Dimensão humana da formação profissional: um olhar sobre os cursos de aperfeiçoamento de sargentos das armas

Show simple item record

dc.contributor.author Lunardi, Karine de Oliveira
dc.date.accessioned 2019-08-07T22:27:33Z
dc.date.available 2017
dc.date.available 2019-08-07T22:27:33Z
dc.date.issued 2019-08-07
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6111
dc.description 80 f. pt_BR
dc.description.abstract Desde os tempos mais remotos da História, o homem ao estar no ambiente procura modificá-lo em função das suas necessidades por meio de um processo denominado por Saviani (2007), de trabalho. A conquista de territórios, a construção de materiais e métodos de defesa foram os primeiros esboços de um sistema, que atualmente conhecemos como Exército. Mais particularmente no Exército Brasileiro e dentro da sua hierarquia, a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), cenário deste estudo, é um estabelecimento de ensino militar que aperfeiçoa em média 700 sargentos por ano. Esse aperfeiçoamento ocorre dez anos após a sua formação inicial na Escola de Sargentos (ESA). Nesse contexto, a perspectiva humana é discutida nesta dissertação, com uma análise de aspectos formativos identificados em documentos que orientam tal capacitação profissional dos Sargentos das Armas. A metodologia de pesquisa foi norteada pela revisão bibliográfica, análise dos documentos (Projeto Institucional Pedagógico, Perfil Profissiográfico , Plano de Disciplinas), além de Projetos Interdisciplinares desenvolvidos pelos alunos. Esses documentos tratam de conhecimentos referentes à Instituição Exército Brasileiro e referentes à obtenção do título de sargento aperfeiçoado. A construção e análise dos dados abrangeu uma metodologia qualitativa de cunho interpretativo, em que o problema de pesquisa emergiu da vivência cotidiana da pesquisadora, visando (re) significar conhecimentos acerca de seu contexto de atuação profissional. Como resultado das análises dos dados conclui-se que a formação profissional contempla uma dimensão humana com necessidade de sempre avançar na perspectiva de superar a dualidade entre a dimensão básica e técnica no processo de profissionalização. Entende-se que a continuidade de pesquisas como essa e a divulgação de resultados contribui no avanço dos entendimentos sobre o desafio de articular teorias e práticas profissionais nos espaços formativos e por sua vez nos seus sujeitos constituintes, em relação de mútua reciprocidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação nas Ciências pt_BR
dc.subject Formação humana pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject Exército Brasileiro pt_BR
dc.subject EASA pt_BR
dc.title Dimensão humana da formação profissional: um olhar sobre os cursos de aperfeiçoamento de sargentos das armas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Zanon, Lenir Basso


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account