A intermediação do professor no processo de ensino-aprendizagem da educação sexual

2024-03-25
O presente estudo concentra-se na investigação da intermediação do professor no processo de ensino-aprendizagem da Educação Sexual nas escolas, considerando a complexidade dessa temática e sua urgência no contexto político e social brasileiro. Diante do crescimento de movimentos conservadores e fundamentalistas a partir de 2015, a pesquisa aborda o retrocesso nas conquistas históricas da Educação Sexual, destacando o impacto da eleição presidencial de 2018. Com a mudança na presidência em 2023, surge a expectativa de resgatar a emancipação e o papel da educação e sexualidade no Brasil. A pesquisa adota a teoria da mediação pela perspectiva histórico-cultural como base, destacando a importância dessa abordagem na formação de professores e na atuação nas escolas brasileiras. O objetivo principal é refletir sobre o papel do professor como intermediador na transmissão de conhecimentos sobre Educação Sexual, contextualizando-a política, social e historicamente. A metodologia é qualitativa e exploratória, utilizando a revisão narrativa de produção acadêmica-científica. A pesquisa bibliográfica se concentra em palavras-chave específicas, preenchendo uma lacuna na relação entre psicologia histórico-cultural e Educação Sexual. Os três capítulos conceituais exploram a evolução histórica da Educação Sexual no Brasil, a importância da mediação pedagógica na teoria de Vygotsky e os desafios e perspectivas na formação docente para a Educação Sexual. Ao analisar a trajetória histórica da Educação Sexual no Brasil, desde os desafios enfrentados na década de 1930 até os movimentos conservadores recentes, a pesquisa destaca a necessidade de uma abordagem aberta e inclusiva. A mediação, conforme discutida por Vygotsky e outros autores, emerge como uma prática essencial no ambiente educacional, conectando o sujeito ao conhecimento e facilitando o desenvolvimento humano. O capítulo dedicado aos desafios na formação docente para a Educação Sexual destacou a necessidade de superar lacunas na capacitação, destacando o papel crucial da escola na formação de cidadãos críticos e autônomos, incluindo uma educação sexual emancipatória. A mediação do professor, conforme destacado por diversos autores, revela-se fundamental na promoção do diálogo, da compreensão e do respeito. A interseção entre psicologia e Educação Sexual evidencia o papel crucial do psicólogo na abordagem da sexualidade, não apenas orientando os estudantes, mas também contribuindo para a formação continuada dos professores. A formação docente é reconhecida como peça-chave na promoção de práticas educativas que favorecem o diálogo e a compreensão em torno da sexualidade. Em síntese, a pesquisa destaca a importância da Educação Sexual como elemento fundamental na formação integral dos estudantes, enfatizando a necessidade de políticas públicas que fomentem a formação continuada dos professores. A abordagem histórico-cultural emerge como uma via promissora para promover uma Educação Sexual emancipatória. A pesquisa conclui com uma provocação sobre a ausência da psicologia na formação de professores, abrindo caminho para futuras investigações sobre essa lacuna e a promoção de uma colaboração mais estreita entre psicologia e educação. Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural; formação docente; mediação pedagógica; desafios sociais; Educação Sexual.
CIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências sociais::Psicologia