Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.author Kochenborger, Everton Luís Schuster
dc.date.accessioned 2019-12-17T00:09:53Z
dc.date.available 2018
dc.date.available 2019-12-17T00:09:53Z
dc.date.issued 2019-12-16
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6470
dc.description 22 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como questão norteadora da pesquisa “Quais as estratégias consideradas por alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, na resolução de situações problemas que envolvem números inteiros?”. Para produção dos dados empíricos foram elaboradas quatro situações problemas, sendo estas desenvolvidas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual. As quatro situações problemas consideradas envolveram números inteiros e operações adição e subtração com este conjunto numérico em diferentes contextos. No decorrer do artigo, procurou-se analisar e investigar quais as dificuldades ou compreensões já estabelecidas e as estratégias tomadas, sendo que o conteúdo já era de conhecimento da turma. Para a análise dos dados produzidos foram consideradas, em especial, as proposições apresentadas por Van de Walle (2009) e Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). As estratégias usadas pelos grupos na resolução das situações problemas foram agrupadas considerando recorrência e são apresentadas estejam elas adequadas ou não. De acordo com a pesquisa foi observado semelhanças no desenvolvimento apresentado por alguns grupos, considerando duas formas diferentes como estratégia, uma foi representação na forma figural, modelo este trabalhado por Van de Walle, e a outra realizando cálculos. Aponta-se assim, o quanto o professor deve ser criterioso e atento nas suas proposições, pois cada aluno é único e seus conhecimentos o tornam assim. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências exatas e da terra pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.subject Adição e Subtração de Números Inteiros pt_BR
dc.subject Resolução de Problemas pt_BR
dc.title Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account