Navegando por Autor "Berton, Adriana"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional em empresas familiares: um estudo exploratório(2012-09-06) Berton, AdrianaMuitas mudanças econômicas, sociais e culturais vêm ocorrendo no contexto econômico, em decorrência do processo de globalização, pela crescente competitividade e pelo rápido acesso a informação, além de um cenário de incertezas, que requer novos modelos de gestão. A busca de alternativas de desenvolvimento por meio de práticas de gestão indispensáveis para a sobrevivência as mudanças impostas por um mercado altamente concorrido, passa pela aprendizagem, que se tornou estratégica para o crescimento das organizações. Este estudo teve como objetivo compreender os processos de aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento em empresas familiares, identificando suas contribuições para a estratégia organizacional. A realização do trabalho foi através de referenciais bibliográficos, em artigos, livros e dissertações. O estudo foi realizado em três empresas de segmentos diferentes. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas estruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores e profissionais da área de gestão de pessoas das empresas escolhidas para a realização da pesquisa. Os resultados obtidos revelam que as empresas possuem alguns métodos e práticas de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, tanto formal, como informalmente. As empresas também estão conscientes quanto a importância do investimento em aprendizagem organizacional como parte da gestão de pessoas e geração de conhecimento. Observou-se que para enfrentar os desafios e apresentar uma postura competitiva, as empresas estão sempre adquirindo novos conhecimentos. Conclui-se que os principais métodos utilizados na questão da aprendizagem organizacional são através da prática, da vivência do dia-a-dia, através de cursos e treinamentos, onde ocorre o compartilhamento do conhecimento.Item Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, sob o enfoque da velha economia institucional em empresas familiares(2016-11-16) Berton, AdrianaO ambiente organizacional altera-se continuamente, exigindo que as empresas evoluam e aprendam a executar novas tarefas a partir do conhecimento adquirido. Motta; Vasconcelos (2004) destacam que a aprendizagem organizacional, implica em questionamento e mudança dos padrões de ação e formas de comportamento nas organizações, as quais influenciam os conceitos transformados em hábitos e rotinas. Nesse sentido o objetivo deste estudo é investigar como os processos de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, influenciam os conceitos institucionalizados e são convertidos em novos valores, hábitos e rotinas em empresas familiares. Para tanto utilizaram-se a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de multicasos, entrevista semiestruturada, observação e análise documental. Os resultados apontam que as empresas pesquisadas possuem métodos, técnicas e ferramentas para a disseminação do conhecimento, influenciando em melhorias e mudanças organizacionais, bem como na geração de valor das organizações e que os processos de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, influenciam os conceitos institucionalizados, sendo internalizados como novos valores, hábitos e rotinas para essas empresas.