Navegando por Autor "Costa, Narjara de Oliveira"
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Item Consultoria em gestão de pessoas: uma análise das oportunidades e desafios encontrados na prática(2015-02-25) Costa, Narjara de OliveiraO objetivo desta pesquisa foi identificar, através da consultoria empresarial, quais as oportunidades e os desafios que podem ser encontrados pelos profissionais de gestão de pessoas com esta prática. O estudo contempla conceitos sobre gestão de pessoas, consultoria e temas relacionados a este exercício profissional. O estudo classificou-se como pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica, documental, de levantamento e de campo. A coleta de dados se deu através da aplicação de um roteiro de entrevista à um universo amostral de cinco empresas gaúchas de micro e pequeno porte. Os sujeitos da pesquisa foram os empresários e funcionários destas empresas. Após o desenvolvimento da pesquisa foi constatado que as oportunidades possuem relação direta com os problemas enfrentados pelas empresas e os desafios com os métodos, técnicas e ferramentas que necessitam ser utilizadas pelos profissionais da consultoria. O propósito foi alcançado, pois foram identificadas as principais oportunidades e os desafios e levantadas algumas proposições acerca de como podem ser reconhecidas e utilizadas pelos profissionais.Item Marketing pessoal e gestão de carreira : a percepção dos acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ campus Ijuí(2012-05-04) Costa, Narjara de OliveiraO objetivo desta pesquisa foi diagnosticar como as temáticas Marketing Pessoal e Gestão de Carreira estão sendo percebidas e desenvolvidas por um grupo de acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ campus Ijuí. O estudo contempla importantes conceitos sobre Marketing Pessoal e a Gestão de Carreira que devem ser trabalhadas no meio acadêmico como forma de preparação dos estudantes para a inserção no mercado de trabalho. Estas temáticas se tornam importantes devido as tendências de mercado decorrentes da globalização exigindo assim um novo perfil profissional. Este estudo classificou-se como pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quali-quantitativa, quanto aos objetivos como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos foi pesquisa de campo, bibliográfica, documental e estudo de caso. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário fechado para 60% dos acadêmicos matriculados no 1º semestre de 2011. Após a tabulação dos dados, realizou-se uma análise e interpretação dos resultados aonde foi constatado que os acadêmicos possuem um positivo equilíbrio em relação à percepção e a maneira como desenvolvem os temas em estudo. Os objetivos propostos foram alcançados, pois foi identificado o perfil biográfico, profissional e acadêmico dos sujeitos da pesquisa e analisado as formas como percebem e desenvolvem o marketing pessoal e a carreira. Foi sugerida a utilização de uma matriz para planejamento de carreira profissional. Com base no proposto, este estudo poderá ser fonte de referência para o aperfeiçoamento das disciplinas que abordam as áreas temáticas em questão e para o desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos da Unijuí.