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Design de superfície: buscando o lado afetivo na criação de estampas exclusivas com o uso do desenho infantil
(2023-09-11) Andreola, Fernanda Zorzan
Este projeto foi desenvolvido visando à criação de estampas exclusivas com o uso do desenho infantil. Em um primeiro momento, busca se uma coleta de dados buscando como foco crianças de 4-5 anos de idade, pois é nesta fase que a criança possui uma grande atividade motora e tem um maior controle de seus movimentos. É nesta faixa etária também que as crianças começam a compreender que os desenhos e símbolos podem representar objetos reais, e conseguem reconhecer esses padrões entre objetos. A ideia central é desenvolver estampas exclusivas com os próprios desenhos das crianças buscando assim, o lado afetivo dos pais. Palavras-chave: Crianças. Pais. Design de Superfície. Estampa exclusiva. Sublimação.
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Relatório de estágio curricular supervisionado do curso de Engenharia Química
(2023-08-21) Pereira, Daniela Dall’Olivo
O uso de agrotóxicos para o controle de pragas e doenças nas lavouras tem se tornado cada vez mais frequente com o aumento da produção agrícola, principalmente no Brasil, que é um dos maiores exportadores em nível mundial. Em razão dos riscos associados à exposição humana a estes insumos, órgãos nacionais e internacionais monitoram e estabelecem critérios de avaliação para o controle da qualidade nas mais diversas matrizes, regulamentando os limites máximos permitidos, visto que podem causar efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente (HERMIDA; PELAEZ; SILVA, 2015). De acordo com o Decreto nº 4.074, de 4 de janeiro de 2002, resíduo é uma substância ou mistura de substâncias remanescente ou existe em alimentos ou no meio ambiente decorrente do uso ou da presença de agrotóxicos e afins, inclusive, quaisquer derivados específicos, tais como produtos de conversão e de degradação, metabólitos, produtos de reação e impurezas, consideradas toxicológica e ambientalmente importantes (BRASIL, 2002a). Assim, para a qualificação e quantificação dos resíduos de agrotóxicos, há a necessidade de métodos de análise cada vez mais rápidos e de baixo custo que, em contrapartida, apresentem resultados precisos e englobem o maior número de compostos possível em uma única análise (MEIRA, 2015). O Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP/UFSM), local onde foi desenvolvido o estágio, possui acreditação pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, com o propósito de determinar resíduos de agrotóxicos, medicamentos veterinários e outros contaminantes em amostras de interesse agropecuário, industrial e ambiental. Na realização das análises, são empregados dois métodos diferentes para o preparo de amostras: o método QuEChERS (do inglês Quick, Easy, Cheap, Effective, Rugged and Safe) e a técnica de extração em fase sólida (SPE, do inglês Solid Phase Extraction). Após a etapa de preparo da amostra, a análise cromatográfica é realizada empregando, geralmente, a técnica de cromatografia líquida de ultra-alta eficiência acoplada à espectrometria de massas em série (UHPLC-MS/MS, do inglês ultra-high performance liquid chromatography coupled to tandem mass spectrometry). Desta forma, o presente relatório de estágio curricular supervisionado visa, de forma geral, relatar experiências e resultados obtidos durante o período. Além da rotina, foi possível participar de treinamentos e capacitações da gestão de qualidade 11 do laboratório, bem como atuar no desenvolvimento de procedimento operacional padrão para análise cromatográfica específica.
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Inovação e desenvolvimento regional : universidade, empresas, governo e sociedade na construção do núcleo de inovação e transferência de tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (RS)
(2023-08-10) Patias, Ivete Aparecida
Em uma perspectiva teórica da Hélice Quádrupla, composta por Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, colocar em evidência o NIT de uma instituição de ensino, faz com que se compreenda a importância de tal instituição na promoção do empreendedorismo, da inovação, e da colaboração entre os diversos atores, promovendo o desenvolvimento regional. O objeto desta pesquisa foi o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). O NIT é um elo de ligação muito forte entre o IFFar e os atores externos. É um órgão que representa o IFFar e sua finalidade é gerir a Política de Inovação do Instituto. Deste modo, o NIT promove o IFFar por meio de projetos, pesquisas, treinamentos, orientando e negociando contratos e acordos, fazendo essa relação de parceria. O NIT também contribui internamente no incentivo à inovação e ao empreendedorismo por meio da promoção de diversos cursos e mediante a sensibilização de docentes e discentes sobre estes temas. Com base nesses aspectos, o NIT objetiva promover a difusão do conhecimento científico e tecnológico do IFFar, para buscar contribuir com o desenvolvimento regional. A partir de todos esses pressupostos, a presente tese teve como objetivo analisar como ocorre a participação do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) no desenvolvimento de sua região de inserção. Caracteriza-se como uma pesquisa de concepção pragmática, de natureza aplicada, abordagem qualitativa, de níveis exploratório e descritivo. O método utilizado foi estudo de caso. Em relação à coleta de dados, utilizou-se dados secundários (pesquisa bibliográfica e documental) e primários (entrevistas), garantindo a triangulação de técnicas e de fontes de dados, reforçando a credibilidade dessa pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por amostra não-probabilística e por conveniência, sendo realizadas 44 entrevistas distribuídas nos 11 campi e Reitoria do IFFar, com atores representantes das quatro hélices. Os dados foram estruturados a partir da abordagem longitudinal/histórica e contextual, e a contextualização descreve a trajetória histórica do NIT desde a sua criação. Utilizou-se, ainda, como método de análise e interpretação de dados a análise de conteúdo, considerando as categorias do NIT, do desenvolvimento regional e da Hélice Quádrupla, bem como suas inter-relações com outras quatro categorias de análise: iniciativas empreendedoras; inovações tecnológicas e propriedade intelectual; colaboração entre as hélices; relações entre o IFFar, por meio do NIT, as empresas, o governo e a sociedade e a contribuição no desenvolvimento da região. Os principais resultados revelam ações desenvolvidas nas quatro categorias de análise, contemplando as hélices, dentre elas: a interiorização nas regiões com a criação dos NIT Campus, a aprovação da Política de Inovação, a organização do desafio Bye Bye Boss e da Mostra de Inovação, a promoção da incubadora, os registros e encaminhamentos de propriedade intelectual, a organização do Espaço Inova, ações para obtenção da certificação CERNE, treinamentos e auxílio em projetos, com destaque para o envolvimento e a dedicação dos participantes do NIT. Como resultados, também foram apontadas oportunidades à consolidação do NIT do IFFar, tais como: a ampliação de recursos financeiros e humanos, para o NIT alavancar as atividades ou investir em inovação ou propriedade intelectual; promoção da cultura da inovação com a sensibilização da comunidade interna do Instituto, difundindo informações, buscando aproximação dos pesquisadores, estimulando a pesquisa aplicada e ampliando capacitações; aproximação com os representantes das demais hélices, com a ampliação da representação institucional do NIT; ampliação de parcerias e convênios com demais institutos e empresas; promoção da interação dos atores com ações articuladas, de forma que atuem regionalmente, por meio da resolução de problemas, e fortalecimento dos laços entre ensino, pesquisa e extensão. Apesar de ser evidenciada a importância do NIT e da atuação da Hélice Quádrupla para o empreendedorismo, a inovação, a propriedade intelectual e a colaboração, e desses aspectos contribuírem substancialmente para o desenvolvimento regional, existe um grande desafio pela frente para o NIT pelas dificuldades e limitações relatadas, ao passo que demanda-se ações de melhorias e de otimizações quanto à maior atuação das hélices Empresa, Governo e Sociedade, e maior articulação entre as quatro hélices, para que efetivamente ocorra o desenvolvimento de cada uma delas e da sociedade. Contudo, os resultados encontrados a partir da pesquisa revelam a existência de participação do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT) do IFFar no desenvolvimento de suas regiões de inserção, ao passo que foram encontradas evidências da participação do NIT na disseminação do empreendedorismo e da inovação; na promoção de empresas, gerando emprego e renda; e na disseminação do conhecimento, contribuindo para uma sociedade mais próspera e sustentável. Conclui-se que as quatro premissas desta pesquisa foram confirmadas. São elas: 1 – As iniciativas empreendedoras realizadas pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia favorecem o desenvolvimento da sua região de inserção; 2 – As produções de propriedade intelectual proporcionadas pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia contribuem para o desenvolvimento da sua região de inserção; 3 – O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, auxilia no estabelecimento da colaboração entre as hélices (Instituto, Empresa, Governo e Sociedade); 4 – As relações estabelecidas entre o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal Farroupilha com as empresas, o governo e a sociedade contribuem para o desenvolvimento da sua região de inserção. Por fim, esta tese apresenta relevantes contribuições teóricas, bem como importantes contribuições metodológicas e empíricas, buscando preencher lacunas de investigação teórico-empíricas, uma vez que este trabalho de investigação científica analisa as relações entre NITs, desenvolvimento regional e Hélice Quádrupla, bem como aborda sistemicamente os aspectos do empreendedorismo, da inovação, da propriedade intelectual e da colaboração, questões até então não abordadas em estudos científicos anteriores.
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A efetividade da gestão de custos na elaboração do orçamento base zero em entidades públicas: análise em um município do RS
(2023-07-28) Schuh, Patricia Luiza
A presente dissertação objetivou analisar a estrutura orçamentária executada com base histórica dos exercícios financeiros 2019 a 2022, mensurando os centros de custo e propondo um sistema de custo para a elaboração do orçamento base zero na área da saúde do Município localizado na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Por intermédio da observação direta, relato de experiências pelos responsáveis e envolvidos no processo de elaboração do orçamento municipal, de consulta no Portal da transparência e sites governamentais foi possível a definição dos elementos da despesa com base no orçamento. A pesquisa é aplicada, classificada como descritiva, qualitativa, levantamento e estudo de caso. Utilizando-se do método de pesquisa estudo de caso se caracterizou o atual processo orçamentário municipal, a sistemática de elaboração e de apreciação dos instrumentos que compõem os orçamentos, analisando a metodologia de elaboração, acompanhamento, monitoramento e execução da Lei Orçamentária Anual, as receitas e despesas previstas nas contas contábeis, créditos adicionais, reduções e suplementações orçamentárias. Em seguida, com base nas evidências colhidas, busca descrever a sistemática atualmente utilizada na elaboração do processo orçamentário do Município. Com base na análise descritiva das respostas obtidas na coleta de dados e das entrevistas, é possível analisar os instrumentos orçamentários, a utilização dos recursos públicos e o acompanhamento de implementação das políticas públicas e sociais. Por fim, é apresentado um resumo comparativo abordando aspectos sobre custos, buscando propor a elaboração de centros de custos, tornando o sistema de custos um elemento base para estruturar o Orçamento Base Zero (OBZ). O presente trabalho concluiu que por meio da mensuração dos principais centros de custo da Secretaria Municipal de Saúde de Pejuçara, será estruturado o OBZ, tornando o sistema de custos como base para instrumentalizar o gestor público no cumprimento de metas e resultados e a obediência aos limites da Lei, refletindo a estrutura da organização, dos objetos de custos, dos relatórios legais e gerenciais e do nível da informação demandada de forma transparente. É salutar o potencial do OBZ, um instrumento que pode trazer muitas vantagens e ser determinante na gestão de custos do setor público. Ressalte-se que a gestão de custos não implica necessariamente em redução de gastos, mas sim na alocação mais eficiente e eficaz dos recursos, podendo ajudar no equilíbrio entre: aumento de investimentos na infraestrutura e a melhoria na qualidade do serviço público prestado. Conclui-se que as evidências apresentadas pelo presente trabalho corroboram a importância do assunto, sugerindo ser um campo fértil o estudo sobre determinantes de custos, OBZ, bem como avançar na discussão sobre a importância da Contabilidade Gerencial e o planejamento na elaboração do orçamento municipal para o setor público.
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Reflexos da Covid no teletrabalho e no ensino remoto emergencial em instituições privadas de ensino superior no Estado de Minas Gerais
(2023-07-28) Rodrigues, Natália Batista
A presente pesquisa tem por objetivo investigar os reflexos da covid-19 no teletrabalho, e no ensino remoto emergencial, em instituições privadas de ensino superior no estado de Minas Gerais. O estudo trata dos casos específicos da Faculdade Única de Ipatinga, Faculdade Única de Contagem e do Instituto Superior de Educação Ibituruna, a partir de entrevistas junto aos técnicos administrativos, alunos, docentes e seus gestores. O estudo parte de uma perspectiva qualiquantitativo, pautado na triangulação de dados, mediante questionários e entrevistas semiestruturados que, cotejados com documentos institucionais e oficiais, ensejam problemáticas e questões gerais sobre a experiência do teletrabalho e do ensino remoto emergencial. A pesquisa identificou possibilidades de ampliarem as investigações sobre atividades que compõem as universidades, especialmente, frente as preocupações da qualidade do ensino remoto. Para os alunos, esse ambiente dificulta a interação social, conexão com os colegas e professores, desafios em manterem-se motivados, com foco no aprendizado remoto. Por outro lado, a pesquisa indica que os estudantes perceberam a flexibilidade do ensino remoto, o uso de ferramentas digitais, porém, preferem aulas presenciais. O grupo de técnicos-administrativos apresentou interesse na expansão de suas atividades remotas no pós-pandemia, no entanto apresenta receios quanto as leis do trabalho. Os docentes enfrentam desafios no campo tecnológico, as vivências acadêmicas apresentaram desafios de interação, com pouca perspectiva para com o ensino a distância. Os gestores tiveram que lidar com uma série de desafios e tomar decisões rápidas para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários, ao mesmo tempo em que tinham a tarefa de manter as instituições funcionando com suas atividades acadêmicas. Por fim, mapear e verificar os reflexos da covid-19 no teletrabalho, no ensino remoto emergencial em instituições privadas de ensino superior, é um fenômeno ainda recente, que necessita suporte tecnológico, de novos processos pedagógicos e administrativos.