Navegando por Autor "Baierle, Edinara Fortes de Moura"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Práticas corporais junto a natureza na educação física escolar: as percepções de alunos do 9º ano frente às vivências do esporte de orientação(2012-07-23) Baierle, Edinara Fortes de MouraA Educação Física na Educação básica, segundo os PCNS e os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, tem por finalidade contribuir com o crescimento integral do aluno. Acredita-se que através do movimento do pensamento da Educação Física com conteúdos que abrangem a vasta gama da Cultura Corporal de Movimento possa-se concretizar efetivamente esta finalidade. Este estudo buscou compreender as percepções dos alunos frente às práticas corporais junto à natureza como conteúdos da Educação Física Escolar. Também buscou-se nesta investigação, através das vivências perceber as reais possibilidades frente às percepções dos alunos quanto ao significado das Práticas Corporais Junto a Natureza, sendo esta, indicada nos referenciais como conteúdo da Educação Física. Esta pesquisa é de cunho exploratório, de delineamento de pesquisa ação, e tem o instrumento de pesquisa e análise o método de Grupo Focal, os encontros para a coleta de dados foram antes do início da unidade didática e após os quatro encontros para a coleta final dos resultados. Também foram utilizados registros fotográficos de todas as aulas ministradas, diário de planejamento e de campo. Os sujeitos selecionados para esta pesquisa foram os alunos de uma turma de 9º ano do ensino fundamental, de ambos os sexos de uma escola pública estadual do município de Salto do Jacuí. O planejamento das aulas foi realizado pela pesquisadora com aulas teóricas e práticas na natureza através do conteúdo de esporte de orientação. Também foram ministrados quatro encontros nos horários da grade curricular escolar. Os desafios são inúmeros, levando em conta a proposta de planejar e executar vivências de Práticas na Natureza no contexto escolar e que não existe experiência empírica por parte da acadêmica. A questão quanto ao conteúdo a ser desenvolvido através do esporte de orientação eleva ainda mais o desafio de buscar a pesquisa ação acadêmica para legitimar a contribuição para a área, já que é um esporte nunca antes praticado pelos alunos investigados, mas que a literatura instiga a levá-lo até a realidade escolar.