Navegando por Autor "Casagrande, Adriano"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Indicadores para gestão de resultados de carteiras de associados em uma cooperativa de crédito(2014-05-07) Casagrande, AdrianoA cooperativa que foi o objeto do estudo esta situada em um mercado altamente competitivo entre as instituições financeiras, por isso, se verifica a importância de serem apurados indicadores de desempenho que consigam medir a rentabilidade e qualifique sua eficiência de gestão. Com base nestas informações, a tomada de decisão em maior subsídio, e a cooperativa ganha benefícios gerenciais em escala. Os sistemas de indicadores tem sido um instrumento efetivo no equacionamento das informações, e são necessários para a avaliação de desempenho das carteiras de associados. A cooperativa tem exigido cada vez mais de seus colaboradores uma melhor gestão de resultados e de despesas, aonde estes vem sendo mais elaborados e planejados ano a ano. Porem até o presente trabalho, não apresentava indicadores detalhados por carteira que conseguissem mensurar a real contribuição no resultado. Neste sentido, o estudo teve por objetivo elaborar indicadores de gestão como estratégia para ponderação da avaliação dos resultados de carteiras de associados, verificando uma estrutura de indicadores de gestão que possam contribuir para a melhoria da rentabilidade e, na gestão das carteiras de associados da cooperativa de crédito. Para a criação de indicadores de gestão é impreterível que as informações geradas reflitam o mais fiel possível a realidade abordada. A pesquisa é aplicada e descritiva, utilizando-se da coleta de dados por entrevistas despadronizadas, analisando e sistematizando os dados coletados em planilhas eletrônicas. Nos resultados do artigo foram gerados indicadores que mensuram o resultado líquido por carteira, assim como, o ticket médio bruto e o ticket médio líquido, que são informações fundamentais para auxiliar na gestão das carteiras, bem como, o gestor da unidade para criar ações especificas de gestão da mesma.Item Proposta de um plano de negócio para a implantação de um Mercado Casagrande no município de Coronel Barros(2012-03-08) Casagrande, AdrianoO presente trabalho de conclusão do curso de graduação em Administração trata da elaboração de um Plano de Negócios que tem por objetivo verificar a viabilidade para abertura de um mercado localizada no centro de Coronel Barros a qual será denominada Mercado Casagrande. No referencial teórico, o trabalho aborda brevemente o empreendedorismo como conceito e processo de motivação para a criação de um novo negócio, em seguida, estuda-se a estrutura do plano de negócios, conceito de estratégia, e de marketing, e o plano financeiro e alguns de seus métodos de avaliação. O terceiro capítulo descreve o procedimento de coleta de dados e, através da formação do plano de negócios do Mercado Casagrande, no quarto capítulo define-se o negócio, o Plano de Operação e Produção, Plano de Marketing, e o Plano Financeiro, após é feita uma análise do plano financeiro. Após, através das considerações finais, é apresentada a análise e conclusão do plano de negócios para o empreendimento proposto onde será exposto o resultado da viabilidade ou não de iniciar as atividades de abertura da nova empresa.