A relação de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental com a matemática escolar

Show simple item record

dc.contributor.author Pinheiro, Carine
dc.date.accessioned 2020-04-16T11:44:39Z
dc.date.available 2019
dc.date.available 2020-04-16T11:44:39Z
dc.date.issued 2020-04-16
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6666
dc.description 29 f. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo da pesquisa apresentada nesta monografia é analisar a relação dos alunos de Anos Iniciais do Ensino Fundamental com a Matemática escolar, visando perceber se há ou não um distanciamento entre estes sujeitos e a referida área de conhecimento. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e considera entrevistas com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental participantes de uma Feira de Matemática que aconteceu na Unijuí. A entrevista é formada por quatro questões principais, as respostas fornecidas pelos estudantes foram transcritas e os dados organizados em um quadro. O texto é constituído por três unidades de análise. A primeira "A Matemática escolar e o (des)encatamento do estudante por esta área de conhecimento" destaca a importância de fazer Matemática para que esta seja compreendida pelos estudantes. A segunda "A busca pela compreensão da relação dos estudantes com a Matemática escolar" traz os dados da pesquisa e os indicativos que mostram se há um distanciamento ou aproximação entre os estudantes e a Matemática escolar. E a terceira "Alternativas para uma possível aproximação do estudante com a Matemática escolar" que apresenta possíveis soluções para aproximar professor-conteúdo-estudante. O estabelecimento de aproximações do estudante com a Matemática escolar está baseada em vários aspectos, dentre os quais, na relação estudante-professor, na compreensão dos conteúdos, na forma como o professor aborda os conteúdos, na ludicidade que envolve as aulas, no uso de tecnologias, jogos, brincadeiras, no desafiar os estudantes e na medida em que possibilita a atribuição de sentido pelo estudante ao que está estudando. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências Humanas pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject (Des)encantamento do estudante com a Matemática pt_BR
dc.subject Distanciamento pt_BR
dc.subject Aproximação pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title A relação de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental com a matemática escolar pt_BR
dc.type TCC pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Battisti, Isabel Koltermann


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account