Navegando por Autor "Carneiro, Elenise de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Convergência da mídia: um estudo de como os jovens ouvem o rádio(2012-07-24) Carneiro, Elenise de OliveiraEste trabalho analisa a recepção radiofônica entre os jovens e a convergência da mídia. Além da pesquisa teórica, foi realizada a pesquisa de campo qualitativa, através de questionários gravados em áudio com jovens entre 12 e 30 anos, entre eles, alunos de ensino médio do Colégio José Lange de Augusto Pestana/RS, jovens que estavam na fila para o show do cantor Luan Santana, durante a Expoijuí 2011, e com jovens da Praça da República de Ijuí/RS. O estudo propõe que o rádio tem uma nova geração de ouvintes, e que a forma de ouvir o rádio mudou, uma vez que a cultura e a convergência das mídias estão presentes no cotidiano destes jovens. A internet funciona como elo entre a maioria dos meios, e nesse processo de transformação os telefones celulares multimídia fazem parte de um novo nível de convergência, a qual ocorre entre o rádio, televisão digital, computadores, internet e operadoras de telecomunicações. Além disso, apresenta dados sobre o processo da radiodifusão, assim como as transformações nas mensagens do rádio, e a maneira como os jovens ouvem o rádio, seja pelo celular, pelo aparelho em casa, na internet, ou no carro.Item Ensino de história na era digital: um olhar diferenciado sob os ensinos fundamental, médio e EJA(2018-02-26) Carneiro, Elenise de OliveiraAnalisar como o uso das tecnologias pode auxiliar no ensino de história é o foco deste trabalho, propondo incialmente, entender como a disciplina de história é vista pela sociedade. Questionando assim, o por quê de estudarmos tal matéria, nos levando a refletir qual o papel das ciências perante a mesma, e posteriormente como tecnologia pode despertar o interesse dos alunos pelo ensino de história. Além disso, procura-se ver a escola como o encontro de várias gerações, evidenciando as gerações X, Y e Z, debatendo ainda as dificuldades pelas quais as escolas passam, e até que ponto os professores estão ou não preparados para atuar na disciplina, bem como as formas didáticas utilizadas em sala de aula. Por fim, faz-se uma análise de como história e tecnologia são evidenciadas, com base na prática dos estágios dos ensinos fundamental, médio e educação de jovens e adultos, além da experiência vivenciada e praticada durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, nos dois últimos anos.