Sociologia
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/634
Navegar
Navegando Sociologia por Autor "Kuhn, Martin"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Desreferencialização: educação e escola na modernidade líquida(2012-08-02) Kuhn, MartinEm tempos que a sociedade se torna líquida, em uma sociedade em que as transformações rápidas e profundas são a marca, faz-se necessário discutir a educação escolar mais do que nunca. O presente estudo dedica-se à reflexão acerca da modernidade tardia e suas implicações na construção das identidades no contexto da educação escolar. Pode-se, neste sentido, inferir, a partir da discussão com os autores, que temos, hoje, presente uma crise de identidade na educação escolar, resultante do rápido e crescente processo de desreferencialização produzido pela sociedade pós-moderna. Diante de tal percepção, impõese como desafio pensar a formação dos indivíduos na perspectiva de um outro projeto para além da lógica do mercado. Considera-se prioridade discutir uma identidade para a sociedade/educação/escola que assegure a liberdade, a cidadania, a tolerância, a ética, o diálogo, a autonomia e a emancipação humana dos que a ela ingressam. A metodologia utilizada para a realização do estudo trata-se de uma reflexão bibliográfica, fundamentada no diálogo e na argumentação dos autores, contudo, com a preocupação de não perder a referência do mundo da vida, campo de onde emergiu a problemática.