Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano

Show simple item record

dc.contributor.author Petry, Jéssica Raiana
dc.date.accessioned 2020-02-24T13:47:53Z
dc.date.available 2019
dc.date.available 2020-02-24T13:47:53Z
dc.date.issued 2020-02-24
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6547
dc.description 108 f. pt_BR
dc.description.abstract O design inclusivo (DI) pode ser uma ferramenta de intervenção social a partir do momento em que trabalha questões referentes à inclusão de um determinado grupo na sociedade. Essa inclusão se faz cada vez mais necessária, por exemplo, no âmbito do Transtorno do Espectro Autista (Autismo). Somente no Brasil a cada 88 crianças 1 apresenta traços de autismo, e estima-se que esse número cresça a cada ano. De acordo com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), os primeiros passos em direção à inclusão se dão durante os anos iniciais da vida da criança, pois é o momento em que mais rápido se desenvolve cognitivamente, absorvendo todos os estímulos sensoriais de seu ambiente. Os estímulos sensoriais direcionados são de extrema importância para a formação da criança autista, sendo uma das formas de prepará-la para o convívio em sociedade, trabalhando os sentidos e amenizando as possíveis crises de desregulação sensorial que tanto prejudicam a interação da criança autista com o mundo ao seu redor. Frente às necessidades expostas este trabalho tem como objetivo criar uma proposta de recurso sensorial para crianças autistas, se utilizando para isso do método montessoriano, uma pedagogia científica inovadora, centrada no ser humano e nas capacidades da criança, auxiliando na construção da autonomia sobre suas sensações, trazendo segurança para passar pelos momentos de crise, através do trabalho sensorial e da aplicação na prática do conceito de ambiente preparado. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências sociais aplicadas pt_BR
dc.subject Design pt_BR
dc.subject Design Inclusivo pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Montessori pt_BR
dc.subject Estímulo Sensorial pt_BR
dc.title Design inclusivo: uma proposta de recurso para estímulo sensorial de crianças autistas a partir do método montessoriano pt_BR
dc.type Monografia pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Silva, José Paulo Medeiros da


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account