A criança, o movimento corporal e a dança: desvelando práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.author Strieder, Debora Welter
dc.date.accessioned 2020-05-06T14:31:00Z
dc.date.available 2019
dc.date.available 2020-05-06T14:31:00Z
dc.date.issued 2020-05-06
dc.identifier.uri https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/6699
dc.description 38 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho visa mostrar a importância do se-movimentar na vida das crianças, principalmente no que se refere à dança como conteúdo de ensino nos Anos Iniciais. Por isso tem- se por objetivo a reflexão e análise da atuação dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o se-movimentar e neste, em especial, o ensino da dança, buscando compreender a sua importância no desenvolvimento motor e no processo de ensino-aprendizagem das crianças. A metodologia da pesquisa é qualitativa, com uma abordagem exploratória com ênfase num estudo de caso. Na pesquisa bibliográfica buscou-se a interlocução com autores como Kunz (2017), Filgueiras (2002), Filho (2014) entre outros. Participaram da pesquisa cinco professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal do município de Cândido Godói/ RS. Por isso, a partir do questionário foi possível evidenciar que a formação inicial das professoras é extremamente importante para poderem alicerçar toda a organização e sistemática inicial do trabalho docente, buscando saber sobre a escola de atuação e quais as suas intencionalidades com as crianças. Pelas respostas das professoras ficou claro que a formação inicial não deu conta sobre as questões mais gerais do ensino da Educação Física, e menos ainda com relação à dança. E por isso, é importante que os professores continuem seu processo de formação, assim que observarem suas dificuldades. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências Humanas pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Se-movimentar pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.title A criança, o movimento corporal e a dança: desvelando práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type TCC pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Bohrer, Eloísa Borkenhagen


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account