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    Sucessão familiar : um estudo do processo de sucessão familiar na agricultura do município de Cândido Godói
    (2024-04-23) Deves, Vitor Mathias
    Introdução Os constantes deslocamentos da população entre a área rural e urbana é conhecido como êxodo rural e urbano, onde cada indivíduo busca na sua percepção o melhor caminho para seguir na sua vida e sua profissão. Com o êxodo rural, a densidade populacional na área rural ficou afetada e cada vez mais extinta. O jovem busca o estudo fora da área rural e também perde seu vínculo com a propriedade, e por vezes não retornando e deixa de seguir a atividade realizada por seus pais. O incentivo dado pelos pais, tem grande influência sobre o sucessor e também a forma como o preparam para a sucessão. Segundo Souza e Heylmann (2016, p.01) Uma das maiores preocupações hoje presentes no agronegócio recai sobre o planejamento sucessório, que, quando bem estruturado, traz diversos benefícios para a família. Ressalta-se que a elaboração de um planejamento sucessório é de extrema importância, pois em que pese o momento da sucessão oferecer riscos e desafios, o planejamento antecipado faz com que ocorra a transmissão do patrimônio de forma consciente, segura e tranquila. A importância de ter esse planejamento é essencial para a continuidade e sobrevivência das propriedades rurais, por isso a necessidade de se buscar medidas preventivas para que nas propriedades haja êxito nesta etapa, passada para a nova geração com sucesso. Aos sucessores se exige a cada dia mais qualificação, projetos que mantenham suas perspectivas de crescimento, para se obter uma viabilidade da atividade exercida, sua sustentabilidade. Além de que as políticas públicas sejam reestruturadas para a ajudar os milhares de jovens que buscam atuar na atividade agrícola. A partir disso, o estudo teve como recorte o Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, município de Cândido Godói, onde a uma grande concentração de pessoas vivendo dos setores voltados a agricultura. O objetivo geral foi identificar as perspectivas e desafios da sucessão familiar nas empresas familiares e propriedades rurais do município de Cândido Godói – RS; os específicos: a) Analisar os desafios enfrentados para o processo sucessório; Identificar as expectativas dos produtores rurais, em relação ao segmento, e desafios a serem enfrentados pelos seus sucessores; c) Buscar as vantagens e desvantagens do empreendedor rural; d) Identificar a motivação que é exercida dentro da família para continuação dos filhos no meio rural; e) Propor sugestões para a permanência do jovem no campo, no município de Cândido Godói – RS; Metodologia A partir dos critérios propostos por ZAMBERLAN et al. (2016) apresentam uma classificação baseada nas principais características que as pesquisas presentam em relação: à natureza, aos níveis ou objetivos, segundo os procedimentos técnicos, meios e estratégias de pesquisa. Quanto a sua natureza ela é considerada como pesquisa aplicada. Para GIL (2010, p. 26) ” a pesquisa aplicada, abrange, estudos elaborados com finalidade de resolver problemas identificados no âmbito das sociedades em que os pesquisadores vivem”. Referente a sua abordagem ela é de forma quantitativa e qualitativa. Em seus objetivos a pesquisa foi considerada de forma descritiva e exploratória. Quanto a seus procedimentos teóricos usados para auxiliar foram classificados como pesquisa bibliográfica, documental, de campo, participante e estudo de caso. Bibliográfica pois ela “abrange todo o referencial teórico já tornado público em relação ao tema de estudo, como publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, ” TEIXEIRA et al.; (2009, p. 118). Visando um maior aprofundamento ao estudo, se optou pela pesquisa de campo e estudo de caso no município de Cândido Godói/RS. Os sujeitos da pesquisa foram agricultores residentes no município que atuavam no setor de grãos, leiteiro e suínos, onde se visava já uma sucessão e com os sucessores dessas 9 (nove) propriedades rurais, onde se realizou entrevistas aos fundadores e um grupo de foco com os sucessores. Com os dados se usou a análise de conteúdo e dispostos também através de tabelas e gráficos. Resultados e Discussão Nas entrevistas em profundidade realizadas com os fundadores, sempre os participantes foram do gênero masculino e em alguns casos a esposa estava presente. Isso mostra que o cargo superior e o maior conhecimento sempre se mantiveram no papel do homem na condução e decisões da propriedade. Porém, nas entrevistas que estavam a família toda, as respostas eram conjugadas em família. Foram entrevistadas nove famílias, residentes nas localidades de Linha Paranaguá e Linha Natal, em Cândido Godói-RS. Em relação a idade dos fundadores 11% possuíam de 31 a 40 anos, 78% dos entrevistados tinha de 41 a 59 anos e 11% com mais de 60 anos. Já em relação a idade dos sucessores 32% tinham de 12 a 18 anos, 53% de 18 a 25 anos e 15% com 26 a 35 anos. Referente ao grau de escolaridade, percebeu-se um grande incentivo dos pais para os filhos buscarem a formação superior. Quanto aos fundadores, a escolaridade foi variada, 1 com o ensino fundamental incompleto, 5 com o ensino fundamental completo e 3 com ensino médio completo. Já os sucessores, todos tem o ensino fundamental completo onde são 10 sucessores, 7 deles já tem o ensino médio já completo, desses 5 com o ensino superior incompleto e 2 com o ensino superior completo. Referente ao local onde residem os sucessores, 70% ainda reside junto com os pais na mesma propriedade, 10% mora em outra cidade para estudar e outros 20% já tem família constituída, onde trabalham em parceria com seus pais, mas com casa própria. Quanto ao número de filhos que possui cada família entrevistada, 33% só tinha um filho, 22% com 2 filhos e 45% com 3 filhos. Na pesquisa se buscou saber se os fundadores começariam novamente na agricultura se tivessem a mesma escolha, 11% respondeu que buscaria outro ramo de atuação, 67% respondeu que sim e 22% responderam que sim mas buscariam uma maior qualificação na área agrícola. Em relação ao incentivo dos pais, 11% não incentiva seus filhos a continuar na agricultura e outros 89% incentivam seus filhos, mostrando a riqueza que há na agricultura, sua importância, e incentivando o mesmo a seguir o seu exemplo. No estudo, pode-se observar as vantagens no meio rural, onde se é dono do próprio negócio, a importância de produzir alimentos, safras boas, além de você fazer o seu próprio horário. Há sim as desvantagens, onde cita-se as intemperes, o mercado de vendas de grãos e compra de insumos, entre outros, mas deve prevalecer principalmente o fator do sujeito gostar do trabalho. Conclusão Através do estudo, constatou-se que a cada ano está havendo um maior êxodo de jovens do meio rural para o meio urbano. A partir das entrevistas ficou claro que os fundadores veem como essencial a sucessão por parte dos jovens, pela importância de produzir alimentos. Em 2015 o Brasil produziu 207 milhões de toneladas de grãos para uma população de 206 milhões de habitantes. Ou seja, pouco mais de uma tonelada de grãos por habitante. Só a produção de grãos do Brasil é suficiente para alimentar quatro vezes sua população, ou mais de 850 milhões de pessoas. Além de grãos, o Brasil produz por ano cerca de 35 milhões de toneladas de tubérculos e raízes (mandioca, batata, inhame, batata doce, cará, etc.). Comida básica para mais de 100 milhões de pessoas (MIRANDA. 2016). Nota-se que há um planejamento por parte dos pais em relação a sucessão onde eles já previamente, vão trabalhando a mesma, em alguns casos pela propriedade ser de pequeno porte, deixam a escolha para a sucessão a mais filhos, mas sempre buscando que ao menos um siga a profissão e usufrua da estrutura já pronta. Propõe-se aos fundadores que sempre motivem aos sucessores de várias formas, e busquem ao máximo despertar dentro deles a paixão pelo cultivo da terra, no estudo cita –se algumas ações internas nas propriedades em relação a sucessão e outras externas. As internas são: dialogar com os sucessores; passar sempre experiências ou aprendizados que ajudem a evitar erros; manter sempre bem explicado como organizar a viabilidade econômica e financeira de cada safra; dar responsabilidades ao sucessor e autonomia financeira para aprender como investir e como há retorno. De forma externa tem –se a necessidade de uma reestruturação das políticas públicas referentes a agricultura familiar, como mais facilidade e agilidade para criação de agroindústrias, incentivo a novas atividades além das tradicionais, oportunizar mais capacitações, dia de campo e cursos para incentivar a manutenção do setor; ter um preço de venda justo pelo produto de cada atividade e no preço dos insumos que são ofertados. Assim pôr fim, enfatiza-se a importância de cada família a sempre incentivar seus filhos a buscarem seus sonhos ou alcançar os objetivos que fundador não alcançou. Que a sucessão no meio rural não seja mais um problema, mas sim a solução para muitos jovens. Palavras-chave: Sucessão familiar no meio rural. Êxodo rural. Cândido Godói.
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    Pandemia do COVID-19: o impacto no comportamento do consumidor e as mudanças no varejo de Ijuí
    (2021-03-30) Almeida, Alessandro Jacques de
    A crise econômica gerada pela pandemia do Coronavírus no ano de 2020 transformou o cenário econômico mundial. No Brasil a crise gerada pela pandemia afetou o varejo, bem como agravou o desemprego existente, trouxe perda de renda, fechamento de empresas, isolamento social, entre outras mudanças sociais, o presente estudo teve como objetivo identificar quais são os impactos da pandemia do Covid-19 no varejo de Ijuí na opinião dos consumidores e dos gestores de lojas, através dos seguintes objetivos específicos, determinar como se percebe e quais são os fatores que contribuem para a mudança no comportamento do consumidor no varejo de Ijuí, avaliar os impactos da pandemia de Covid-19 no comportamento pessoal dos consumidores, e identificar ações práticas que foram adotadas para fazer frente à pandemia, bem como as iniciativas adotadas. A metodologia deste estudo conta com uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, quanto aos objetivos pesquisa exploratória e descritiva, os procedimentos técnicos usados são entrevista em profundidade, pesquisa documental, pesquisa descritiva survey, pesquisa exploratória, grupo de foco. Como técnica de coleta de dados utilizou-se entrevistas em profundidade com duas gestoras do varejo de Ijuí, dois grupos com consumidores com sete integrantes em cada grupo, bem como questionário com questões de múltipla escolhas com 285 consumidores enviado link via e-mail e WhatsApp com o auxílio da ferramenta Google, foi aplicado do mesmo modo um questionário com 26 gestores do varejo de Ijuí. Nos resultados obtidos observou-se que o comportamento de compra do consumidores recebe estímulos tanto internos quanto externos do seu grupo de convívio e tais influência impactam diretamente na sua decisão de consumo, os consumidores estão buscando mais informações a respeito dos produtos durante a pandemia, seja por pesquisa de preços, ou por meio de mídias sociais e outros meios online, evidencia-se que o preço é a variável principal na decisão de compra dos consumidores durante a pandemia, bem como ao hábitos de consumo adquiridos por influência da crise sanitária e econômica serão mantidos pelos consumidores pós pandemia. Bem como o impacto no varejo de Ijuí, mudanças nas estruturas organizacionais para atender os consumidores, também a percepção dos gestores em relação a crise econômica ainda gerar impactos ao varejo até o ano de 2021.
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    Somos tão jovens! Análise do comportamento financeiro dos jovens e adolescentes no município de Ijuí/RS
    (2021-01-26) Silva, Karla Letícia Morais da
    O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o comportamento financeiro de jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, matriculados em escolas de redes públicas e privadas no município de Ijuí/RS, analisar as suas percepções sobre o dinheiro, entendimento sobre o tema educação financeira na escola e na família, hábitos que influenciam a tomada de decisão para poupar ou gastar, noções de riscos, planejamento, gestão de finanças e crenças sobre a temática, analisar nas suas percepções o impacto que suas famílias tiveram com a pandemia, e a forma que se readequaram. Para alcançar o resultado, foram entrevistados 227 estudantes, obtidos através de questionário via google foms, a análise e interpretação dos dados deu-se por meio de análise gráfica das respostas. Através da pesquisa, percebe-se que os jovens e adolescentes entendem a temática, tendo pouca vivência de forma prática e muita curiosidade, têm a noção de alguns pontos específicos sobre o estudo, a maioria não obtém ativos, sendo os pais os responsáveis pela manutenção de suas necessidades. Concluiu-se com a pesquisa que os respondentes, são poupadores, acreditam saber como investir, quando questionados pela instituição bancária e as respetivas funções, a grande maioria dos respondentes disse conhecer os bancos comerciais. Apesar da crença estar alta no investimento das finanças, a grande maioria dos respondentes tem conhecimento de bancos comerciais. Além disso, destaca-se que os estudantes são participativos de uma maneira geral, que gostariam de aprender mais sobre o tema de estudo.
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    A importância das influenciadoras digitais no processo de decisão de compra de artigos de vestuário: o caso das mulheres ijuienses pertencentes à geração Z
    (2020-12-29) Henke, Poliana Lorenzoni
    Através da disseminação do uso da internet e das redes sociais, grande parte da sociedade passou a investir significativamente parte do seu tempo manuseando os dispositivos digitais, como, por exemplo, smartphones e notebooks, para, a partir disso, interagir no meio digital. Assim, percebe-se uma grande mudança nos hábitos, que são responsáveis pela alteração no modo de vida da sociedade. Essas mudanças são referentes às alterações em várias atividades realizadas entre pessoas, incluindo papéis de trabalho, como o surgimento das influenciadoras digitais. As influenciadoras digitais são pessoas que detém o poder de influenciar em um determinado grupo de pessoas. A partir disso, entende-se que tanto as influenciadoras digitais, quanto as pessoas que as acompanham, pertencem à geração “Z”, pois de acordo com Ceretta e Froemming (2011, apud MENEZES; MORAIS; RASSI, 2016) a geração “Z”, compreende os nascidos após 1990, e possuem uma habilidade natural no que se refere ao trato com as tecnologias e aparelhos digitais (RECH; VIÊRA; ANSCHAU, 2017). Segundo Gabriel (2010), através do contexto da transformação estimulada pelo digital, percebemos que a sociedade, o mercado e o consumidor mudaram. Analisando essas mudanças e o aumento constante da tecnologia e das inovações que são apresentadas no mercado, percebe-se que as estratégias de marketing aliadas à internet são uma tendência em ascensão, visto que as divulgações por meio das mídias digitais ocupam um lugar de grande destaque. Diante disso, percebe-se que as empresas devem reinventar-se e inserir-se nesse mundo digital, e para isso, devem trabalhar o marketing digital e as parcerias com as influenciadoras digitais. O objetivo geral do trabalho é avaliar e analisar a importância das influenciadoras digitais no processo de decisão de compra de artigos de vestuário do público feminino em Ijuí/RS, pertencentes a geração “Z”. Os objetivos específicos são baseados em descrever o processo decisório de compra; identificar quais são as mídias sociais mais acessadas pelas consumidoras; analisar o nível de importância que as influenciadoras digitais exercem sobre as consumidoras de artigos de vestuário; e propor um conjunto de ações para as empresas locais com o objetivo de usufruírem dessa importante ferramenta mercadológica. Metodologia: As pesquisas são um conjunto de ações orientadas para descobrir a solução de um problema (ZAMBERLAN et al., 2014). Quanto à natureza a pesquisa é aplicada. Segundo Gil (1999, apud ZAMBERLAN et al., 2014, p. 94) “as pesquisas aplicadas referem-se à discussão de problemas, empregando um referencial teórico de determinada área do saber, e à apresentação de soluções alternativas.” Quanto à abordagem, este estudo classifica-se como quantitativo. Para Zamberlan et al. (2014) as pesquisas quantitativas consideram tudo que pode ser quantificável, o que tem por objetivo traduzir em números as opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva. Exploratória, porque tem por objetivo avaliar e analisar a importância das influenciadoras digitais no processo de decisão de compra de artigos de vestuário do público feminino em Ijuí/RS, pertencentes a geração “Z”. A pesquisa quanto aos objetivos também é descritiva, porque procura conhecer comportamentos e informações do problema em pauta. Segundo Zamberlan et al. (2014) as pesquisas descritivas visam identificar, expor e descrever os fatos ou fenômenos de determinada realidade de estudo, características de um grupo, comunidade, população ou contexto social. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa classifica-se como de levantamento, método Survey, porque “as pesquisas deste tipo caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer” (GIL, 2008, p. 55). O público-alvo escolhido foram mulheres, compradoras de artigos de vestuário pertencentes à geração “Z”, e que residem no município de Ijuí. A pesquisa foi aplicada através de um questionário, produzido a partir da ferramenta Google Forms, com 50 mulheres. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizada a técnica de distribuição de frequência, pois a distribuição de frequência reporta o número de respostas que cada resposta recebeu (AAKER; KUMAR; DAY, 2001 apud ZAMBERLAN et al., 2014). Resultados: No objetivo específico referente a descrição do processo decisório de compra, observou-se que a frequência para compra de artigos de vestuário ocorre para 88% das entrevistadas quando há necessidade básica, e em épocas de saldo, conforme 50% das entrevistadas. A compra ocorre pelos motivos de necessidade básica e de quando há algum evento, o que representa 72% das respostas respectivamente. A busca de informações ocorre, para 76%, com as fontes pessoais (amigos e familiares). Os aspectos avaliados para realizar a compra são o preço (98%) e a qualidade (94%), sendo que 52% das entrevistadas preferem realizar a compra de artigos de vestuário nas lojas físicas. Em relação aos atributos do ambiente de uma loja de vestuário, 82% das respondentes consideram a qualidade dos produtos como um fator primordial no momento da compra. O atendimento dos vendedores, que representa 76% das respostas, a higiene, bem como as promoções, que correspondem a 62% das respostas, respectivamente, também são fatores fundamentais na decisão de compra, enfatizando que cada vez mais os consumidores são atraídos pelo preço baixo, pelas condições de atendimento e pelo ambiente. Sobre as motivações e hábitos das consumidoras no momento da compra, observou-se que 74% preza pelos produtos que compra, e que 66%, respectivamente, compram produtos de melhor qualidade e que possuem altas exigências sobre os produtos de vestuário. Também, 58% das consumidoras tendem a realizar a melhor escolha e comprar produtos com preços mais acessíveis. 38% gastam até R$1.000,00, enquanto 34% gastam em torno de R$1.000,01 a R$ 2.000,00 e 12% de R$2.000,01 a R$3.000,00 em compras de artigos de vestuário anualmente. O descarte das peças ocorre através de doações (98%) ou vendas (44%). No objetivo de identificação das mídias sociais mais acessadas pelas consumidoras, verifica-se que a rede social mais utilizada, ou seja, a mais importante de acordo com as entrevistadas, é o WhatsApp, com 52%; a segunda rede social mais utilizada é o Instagram, com 44%. Para obter informações sobre artigos de vestuário, as buscas ocorrem através do Instagram, com 90%, e através das lojas virtuais, que correspondem a 62%. Mais da metade, 64% das entrevistadas, afirmaram que já deixaram de comprar algum produto depois de ter lido/escutado algo nas mídias sociais. Em contrapartida, a grande maioria, 90%, respondeu que já comprou algum produto após ter lido/escutado alguma indicação nas mídias sociais, evidenciando, assim, a importância das mídias sociais e da divulgação para as empresas. A rede social que mais exerce influência sobre as entrevistadas é o Instagram. No objetivo que corresponde a verificação da importância que as influenciadoras digitais exercem sobre as consumidoras de artigos de vestuário, observou-se que 48% das entrevistadas seguem influenciadoras digitais que trabalham com temas de moda e 68% com temas sobre beleza. Em relação aos motivos para seguir uma influenciadora, 62% apontam que têm interesse pelos assuntos abordados, 54% pelas dicas de beleza e 50% pelas dicas de produtos e serviços que são trabalhados pelas respectivas figuras públicas. Também, 36% indicaram que já deixaram de “seguir” alguma influenciadora digital por possuírem opiniões divergentes, 36% pela falta de autenticidade e 32% pelo envolvimento em polêmicas. Além disso, 42% afirmam que “seguem” as influenciadoras digitais através de uma única rede social, e 56% dizem interagir através de curtidas em publicações. A rede social mais utilizada para acompanhá-las é o Instagram, com 44% das respostas. O grau de conhecimento de uma influenciadora digital, segundo as entrevistadas, se dá pela especialização no assunto, conforme 90% das respostas, e antes de adquirir algum produto que foi anunciado pelas influenciadoras, 68% das entrevistadas avaliam o preço, 60% procura por comentários na internet e 58% avaliam a qualidade do produto. Ainda, 74% afirmam que não sentem a mesma vontade de compra quando o mesmo produto anunciado pelas influenciadoras digitais é anunciado em emissoras de rádio ou TV, relatam preferir as influenciadoras digitais, pois são pessoas que utilizam os produtos e podem repassar aos seus seguidores sua opinião. A grande maioria, 82%, afirmam que conseguem identificar parcerias de influenciadoras e empresas. A partir dos dados supracitados, é possível propor um conjunto de ações para as empresas locais, de acordo com o quarto objetivo específico, visto que as entrevistadas relatam que as empresas precisam investir em bom atendimento, promoções, qualidade dos produtos, preços justos, ambiente agradável e a utilização das redes sociais como elementos essenciais para captar e fidelizar clientes. Ainda, relatam alguns benefícios que as empresas podem possuir ao utilizar as mídias digitais, como a atualização diária dos produtos nas redes sociais, publicando-os com os respectivos preços, a divulgação de promoções, interação com o público e a parceria com as influenciadoras digitais. Também, em relação a parceria de empresas com as influenciadoras, afirmam, em sua grande maioria, que pode gerar resultados positivos, desde que a empresa e a influenciadora trabalhem com transparência e respeito ao público. Conclusão: Considerando que a questão do estudo baseia-se em avaliar e analisar a importância das influenciadoras digitais no processo de decisão de compra de artigos de vestuário do público feminino em Ijuí/RS, pertencentes a geração “Z”, apesar das entrevistadas “seguirem” influenciadoras digitais e estarem sempre conectadas às redes sociais, o que é uma das características pertencentes à geração “Z”, e que se sentem influenciadas por tais questões presentes no âmbito digital, conclui-se que não há uma grande influência desses fatores no processo decisório de compra de artigos de vestuário. A partir disso, evidencia-se que as maiores influências exercidas sobre as entrevistadas no processo decisório de compra são o preço, promoção e o bom atendimento.