Comunidades no Repositório Institucional

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Submissões Recentes

Item
C.A.S.A. - Centro de atenção à saúde e assistência à criança
(2024-07-25) Scarton, Caroline Goi
O presente trabalho consiste no estudo e desenvolvimento de um projeto arquitetônico a nível de anteprojeto de um Centro Clínico Especializado no Desenvolvimento Físico e Intelectual Infantil. O Centro destina-se ao atendimento ambulatorial e multidisciplinar de crianças de 0 a 12 anos, sem ou com alguma deficiência permanente ou temporária, com a finalidade precípua de proporcionar aos usuários uma experiência positiva diferenciada, com enfoque à saúde, ao bem-estar e no desenvolvimento infantil, através de um ambiente que possa facilitar tais demandas. Cada vez mais os estabelecimentos de saúde vêm abandonado a tradicional forma de oferecer seus serviços, com ambientes frios e monótonos. Para isso, a humanização é premissa desse projeto que tira partido da biofilia e da neuroarquitetura, de modo a reestabelecer o espaço construído com a natureza, tornando o ambiente um mecanismo de auxílio da cura emocional, mental e física para essas crianças. Por tratar-se de um público-alvo infantil, o projeto ainda pretende tornar o ambiente descontraído, fugindo dos tradicionais e ultrapassados modelos de centros de saúde. Outrossim, buscou-se inserir um programa multidisciplinar, proporcionando ao paciente diferentes ambientes clínicos especializados para o tratamento, primando pela saúde e bem-estar do usuário. O projeto ainda se pauta em princípios do Retail Design, a fim de tornar a experiência do paciente, também visto como consumidor de um serviço, a mais enriquecedora possível, tornando o espaço atrativo, confortável, descontraído e com conveniência ao público interno, bem como para a comunidade. O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisas documentais e estudos de caso com consequente levantamento de dados do entorno imediato e do lote, a fim de nortear e embasar as decisões projetuais. Para a elaboração do projeto arquitetônico, as normas técnicas e leis vigentes foram seguidas, de modo a garantir uma infraestrutura adequada, com acessibilidade, funcionalidade e conforto aos usuários. Palavras-chaves: Arquitetura. Bem-estar. Cura. Humanização. Neuroarquitetura. Retail Design.
Item
Proposta arquitetônica de um hotel fazenda no município de Pejuçara/RS
(2024-07-25) Sartori, Caroline
Elaborar uma proposta arquitetônica, a nível de anteprojeto, de um Hotel Fazenda Rural no município de Pejuçara - RS aliando arquitetura, funcionalidade, beleza e interação entre a construção e natureza, utilizar recursos naturais, para tornar a arquitetura mais sustentável. Trabalhar o espaço para que os visitantes possam conhecer ainda mais as práticas rurais.
Item
Complexo habitacional Sênior em Ijuí
(2024-07-24) Corrêa, Laura Helena Rodrigues
O presente trabalho tem como objetivo criar uma proposta arquitetônica, em nível de anteprojeto, de um complexo habitacional sênior para pessoas com 60 anos ou mais, com áreas comerciais, afim de transformar um único lugar em um espaço de convivência, integração, moradia, lazer e trabalho. Isso porque, de acordo com diversos estudos, a expectativa de vida é uma realidade cada vez mais presente no Brasil, e a cidade de Ijuí é a 12° melhor cidade para se envelhecer no país, dessa forma busca-se trazer praticidade, suporte e segurança como apartamentos voltados para a terceira idade. Esse novo conceito de moradia é proporcionar ao idoso mais independência e autonomia, sem limitar o convívio entre seus amigos e familiares. Para que isso se torne possível o presente trabalho aborda um breve histórico sobre os idosos e as habitações para este público no mundo, no país, no Estado do Rio Grande do Sul e na Cidade de Ijuí, apresentando um embasamento teórico sobre o tema e assuntos relevantes para a pesquisa. São analisados três projetos de moradia para idosos em que se utiliza o conceito de Planta Livre, a arquitetura e os espaços de suporte a saúde, lazer e contemplação utilizados nestes projetos específicos para o público idoso. Em seguida será apresentado o terreno e seu entorno imediato onde o complexo habitacional sênior será inserido. E, por fim, o programa de necessidades, pré-dimensionamento, organograma e fluxograma que são ferramentas indispensáveis dentro da arquitetura para se iniciar o projeto arquitetônico e os projetos complementares do Complexo Habitacional Sênior. Palavras-chave: Projeto Arquitetônico. Complexo Habitacional. Idosos. Planta Livre
Item
Centro de reabilitação para dependentes químicos : a estruturação do espaço físico intrínseco à neuroarquitetura
(2024-07-24) Estevo, Paola Baseggio
O uso constante de substâncias psicoativas vem causando grande impacto na sociedade atual, o número de usuários e subsequentemente dependentes vem aumentando em grande escala, causando males a quem usa e em todos os que convivem com o mesmo, causando prejuízos pessoais, familiares, sociais e profissionais. Ressaltando que a idade das pessoas que tornam-se dependentes químicos, perante essas substâncias, não possui um padrão, vai desde crianças até adultos e idosos, onde, o organismo, o tipo de psicoativo ou tempo de uso, que designa o quanto a mesma irá afetálo. Partindo desse pressuposto, torna-se imprescindível um tratamento adequado, multidisciplinar, com profissionais aptos, para que, caso haja o início da dependência, o usuário possa ter disponibilidade de cuidados e atenção necessária, ajudando-o na reinserção social. Através deste, será elaborado um trabalho, a nível de Anteprojeto, sendo um Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos na cidade de Ijuí, o qual irá extender seu atendimento à Região Noroeste do Estado, visto a necessidade de um local especializado para essa recuperação. O Anteprojeto busca adequar-se a todas as particularidades que um centro como esse precisa, seja em sua parte edificada física, ou entorno paisagístico e amplo programa de necessidades, acessos coerentes, perante o estudo de normas, Leis e Resoluções pertinentes ao Tema. O anteprojeto também terá como base alguns dos pilares da Neuroarquitetura, pois essa área está totalmente ligada com transtornos mentais, lembranças e o local do cérebro que os psicoativos afetam. Após as análises escritas indagadas, um terreno será selecionado e o trabalho se desenvolverá, para que, ao fim desse processo se alcance os objetivos propostos no decorrer dessas escritas, visando a aprovação e soma de conhecimentos. Palavras-Chave: Dependência, psicoativos, tratamento, reabilitação e neuroarquitetura.
Item
Projeto de intervenção no Patrimônio Arquitetônico - Usina Velha
(2024-07-24) Müller, Jandha Telles Reis Vieira
O desenvolvimento na cidade de Ijuí se tornou visível após a emancipação da cidade em1912 e a ampliação da estrada ferroviária, acarretando também no impulso da incrementação da energia elétrica, devido a necessidade de seu uso. Em 1923, iniciou-se um novo período na história de Ijuí, cuja produção de energia por meio da usina hidrelétrica marcou uma época e proporcionou um grande impulsionamento no desenvolvimento da cidade. Mais do que ser vista sob a perspectiva de fonte geradora de energia, a Usina Velha se tornou edificação e espaço de alto valor histórico, cultural, social, ambiental e turístico. Contudo, sua desativação está prevista para o ano de 2021, o que consiste em uma preocupação urgente em fomentar novos usos para o local, para que este bem não se perca, tão pouco seja depredado pelo abandono e intempéries. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo e propor um anteprojeto de intervenção patrimonial arquitetônica na edificação e entorno da Usina Velha, Ijuí-RS. Para isto, será realizado primeiramente um levantamento bibliográfico acerca do tema, bem como análises de modelos de projetos com ideias semelhantes ao que se deseja propor ao espaço. Após, inicia-se os processos de pré-projeto arquitetônico que consistem em: levantamento do entorno imediato, levantamento fotográfico e do terreno, conceituação elaboração do programa de necessidades e pré-dimensionamentos; organograma e fluxograma; projeto arquitetônico; detalhamento do projeto arquitetônico; elaboração de projetos complementares; e conclusão do projeto arquitetônico. Mediante ao exposto, espera-se que o olhar para a cidade e seu patrimônio arquitetônico seja ampliado, e, ainda, que a sociedade e órgãos governamentais percebam a Usina Velha como lugar de elevada estima para a cidade e grande potencial na promoção de cidadania. Palavras-chave: Usina Velha. Intervenção. Patrimônio arquitetônico.