Relatório de estágio em medicina veterinária III

2024-04-19
O estágio em Medicina Veterinária III foi realizado em duas etapas, a primeira etapa foi realizada na área de clínica e cirurgia de grandes animais no Instituto Hospitalar Veterinário no Setor de Grandes Animais (IHVet) da Fundação Universidade de Caxias do Sul - UCS, situado no município de Caxias do Sul-RS, sob supervisão da Médica Veterinária Larissa Cecconello do Amaral, e a segunda etapa na empresa Sintonia Agroveterinária, situada no município de Jóia-RS, sob supervisão do Médico Veterinário Ricardo Sarturi Ecker e orientação da professora Dra. Denize da Rosa Fraga. O estágio foi realizado no período de 10 de julho a 31 de agosto de 2023, totalizando 300 horas. O desenvolvimento deste estágio teve como principal objetivo presenciar a rotina de um médico veterinário, bem como a conduta adotada para resolver diferentes casos e atividades na área, e ainda, agregar maiores conhecimentos práticos e proporcionar uma troca de conhecimentos com os profissionais que já atuam nesta área. Durante o período de estágio foram acompanhadas diferentes atividades ligadas a clínica e cirurgia de grandes animais, como por exemplo, atividades ambulatoriais, rotinas no bloco cirúrgico, procedimentos de enfermagem, palpação e ultrassonografia transretal para diagnóstico de gestação e patologias do trato reprodutivo, orquiectomia, descorna e amochamento térmico, vacinação para brucelose em fêmeas bovinas, dentre outros, sendo que as mesmas estão descritas e classificadas em forma de tabelas. No relatório será abordado um caso sobre Malformação congênita fetal em bovino. A realização do estágio em Medicina Veterinária III foi uma grande ferramenta para vivenciar a rotina dos médicos veterinários que atuam na área de clínica e cirurgia de grandes animais e permitiu acompanhar na prática os conhecimentos já vistos na teoria durante a graduação, além de proporcionar novos conhecimentos e experiências que serão fundamentais para formação profissional. Palavras-chave: Malformação. Enfisematoso. Distócico.
MEDICINA VETERINÁRIA