Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: inserção territorial e repercussões socioeconômicas regionais no Rio Grande do Sul (Brasil)

2024-02-08
Esta tese trata sobre a dinâmica dos Institutos Federais presentes no Estado do Rio Grande do Sul e sua contribuição no desenvolvimento econômico e social. Este estudo tem como objetivo geral analisar e compreender a repercussão destes Institutos na dinâmica regional por meio de sua inserção no território. Para isso realizou-se entrevistas abertas com dirigentes e gestores de unidades e da sociedade civil organizada, localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, a fim de compreender como ocorre a inserção no território e suas contribuições no desenvolvimento econômico e social. A investigação apoiou-se na abordagem teórico-metodológica da hermenêutica profunda e abordagem epistemológica inserida no paradigma da teoria social crítica, mediante procedimentos metodológicos qualitativos, por exemplo, o uso de ilustrações para caracterização dos entrevistados, regiões e municípios. A contextualização aborda a trajetória histórica, o papel das políticas públicas no desenvolvimento e a territorialidade, também apresenta a atuação das Instituições Federais no desenvolvimento e a trajetória dos Institutos Federais desde a sua concepção. Após, com base nas entrevistas, foram coletadas doze respostas dos participantes, a fim de verificar, com base nas categorias definidas, e percepção dos entrevistados, o grau de inserção e impacto no desenvolvimento socioeconômico dasregiões. Asinterpretações tiveram como referência a análise de discurso, e as sete categorias eleitas, que são: Dimensão econômica, social e cultural; Soluções técnicas e tecnológicas; Cidadania; Inserção social; Diálogo com outras políticas setoriais; Abrangência da região de atuação dos Institutos; Aderência à prática dos objetivos de criação desde a sua concepção. Os resultados apresentam uma dinâmica bastante complexa em relação ao processo de desenvolvimento, pois envolve inúmeros fatores, tais como: a política de educação presente, os atores envolvidos, a demanda de investimentos, a localização, o tempo de existência, e a existência de um processo gradativo. Os resultados ainda mostram que a inserção no território não ocorre somente nos municípios em que os Institutos Federais estão presentes, mas também em seu entorno, a partir das parcerias de projetos de pesquisa e extensão, nos eventos do campus, nas mídias, nas audiências públicas, nas avaliações, nas escolhas de cursos, na participação na e da sociedade, o que propicia uma maior interação com a sociedade e ampliar a inserção no território. Portanto, as repercussões das ações das Instituições para o desenvolvimento regional consideram a pesquisa, ensino e extensão, bem como outros fatores, assim como: os investimentos em educação, na infraestrutura das instituições de ensino e nos municípios; no fortalecimento dos arranjos produtivos locais, nas inter-relações das instituições de ensino com os municípios, governos, empresas e sociedade civil organizada a fim de se ampliar e consolidar a inserção territorial de forma mais abrangente e proporcionar o desenvolvimento econômico e social. A que pesem esses elementos é possível afirmar que o estudo aponta a relevância das instituições. Palavras-chave: Política pública. Institutos federais. Desenvolvimento. Inserção social.
CIÊNCIAS SOCIAIS