Navegando por Autor "Biolchi, Danieli de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Mudança de habitus e desenvolvimento social: projetos intedisciplinares e a transformação pela educação em escolas de periferia(2024-07-02) Biolchi, Danieli de OliveiraMuito se debate acerca do desenvolvimento da educação, de ações focadas para oportunizar a igualdade e equidade para todos os alunos, sem distingui-los pela sua classe social, bairro onde morram, ou, ainda, pela escola que frequentam. Essas discussões vão ao encontro de uma das preocupações da Agenda 2030, que remete ao ODS 4, que assegura a educação inclusiva e equitativa de qualidade para todos ao longo de suas vidas. Nesse sentido, são inúmeros os desafios pelos os quais a escola pública encontra-se, dentre eles, metodologias que consolidem a aprendizagem de forma significativa, particularmente quando se trata de alunos em vulnerabilidade social. Assim sendo, o presente estudo propõe analisar se existe alguma possibilidade da metodologia por Projetos Interdisciplinares engendrar a Mudança de Habitus, segundo o conceito de Pierre Bourdieu (1992), que descreve com clareza as mazelas existentes no sistema educacional. Exemplificando e conceitualizando a Sociologia da Educação, do Habitus, Campo e dos Capitais, unindo esses conceitos para explicar a desigualdade presente na escola e na sociedade. O estudo se classifica como uma pesquisa de campo, qualitativa, bibliográfica e documental. A amostra foi constituída por um total de 14 alunos e seus familiares e 11 professores e funcionários de duas Escolas Estaduais situadas na periferia da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados foi elaborada partindo da Hermenêutica de Profundidade proposta por Thompson (2002), com um questionário contendo questões destinadas aos professores, funcionários, alunos e seus familiares. Os temas abordados apresentaram o mesmo objetivo, averiguar se os Projetos Interdisciplinares contribuíram para o avanço da educação, a tal ponto de produzir a mudança do Habitus. Os resultados da pesquisa dão conta de que os Projetos Interdisciplinares desenvolvidos nas duas escolas oportunizaram aos estudantes uma nova perspectiva sobre a educação, a escola e a sua realidade social, proporcionando vislumbrar nesses locais um pilar para a construção de um novo indivíduo, ou seja, um jovem agente social, portador de um olhar diferente sobre a sua própria realidade, capaz de mudá-la e transformá-la. Dessa forma, modificando o Habitus que estava institucionalizado em sua mente. Palavras-chave: Educação. Projetos/Interdisciplinar. Vulnerabilidade.Item Mudança de habitus e desenvolvimento social: projetos interdisciplinares e a transformação pela educação em escolas de periferia(2022-06-21) Biolchi, Danieli de OliveiraMuito se debate acerca do desenvolvimento da educação, de ações focadas para oportunizar a igualdade e equidade para todos os alunos, sem distingui-los pela sua classe social, bairro onde morram, ou, ainda, pela escola que frequentam. Essas discussões vão ao encontro de uma das preocupações da Agenda 2030, que remete ao ODS 4, que assegura a educação inclusiva e equitativa de qualidade para todos ao longo de suas vidas. Nesse sentido, são inúmeros os desafios pelos os quais a escola pública encontra-se, dentre eles, metodologias que consolidem a aprendizagem de forma significativa, particularmente quando se trata de alunos em vulnerabilidade social. Assim sendo, o presente estudo propõe analisar se existe alguma possibilidade da metodologia por Projetos Interdisciplinares engendrar a Mudança de Habitus, segundo o conceito de Pierre Bourdieu (1992), que descreve com clareza as mazelas existentes no sistema educacional. Exemplificando e conceitualizando a Sociologia da Educação, do Habitus, Campo e dos Capitais, unindo esses conceitos para explicar a desigualdade presente na escola e na sociedade. O estudo se classifica como uma pesquisa de campo, qualitativa, bibliográfica e documental. A amostra foi constituída por um total de 14 alunos e seus familiares e 11 professores e funcionários de duas Escolas Estaduais situadas na periferia da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados foi elaborada partindo da Hermenêutica de Profundidade proposta por Thompson (2002), com um questionário contendo questões destinadas aos professores, funcionários, alunos e seus familiares. Os temas abordados apresentaram o mesmo objetivo, averiguar se os Projetos Interdisciplinares contribuíram para o avanço da educação, a tal ponto de produzir a mudança do Habitus. Os resultados da pesquisa dão conta de que os Projetos Interdisciplinares desenvolvidos nas duas escolas oportunizaram aos estudantes uma nova perspectiva sobre a educação, a escola e a sua realidade social, proporcionando vislumbrar nesses locais um pilar para a construção de um novo indivíduo, ou seja, um jovem agente social, portador de um olhar diferente sobre a sua própria realidade, capaz de mudá-la e transformá-la. Dessa forma, modificando o Habitus que estava institucionalizado em sua mente.