizado, pois favorece a formação de sujeitos capazes de agir em âmbito da cidadania e de reconhecer seu papel na sociedade democrática de direito. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências humanas. pt_BR
dc.subject Educação. pt_BR
dc.subject Educação escolar em tempo integral. pt_BR
dc.subject Currículo. pt_BR
dc.subject Cidadania. pt_BR
dc.subject Educação Integral. pt_BR
dc.title Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Luft, Hedi Maria


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account