Educação Especial - Deficiência Mental e Transtornos de Aprendizagem

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    Os caminhos da inclusão no mercado de trabalho
    (2012-09-21) Machado, Gisele Cristina
    O trabalho a seguir apresenta uma produção teórica acerca dos caminhos percorridos na inclusão no mercado de trabalho. Após leituras de autores renomados sobre o assunto, trago algumas contribuições para esta reflexão. O ponto de partida iniciou-se pelo discurso da responsabilidade social, colocando as margens sociais do momento histórico vivido. As leituras partiram da possibilidade de articulação com a lei de cotas, destacando pontos importantes para a inserção das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. Este estudo monográfico é composto por três capítulos. O primeiro trata de conceituar o mercado de trabalho e a responsabilidade social atribuindo às demandas da legislação no movimento do trabalho. O segundo apresenta referências acerca da legislação e as deficiências considerando as diferenças. E no terceiro capitulo apresenta as discussões e analises da pesquisa de campo realizada no município de Ijuí, tratando de enfocar as três pontos para perceber a inclusão que consiste: a visão do gestor, dos trabalhadores e da assessoria para com as empresas e funcionários incluídos. Com isso, os objetivos pretendidos são o de explorar o tema e teorizar acerca de como ele é percebido e elaborado no meio social.
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    Caminhos da inclusão na educação infantil: uma experiência no município de Ijuí/RS
    (2012-07-23) Cossetin, Eliane Fátima Mariotti
    A presente pesquisa intitulada Caminhos da inclusão na Educação Infantil: uma experiência no município de Ijuí/RS pretende mostrar que ainda estamos trilhando os caminhos da inclusão desejada, mas que muito já está sendo alcançado na medida em que educadores sensíveis e comprometidos, vão mudando o seu modo de olhar para as diferenças e aos poucos procuram entender, conhecer e contribuir para que todos tenham as mesmas oportunidades, independente da sua condição física, psicológica, social ou cognitiva. Este trabalho apresenta experiências e expectativas de profissionais de uma escola de Educação Infantil do município de Ijuí, explicitando a complexidade e seriedade com que trabalham pela educação de qualidade para todos. Sendo assim, o universo investigado nessa pesquisa envolve escola, professoras, auxiliares de educação infantil, equipe diretiva e uma mãe que tem filha com deficiência, atualmente incluída na escola. Portanto, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com viés etnográfico, que teve como técnica a observação participante, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário com questões semi-estruturadas, observação e registros. A visão de uma educação para todos demonstra a preocupação de repensar os papéis que passam a ser desempenhados pelas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental diante dessa nova realidade.
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    A escola, a diferença e os sujeitos que nela operam
    (2012-07-23) Oliveira, Rosenara Beatriz de
    Embora sendo um estudo localizado, o presente trabalho tem como propósito a reflexão sobre aspectos considerados relevantes para viabilizar uma educação de fato inclusiva, bem como quais as condições pessoais / profissionais dos sujeitos da escola para uma atuação que acolha e respeite a diversidade. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, nos propomos a ouvir profissionais de uma escola regular, da rede privada do município de Santo Ângelo- RS, que atuam com sujeitos com necessidades especiais, mantendo constante interlocução com a literatura da área e a fala dos entrevistados. Para compreendermos a escola de hoje, torna-se necessário olharmos para o passado. Dessa forma, procuramos fazer um breve resgate histórico sobre as mudanças e avanços que ocorreram no mundo todo em relação à Educação Especial, em busca de uma educação inclusiva como forma de combater atitudes discriminatórias e garantir uma educação para todos.
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    Síndrome de Talidomida: seus significados
    (2012-07-19) Schreiner, Maria Luiza
    A Síndrome de Talidomida é originada pela má formação Congênita ocasionada pelo medicamento do mesmo nome utilizado como sedativo na década de 50. Pretende-se com esse projeto de estudo de caso, identificar a significação que a Síndrome de Talidomida adquiriu nos sujeitos desta pesquisa; como os sentimentos foram vivenciados ao longo de suas vidas; quais sentimentos foram gerados na descoberta da deficiência; identificaras estratégias e as mudanças relacionadas à rotina familiar; citar os principais acontecimentos e fatos que marcaram a infância, a adolescência e hoje na idade adulta, quais suas perspectivas e objetivos a fim de melhorar sua qualidade de vida. Os instrumentos de coletas de dados foram através de entrevistas semi-estruturadas, os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo lingüístico das informações fornecidas a fim de compreender os objetivos propostos e as repercussões vivenciadas pelos sujeitos portadores desta Síndrome. De acordo com dados obtidos foi possível apontar a vivência de situações de grandes dificuldades evidenciando-as no início da vida social, escolar, bem como uma realidade com limitações físicas, de adaptações, porém com intensa programação social e perspectiva de uma melhor qualidade de vida e de maior independência em ambos os sujeitos.
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    Dislexia: no contexto escolar; um estudo de caso
    (2012-05-23) Silva, Cristiane Lima da
    O objetivo da presente pesquisa é buscar subsídios teóricos para compreender a dislexia Buscou-se abordar o olhar da educadora, as diferenciações entre dificuldades, transtornos e distúrbio de aprendizagem, bem como a definição da dislexia e o sujeito e suas relações com a aprendizagem. O campo teórico encontra-se apoiado nas contribuições de Jean Piaget e Lev Semenovitch Vygotsky, bem como seus seguidores. O campo empírico da pesquisa foi desenvolvido a partir de um estudo de caso. A pesquisa teve como objetivo analisar alguns dados práticos (cotidiano escolar- sala de aula) com a teoria, dialogando com as possibilidades e as (im)possibilidades de um aluno com “possível” diagnóstico de dislexia1. Durante as observações o sujeito da pesquisa passou por grandes transformações (construção do conhecimento), mas ao mesmo tempo em que essas transformações aconteciam, percebia-se que se voltava à estaca zero. Apresentavam-se possibilidades e essas eram esgotadas e muitas vezes não davam certo, por isso que tínhamos mais impossibilidades do que possibildades. Dessa forma, pensar no sujeito da pesquisa como um aluno disléxico, mas que ao mesmo tempo não tinha um diagnóstico feito por uma equipe multidisciplinar, que eram apenas desconfianças da professora e uma fala isolada da neuropediatra. Analisou-se que o sujeito deveria ser visto a partir da sua singularidade e não da sua ‘limitação’. Um sujeito que leva o educador a pensar e repensar no contexto de sala de aula, compreender que os alunos que fazem parte da turma requerem diferentes possibilidades de aprendizagem, aprender a dialogar com as diferentes maneiras de aprender do sujeito aluno.
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    O mundo da fantasia, a subjetividade e o atraso mental
    (2012-05-07) Assmann, Simone
    Este trabalho desenvolveu-se com o objetivo de investigar o desenvolvimento subjetivo e a produção de significados de criança com atraso mental a partir dos Contos de Fadas e estórias infantis. Partiu-se da hipótese de que os contos de fadas auxiliam na resolução dos conflitos internos e os simbolismos presentes nos diversos elementos dos Contos de Fadas auxiliam na resolução desses conflitos. Acrescenta-se que os contos dão subsídios para a formação do inconsciente, podendo fazer o papel do Outro, nas castrações e desejos infantis. Para o desenvolvimento desse trabalho, utiliza-se o estudo de caso aliado à pesquisa bibliográfica, numa abordagem dialógica. Pesquisou-se como até a Idade Média a infância não era reconhecida, dessa forma os contos também não eram destinados ao público infantil, só depois do reconhecimento da infância que houve a reestruturação dos contos, sendo esses destinados às crianças, bem como a configuração da educação das crianças com deficiência, as mudanças ocorridas na educação. Estudou-se a configuração desses contos com base em pesquisas já realizadas e observou-se que todos seguem uma mesma estrutura. Os contos abordam diversas problemáticas comuns durante a infância, focando questões como: a construção da identidade, a lógica do pensamento infantil, a imaginação, a capacidade de a criança fantasiar e a orfandade, constituindo-se em espaço potencial da criança. São os simbolismos contidos nas problemáticas que dão conta da subjetivação infantil, já que permitem a resolução de conflitos internos, e das necessidades subjetivas da criança com atraso mental nesse momento. Eles são repletos de finais felizes assegurando à criança que ela também será feliz, após passar pelas dificuldades que a vida lhe impõe, assim como impôs aos príncipes e princesas das narrativas. Diante dessas colocações, evidencia-se a importância da contação de histórias, já que essas são tão significativas ao inconsciente infantil.
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    Inclusão escolar : o desafio de uma educação para todos?
    (2012-05-04) Fumegalli, Rita de Cassia de Avila
    A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade. Desenvolvida na década de 70, ela envolve muito mais que a pessoa com deficiência, envolve também a família, a escola e a sociedade. Portanto, este é o foco do presente estudo: a inclusão de alunos com deficiência na classe regular. Com esta pesquisa, busca-se analisar as circunstâncias interativas que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas nas classes da rede regular de ensino. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inserção desses alunos no contexto da classe comum, em que a maioria dos alunos, não apresenta tais necessidades. Acredita-se que essa situação traz impactos em relação às possibilidades de interação, comunicação e construção de conhecimento desses alunos. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a não existência de um território comum, com consequências para a explicitação de ideias e o diálogo autêntico, principalmente porque escola/professores estão despreparados para atender a essa clientela. A escola no transcorrer da sua história, se caracterizou pela visão elitista da educação onde a escolarização é privilégio de um grupo – uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social. A partir do processo de democratização da educação se evidenciou o paradoxo inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões normais da escola.
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    Inclusão de uma aluna com síndrome de west numa escola infantil
    (2012-05-04) Torres, Denise Figueiró
    Este estudo de caso busca identificar estratégias pedagógicas para uma criança com síndrome de West. Seu objetivo principal foi possibilitar meios para que ela pudesse desenvolver seu processo de ensino aprendizagem e socialização. Para conhecimento do sujeito em estudo foi realizada uma anamnese com a mãe, pesquisas sobre a Síndrome em questão, aplicação do teste de Gessel, assim como atividades direcionadas para esse fim. O resultado deste estudo de caso apontou que o sujeito com Sindrome de West necessita que todas as áreas sejam trabalhadas e estimuladas constantemente, como por exemplo: comportamento pessoal-social , cognitivo, adaptativo dentre outros. A criança do estudo de caso conseguiu realizar todas as atividades que a ela foram propostas, embora com suas limitações motoras, cabe destacar que há possibilidades de envolvê-la em atividades pedagógicas e de socialização, devemos pensar que a aprendizagem ocorre na interação sendo que o lúdico torna-se educativo quando desperta na criança a curiosidade. Precisamos utilizá-lo como facilitador da aprendizagem. Os jogos e as brincadeiras pedagógicas despertam nas crianças o gosto pela vida e a criança com síndrome de West necessita ainda mais dessa ludicidade.
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    A formação inicial dos professores de educação física para a inclusão escolar
    (2012-02-02) Bieger, Naira Cristina Kremer
    A escola de hoje está incumbida de exercitar políticas educacionais fundamentadas em diversos documentos que privilegiam a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais/deficientes. Alguns dos documentos são: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Conferência Mundial de Educação para Todos (Jomtien, 1990), Conferência Mundial sobre Educação Especial (Salamanca, 1994) e Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CDPD – publicada pela ONU em 2006 e promulgada pelo Brasil em 2009, que assegura às pessoas com deficiência o direito à educação com qualidade social. Os sistemas de ensino terão de matricular os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades nas classes comuns do ensino regular. Para isso, deverão reelaborar o Projeto Político Pedagógico da Escola e realizar um trabalho em parceria com o profissional do Atendimento Educacional Especializado – AEE. A Educação Física, como componente curricular da escola básica, enquanto área do conhecimento, não tem mais a função de produzir “talentos esportivos”, mas o compromisso de articular as múltiplas dimensões do ser humano por meio do envolvimento efetivo nas discussões e na elaboração de propostas pedagógicas inclusivas. Por isso busco investigar como os Projetos Curriculares dos profissionais de Educação Física possibilitam (ou não) a participação efetiva na reforma da estrutura educacional e nos processos pedagógicos que se relacionam à inclusão escolar mediante uma análise da formação docente inicial na área da Educação Física, para averiguar o que, como e de que modo as universidades – Unijuí, Unicruz e URI – viabilizam o processo de ensino inclusivo na formação dos acadêmicos, sabendo-se que, no que se refere à formação inicial de professores para atender à política de inclusão, o Ministério da Educação já vem há muito tempo apontando a necessidade de incorporar conteúdos sobre necessidades educativas especiais em todos os cursos de Graduação, principalmente na área da formação dos professores, tanto da Pedagogia quanto das demais licenciaturas. A metodologia utilizada foi desenvolvida por intermédio de entrevista com os coordenadores dos cursos de Educação Física com emprego de um questionário previamente elaborado. A partir do resultado das análises, focalizo a falta de espaços nas universidades para oferecer além de três disciplinas (obrigatórias ou optativas) com maior número de horas aulas, necessitando, assim, de uma revisão dos currículos acadêmicos para realmente promover a articulação do conhecimento científico e a aplicabilidade na prática escolar dos assuntos relacionados à Educação Física Inclusiva.
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    Desafios e possibilidades escolares sobre autismo: estudo de caso na APAE de Ajuricaba-RS
    (2012-01-11) Cigana, Maristela Daiana Cleveston
    Este estudo de caso tem como base fundamental a análise das possibilidades de intervenção pedagógica em uma criança autista. Seu objetivo principal foi discutir e estabelecer qual programa educacional é mais apropriado para esta criança. Para isso foi escolhido três programas mais utilizado (ABA, TEACCH, e PECS), e para conhecer melhor o sujeito em estudo foi realizada uma anamnese com os pais, pesquisas sobre questões relevantes acerca do autismo, legislação, bem como o conhecimento do Sistema Educacional Especial de Ensino, onde foi realizada esta pesquisa. O resultado deste estudo de caso apontou que os métodos educacionais, embora com abordagem um pouco distintos fundamenta - se no mesmo propósito: um sistema a base de figuras visuais que buscam o desenvolvimento da linguagem e habilidades das crianças autistas. O sujeito autista em estudo abordado neste estudo de caso, conseguiu assimilar aos estímulos a ele lhe proporcionados através dos métodos utilizados direcionando ao educador a tarefa de avaliar o educando, buscando a melhor maneira de abordar estes métodos no sentido que estes possam aprimorar suas habilidades.