Navegando por Autor "Brigo, Maira Simoni"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Estudo experimental para redução do Makespan em processos de integração de aplicações empresariais utilizando algoritmos bio-inspirados(2021-11-29) Brigo, Maira SimoniA área de Integração de Aplicações Empresariais é voltada para dar suporte aos processos de negócios das empresas. Ela contribui com metodologias, técnicas e ferramentas para integrar as aplicações de uma empresa, que em sua grande maioria não foram desenvolvidas para trocar dados e funcionalidades. O modelo de execução Task-Based trabalha com os recursos computacionais, denominados threads, em nível de tarefas e a estratégia de pools locais armazena essas threads em múltiplos pools, um para cada tarefa do processo de integração. O makespan é uma medida usual do desempenho de um motor de execução, e o objetivo é encontrar a melhor distribuição das threads nos pools, para que esse makespan seja o menor possível, otimizando o desempenho. A função objetivo é minimizar o makespan, respeitando uma restrição no número de threads disponíveis. Foram escolhidas duas meta-heurísticas para realizar esta distribuição, e resolver o problema esta otimização, são elas, a Particle Swarm Optimization e a Cat Swarm Optimization. A partir de experimentações seguindo um mesmo protocolo, foram analisados omakespan e a configuração dos pools de threads correspondente, sendo possível comparar o desempenho quanto ao resultado das meta-heurísticas. Sendo assim, a hipótese de que o Cat Swarm Optimization trouxesse melhores resultados, foi comprovada. Ao realizar os experimentos, analisá-los, e compará-los, o Cat Swarm Optimization apresentou resultados médios melhores que o Particle Swarm Optimization. Comprovamos ainda que uma má distribuição de threads impacta no makespan e consequentemente no desempenho do processo de integração.Item Uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de ensinar e de aprender matemática por um grupo de professores iniciantes(2017-07-24) Brigo, Maira SimoniEste artigo se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo ampliar compreensões acerca do uso de TICs no processo de ensinar e de aprender matemática. A abordagem da pesquisa desenvolvida é qualitativa, tendo vários procedimentos metodológicos, dos quais destacamos a realização de uma entrevista semiestruturada com professores iniciantes que ministram aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio. As unidades de análise são o uso de tecnologias no processo de ensinar e de aprender matemática na visão de professores iniciantes, organizar o ensino: uma das ações docentes e impactos na formação inicial sobre o uso de TICs em ações como professor de matemática. De modo geral, todos os professores salientam que é importante o uso de TICs na organização do ensino e no ensino e na aprendizagem de matemática, sendo assim coerente dizer que, as TICs podem mostrar-se como inovadoras no processo de favorecer a produção de sentidos, promovendo novas formas de ensinar e de aprender.