Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Döring, Sandra Denis Kotowski"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Competências dos gestores sob o foco da aprendizagem gerencial: um estudo em uma empresa do ramo do agronegócio
    (2011-09-19) Döring, Sandra Denis Kotowski
    Mudanças no contexto econômico, marcadas por competitividade acelerada, tecnologia e alta produção, além de um cenário de incerteza, complexidade e necessidade de inovação, requerem novos modelos e competências na gestão organizacional. Nessa perspectiva, a presente dissertação trata das questões relacionadas à aprendizagem no âmbito organizacional e a sua contribuição para a formação e capacitação de gestores. Nesse estudo, buscou-se identificar e analisar as competências requeridas aos gestores na função gerencial, bem como os processos pelos quais os gestores aprendem. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar o processo de aprendizagem gerencial de gestores de uma organização empresarial do ramo do agronegócio, frente às competências gerenciais requeridas aos gestores pela organização. A investigação ocorreu em uma empresa do ramo do agronegócio, situada na cidade de Santo Ângelo, Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, através de entrevistas aos gestores, à direção da empresa e à psicóloga da mesma, caracterizando-se como um estudo de caso qualitativo. Foram explorados referenciais bibliográficos e documentais acerca do tema, e para a coleta de dados empíricos foram utilizadas entrevistas estruturadas e o método da observação. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores, sendo dois da matriz e quatro de filiais, além do presidente, do diretor superintendente e da psicóloga da empresa. Os resultados obtidos revelam que ocorre nesta empresa uma transição em relação ao modelo de gestão praticado, em que parte dos gestores segue o modelo tradicional e outra parte adota o modelo integrativo. As principais competências requeridas aos gestores são conhecimento do produto, da empresa e da região, além de honestidade, respeito hierárquico, comprometimento e espiritualidade. Entre as conclusões, destaca-se a formação dos gestores dentro da empresa, a partir da cultura e dos valores preconizados pela organização. Como principal método de aprendizagem, destaca-se aquela que ocorre de forma experiencial, a partir da interação social, do aprender pela prática e pela troca de informações e observação. Da mesma forma, as competências necessárias à função são desenvolvidas a partir da prática principalmente, e através de cursos e treinamentos. Por fim, o estudo propõe diretrizes norteadoras em relação aos processos de aprendizagem gerencial, adicionando subsídios aos profissionais da área de gestão de pessoas, para o bem do desenvolvimento gerencial, propondo uma metodologia que direcione a formação dos gestores de maneira uniforme e gradual, possibilitando condições de desenvolvimento á todos os funcionários da empresa.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Enviar uma Sugestão