Ciências Humanas

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 56
  • Item
    História e memória da família Bellato, Cecchini e Boldrini
    (São Carlos, SP : Diagrama Editorial, 2022, 2022) Belato, Dinarte; Belato, Neyta Oliveira
    Este livro, Síntese Histórica da Família Bellato, Cecchini e Boldrini, tem como objetivo facilitar a visão e compreensão de nossos antepassados e de seus descendentes e, certamente, ajudar a melhor compreender o outro livro intitulado História e Memória da Família Bellato, Cecchini e Boldrini. Além disso, pretende ampliar a memória das gerações atuais a respeito de seus antepassados, que tende a diminuir geração após geração até se extinguir. Trata-se, portanto, de salvar, pelo exercício da memória, a vida de nossos antepassados, as heranças culturais que deles recebemos e entender melhor nossa vida presente e projetar nosso futuro.
  • Item
    Legado Franciscano : contribuição dos freis capuchinhos na educação de filhos de colonos italianos do Rio Grande do Sul 1950-1970
    (São Carlos (SP) : Diagrama Editorial, 2016, 2021) Belato, Dinarte
    “Legado Franciscano; contribuição dos freis capuchos na educação de filhos de colonos italianos do rio Grande do Sul, 1950-1970” pode ser lido como uma “micro-história” da educação num período em que o acesso ao Ensino Fundamental completo, Médio e Superior era um privilégio reservado às frações mais abastadas da sociedade. A Igreja Católica, por intermédio de seus seminários, ainda era a única oportunidade de acesso ao Ensino Fundamental, médio e Superior para uma parcela significativa de filhos de colonos. De um ponto de vista histórico, é importante salientar que a “sociedade dos colonos” e a “sociedade dos capuchinhos”, tal como nelas vivemos e aqui descrevemos, não mais existem, transformadas que foram pelos movimentos de renovação e aggiornamento da Igreja Católica, e transformações pelas quais passou a sociedade brasileira, que erradicaram as antigas estruturas originárias da ocupação colonial por imigrantes europeus de parcelas significativas do território do Rio Grande do Sul.
  • Item
    LA BUENA PREGUNTA Y EL LIBRO “¿TU QUÉ SABES?”. ELEMENTOS A CONSIDERAR: LECTURAS DESDE EL MUNDO GLOBALIZADO Y LA CONCRECCIÓN DEL “PARADIGMA ECOLOGICO”
    (2021-12-16) López Noreña, German
    El presente libro es un ejercicio bibliográfico-critico-reflexivo en torno a las temáticas tratadas en el libro “¿Tu Qué Sabes?” y la búsqueda de la buena pregunta; en la perspectiva de conexión a algunas problemáticas del actual mundo globalizado, y su posible incidencia a la concreción del “paradigma ecológico” de Fritjof Capra. En este sentido se realiza una revisión bibliográfica de fuentes primarias y secundarias concernientes a los grandes tópicos de la obra, para finalmente presentar algunas argumentaciones de los elementos coadyuvadores del libro al cambio de pensamiento en el ser humano y de una nueva concepción de la realidad; factibilizadores a la construcción y la apertura a una novedosa pedagogía, que de cuenta de las vicisitudes de estos tiempos llamados de Posmodernidad.
  • Item
    Momentos en la historiografia de la paideia griega y lecturas de ella en los tiempos de la posmodernidad
    (Flórida/Valle del Cauca: [s.n.], 2010., 2021-12-16) LOPEZ NOREÑA, GERMAN
    En este ejercicio escrito se abordan y repiensan algunos momentos en la historiografía de la arete y la Paideia Griega. Se parte desde las aproximaciones a una definición de ella en la perspectiva de teóricos como Werner Jaeger, para luego trasegar en las características y los tipos de Paideia: desde los orígenes de la civilización griega hasta su ocaso, contemplando algunos de sus aspectos geopolíticos determinantes en la emergencia de las mismas. También se propende en articular un tipo de reflexión con estos hechos y la posible vigencia e incidencia para con la educación en los tiempos la Posmodernidad.
  • Item
    Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024 : Linha de Base.
    (Brasília, DF : Inep, 2015., 2015) Brasil., Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
    Apresenta, em caráter preliminar, a linha de base dos indicadores selecionados pelo Ministério da Educação e pelo Inep para o monitoramento do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE). O documento consiste de análises descriƟ vas das séries históricas dos indicadores. As informações foram extraídas dos dados provenientes das pesquisas do Inep (Censo da Educação Básica, Censo da Educação Superior, Saeb e Ideb), do IBGE (Pnad e Censo Demográfi co) e da Capes (dados da pós-graduação), disponíveis na data de promulgação da Lei do PNE, em 25 de junho de 2014. Este documento tem como objeƟ vo desencadear o debate a respeito dos indicadores mais adequados para o acompanhamento das metas estabelecidas no Plano.