Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Submissões Recentes

  • Tipo de item:Item,
    Me aposentei, e agora? A realidade de aposentados do município de Três Passos/RS que continuam trabalhando
    (2025-10-01) Traesel, Gabriel Luís
    A valorização do trabalho e o reconhecimento são essenciais para as pessoas, pois não é só com dinheiro que as deixam felizes. Elogios e incentivos são sempre bem-vindos. Reconhecer um trabalho realizado acima das expectativas, imediatamente após a sua realização, tende a encorajar a sua repetição. O mundo está envelhecendo e com o aumento da expectativa de vida tornou-se um desafio garantir a qualidade de vida a quem está em transição para a aposentadoria. A aposentadoria é um processo vivenciado de diversas formas por cada pessoa. O jeito que essa importante etapa será vivida é influenciada pela história de vida de cada indivíduo, pela importância que cada um dá ao trabalho, por suas relações sociais, bem como pela forma de lidar com as perdas e se adaptar à novas situações (SANTOS, 1990). Levando em consideração esse contexto, o presente trabalho teve como objetivo identificar quais são os principais motivos que levam pessoas aposentadas da cidade de Três Passos/RS, a permanecerem trabalhando, além de buscar entender como eles se sentem no desempenho de suas atividades laborais. Assim, o presente trabalho se mostra importante para os aposentados da cidade foco do estudo, pois com a longevidade mais pessoas tendem a depender, durante mais tempo, da seguridade social. Também é importante para servir de alerta para que as pessoas passem a se preocupar mais com o futuro após a aposentadoria. Além disso, o trabalho é de relevância para as empresas entenderem como se sentem pessoas
  • Tipo de item:Item,
    A psicopatologização da transgressão feminina como forma de controle da mulher
    (2025-09-25) Santos, Eduarda Almeida dos
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre como o psiquismo feminino foi inscrito historicamente sob um signo de psicopatologia a fim de estabelecer um controle social da mulher, além de como a ciência da época se utilizou de critério arbitrários para promover diagnósticos e internamentos compulsórios de mulheres e meninas em instituições de cunho manicomial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental e exploratória, cuja análise de dados foi qualitativa, tendo como base livros, artigos científicos, notas técnicas do governo federal, bem como um documentário. Sendo assim, foi possível conhecer a história de tantas mulheres que, ao não se comportarem de acordo com os ditames da época, foram consideradas loucas e internadas em manicômios, na maioria das vezes pelo resto da vida, e refletir acerca dos elementos que compuseram este fenômeno.
  • Tipo de item:Item,
    A criação de brandbooks - um desenvolvimento prático
    (2025-09-25) Silva, Magnus Winkelmann da
    O presente trabalho visa apresentar os resultados da construção de um Brandbook para a marca Briosense, um projeto pessoal do autor para a criação de conteúdo em plataformas digitais. A construção do Brandbook para a marca vem para reunir os elementos visuais aos elementos estratégicos criando assim uma plataforma de marca coerente e propositiva. A pesquisa teve como objetivos demonstrar os recursos que uma marca pode ter, evidenciando a construção do brandbook - guia estratégico da marca, e analisar e compreender o trabalho já realizado de marcas que possuem Brandbooks. Para isso o projeto se estendeu em duas grandes fases, a primeira fase abrange a pesquisa bibliográfica, e a segunda as etapas de desenvolvimento do que foi pesquisado, o que equivale a elaboração de alternativas e desenvolvimento do projeto. Para o desenvolvimento do estudo foram usadas bases teóricas como WHEELER (2012), LINDSTROM (2009) e (2012), KOTLER (2017), NEUMEIER (2008), AAKER (2014), entre outros.
  • Tipo de item:Item,
    A gestão da marca Magazine Luiza no período pandêmico: um estudo sobre como manter sua relevância no mercado
    (2025-09-25) Santos, Fidel Arthur Franco dos
    O presente trabalho consiste em estudar como o branding pode influenciar nas estratégias de comunicação adotadas pelas marcas, e se desenvolveu a partir da análise das estratégias da Magazine Luiza, bem como de outros fatores como marketing digital e e-commerce intrínsecos no processo, para fazer com que a varejista se tornasse uma das marcas mais lembradas pelo público durante o período de isolamento social. Seu objetivo é compreender a importância do trabalho de gestão de marcas para as empresas, com o intuito de transformá-las em marcas de alta importância e valor, especialmente em momentos de crise como a pandemia, para minimizar os seus impactos negativos, e manter a sua relevância no mercado. Dessa forma, o trabalho classifica-se como estudo de caso, e para tanto, foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas aplicadas e descritivas, utilizando dados qualitativos, a partir de autores como Bedendo (2019), Semprini (2010), Martins (2006), Tybout e Calkins (2017), Kotler, Setiawan e Kartajaya (2017) e Rogers (2017). Com isso, espera-se compreender como a comunicação é, de fato, o meio para alcançar certos objetivos, e não apenas o produto final para as marcas, fazendo do branding um modelo de gestão insubstituível para as empresas.
  • Tipo de item:Item,
    As consequências da pandemia na saúde mental dos brasileiros
    (2025-09-25) Beck, Gabriela Dal Molin
    O estudo proposto tem como objetivo principal analisar as consequências da pandemia na saúde mental no contexto brasileiro, a partir deste objetivo, propor uma reflexão sobre as origens da saúde mental no brasil, e como o vírus da covid-19 impactou a população, tendo o aumento dos transtornos mentais entre elas a Ansiedade, TOC, TEPT e Depressão. Assim, discutir sobre como o isolamento social pode ter sido um dos principais fatores, e para esse estudo foi utilizado a teoria cognitiva comportamental, podendo analisar os métodos de tratamento, utilizando artigos científicos e livros.