Abstract:
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo pensar a aprendizagem da criança além da vivência escolar, pois essa está presente durante todo o desenvolvimento do sujeito. É necessário compreender o papel da família e da escola nesse processo, associando o desejo de aprender do aluno às relações familiares e escolares. Estas se dão pela afetividade, o qual vincula esse desejo. Assim, infere-se a função da família e da escola pode ser inibidora ou incentivadora da e na aprendizagem. A metodologia utilizada para realizar o presente estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, com revisão na literatura sobre: família, escola, aprendizagem e não aprendizagem. Os principais autores utilizados foram: Freud (1926), Lacan (1981) Fernández (1990), Kupfer (1992), Cordié (1996), Daudin (2008), Guzzo (2009), entre outros. Através dessa pesquisa, foi possível refletir e reforçar a importância dos vínculos afetivos que família e escola desenvolvem na criança. Ademais, a psicologia auxilia em decifrar os sintomas, não focando no problema, mas no desejo de aprender da criança.