Ciências Exatas e da Terra

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 7
    O homem e o rio
    (São Paulo: República do Livro, 2020., 2020) Becker, Evaldo;; Becker, Michele Amorim
    Quando refletimos, percebemos que existem muitas pessoas que falam de rios e riachos. Sem pretender ser exaustivo, pensemos apenas no geógrafo que comenta sobre os cursos de água no território, no historiador que conta a vida das pessoas que os utilizaram ao longo do tempo para desenvolver ou ocupar esse mesmo território. Quanto ao antropólogo, ele quer examinar a estruturação das comunidades humanas que se beneficiaram com essas águas majestosas. O biólogo olha para os organismos que habitam essas águas vivas ... e às vezes morrendo. Lá onde o engenheiro vê uma oportunidade e mede a energia hidráulica, o economista analisa a rota comercial e o poder econômico dessas principais artérias náuticas. O poeta fará seu elogio e o cancioneiro ecoará a alma que habita esses grandes personagens que são os rios e riachos. Grandes personagens que ignoramos totalmente no cotidiano, porque estão diariamente impregnados em nossa vida. Todas essas pessoas falam, mas quase ninguém fala umas com as outras. Estamos diante de túneis de vozes que raramente se comunicam. Sem essa troca, todos os discursos escapam de coisas essenciais sobre nossos rios e riachos. Como, por exemplo, falar sobre o futuro sem respeitar a história, como entender a vida biológica sem tratar da questão humana, como fazer barragens nessas águas nutritivas, ignorando as pessoas que moram lá e vivem delas? Nada é estático, tudo vem de algum lugar.
    Manual de Fórmulas e Tabelas Matemáticas
    (2019-06-04) Spiegel, Murray R.
    Este manual reúne uma coleção de fórmulas e tabelas matemáticas que será valiosa para estudantes e pesquisadores nas áreas de Matemática, Física, Engenharia e outras ciências. Tivemos o cuidado de incluir somente aquelas fórmulas e tabelas que provavelmente serão mais utilizadas, ignorando resultados altamente especializados que raramente serão necessários. O material apresentado neste manual de fácil utilização provém de assuntos profundamente enraizados em cursos matemáticos e científicos universitários. Na verdade, a primeira edição ainda pode ser encontrada em muitas bibliotecas e escritórios e, muito provavelmente, tem acompanhado seus donos de emprego em emprego, desde sua época de faculdade. Assim, este manual sobreviveu ao teste do tempo (enquanto a maioria dos outros livros da faculdade já foi jogada fora). Esta nova edição mantém o mesmo espírito da segunda, com as seguintes alterações. Em primeiro lugar, retiramos algumas tabelas desatualizadas que, hoje em dia, podem ser facilmente obtidas com calculadoras simples e omitimos fórmulas raramente utilizadas. A principal mudança foi a expansão das seções sobre Probabilidade e Variáveis Aleatórias, com a inclusão material novo. Esses dois assuntos aparecem tanto nas ciências físicas quanto sociais, inclusive na Educação. Os tópicos abordados variam do básico ao avançado. Os tópicos básicos incluem os de Álgebra, Geometria, Trigonometria, Geometria Analítica, Probabilidade e Estatística e Cálculo. Os tópicos avançados incluem os de Equações Diferenciais, Análise Numérica e de Análise Vetorial, como séries de Fourier, funções beta e gama, funções de Bessel e Legendre, transformadas de Fourier e Laplace e funções elípticas e outras funções especiais importantes. Esta ampla cobertura de tópicos foi adotada para fornecer, em apenas um volume, a maioria dos resultados matemáticos importantes que o estudante e o pesquisador necessita, independentemente de seu campo de interesse ou nível de conhecimento. Este livro está dividido em duas partes. A Parte A apresenta fórmulas matemáticas junto com algum outro material, essencial para o devido entendimento e aplicação das fórmulas, como definições, teoremas, gráficos, diagramas, etc. A Parte B apresenta as tabelas numéricas, que incluem as distribuições estatísticas básicas (normal, t de Student, qui-quadrada, etc.), funções especiais (Bessel, Legendre, elípticas, etc.) e funções financeiras (montante composto e valor presente de uma quantidade e anuidade). A McGraw-Hill deseja agradecer aos diversos autores e editoras (por exemplo, o agente literário do falecido Sir Ronald A. Fischer, F.R.S., o Dr. Frank Yates, F.R.S. e Oliver and Boyd Ltd., de Edinburgh, pela Tabela III de seu livro Statistical Tables for Biological, Agricultural and Medical Research) que deram sua permissão para adaptar dados de seus livros para utilização em várias tabelas deste manual. As referências apropriadas a tais fontes são dadas junto às tabelas correspondentes. Finalmente, gostaria de agradecer à equipe da Coleção Schaum na McGraw-Hill, especialmente Charles Wall, por sua cooperação dedicada.
    Química 2: consolidação de conceitos fundamentais
    (Ijuí: Ed. Unijuí, 1995, 1995) Maldaner, Otávio Aloisio
    Química 1: construção de conceitos fundamentais
    (Ijuí: Ed. Unijuí, 1997, 1997) Maldaner, Otávio Aloisio