Navegando por Autor "Barbosa, Graciela Angelita"
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Item Análise da satisfação com a comunicação interna: Um estudo com Colaboradores da Coordenadoria Financeira de uma Instituição de Ensino Superior(2018-11-08) Barbosa, Graciela AngelitaEste artigo teve como objetivo identificar a satisfação no trabalho, relacionado à comunicação interna na Coordenadoria Financeira de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Para isso foram aplicados dois questionários, um aos técnico-administrativos integrantes da equipe de trabalho e outro ao seu respectivo gestor, ambos elaborados pela autora com o intuito de investigar como funciona a comunicação interna nesta Coordenadoria. A partir disso, identificou-se como se dá o processo de comunicação entre gestor e a sua equipe, como se dá a comunicação entre os colegas do setor e de setores diferentes, quais os canais de comunicação utilizados, se existem problemas na comunicação, o modo como são transmitidas as informações, e a percepção dos técnicos sobre esse processo. Os resultados da pesquisa sinalizam para a satisfação parcial dos funcionários com relação ao processo de comunicação existente, suas fragilidades e potencialidades, assim como, as proposições/sugestões de melhoria estão apresentadas neste estudo.Item Auditoria operacional no setor de recursos humanos em um diretório de estudantes(2015-02-27) Barbosa, Graciela AngelitaA cada ano aumenta a competitividade entre as empresas, visando sua permanência no mercado, exigindo que as mesmas tenham excelentes controles internos, para que assim e quanto melhores os seus controles, melhores e mais eficazes serão as informações obtidas para a tomada de decisões. Os controles internos são uma ótima ferramenta para que as empresas possam acompanhar os seus resultados, permitindo que seus gestores tomem decisões cada vez mais acertadas possuindo uma visão clara da situação da empresa. Sendo assim é necessário que seja analisada a veracidade dessas informações geradas por meio dos controles internos, sendo que a auditoria possui ferramentas necessárias para analisar estas informações, visando a identificação de erros ou fraudes. A realização da auditoria operacional no setor de recursos humanos teve como objetivo avaliar os controles internos, e obter as evidências necessárias para fundamentar a opinião e por fim elaborar o relatório de auditoria baseado nas conclusões obtidas mediante a realização dos trabalhos, gerando informações aos diretores de caráter preventivo e corretivo. Por meio da pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa e do levantamento de dados e análise documental foi realizado o estudo. Os resultados apontam que a entidade apresenta algumas irregularidades e falhas, as quais devem ser observadas pois podem ser motivo para reclamatórias trabalhistas, assim como, multa de órgãos fiscalizadores. Ao fim deste estudo pode-se verificar a importância da realização de auditorias pois é uma maneira de identificar práticas as quais podem ser prejudiciais para a organização.