Navegando por Autor "Drews, Denise Raquel"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Práticas e estratégias de precificação utilizadas pelas empresas do comércio varejista de Ijuí-RS(2017-08-25) Drews, Denise RaquelO presente estudo tem o objetivo de verificar como as empresas dos diferentes segmentos do comércio varejista de Ijuí-RS precificam seus produtos e quais são as estratégias que utilizam para se posicionar no mercado. Baseado nesse pressuposto, apresenta-se o estudo desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo realizada em 25 empresas do comércio varejista de Ijuí, nos ramos de Calçados, Confecções, Postos de Combustíveis, Óticas e Materiais de Construção. Apresentando assim, a análise dessa pesquisa e comparação quanto aos resultados obtidos pelos ramos de atuação. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva, a partir de uma pesquisa de campo, por intermédio de entrevista padronizada, onde as perguntas relacionadas à base de dados do estudo, seguiram uma escala Likert, medindo a importância de cada fator em relação a questão em destaque. Os resultados apresentam os fatores de relevância para as empresas quanto as estratégias de precificação como, por exemplo, em relação ao comércio eletrônico, o qual é considerado pelas empresas como um fator de pouca importância para a formação do preço de venda de seus produtos, diferente da importância relacionada a percepção do cliente. Constatou-se que diferentes são os níveis de importância que cada ramo de atuação deposita nos diversos fatores de estratégias de precificações, assim como a relação que possuem quanto às estratégias de marketing praticadas no mercado, gerando assim os diferenciais neste mercado tão competitivo.Item Proposta de implementação da controladoria em uma empresa de grande porte de transportes rodoviários(2020-03-13) Drews, Denise RaquelEste artigo busca apresentar uma proposta de implementação da controladoria em uma empresa de grande porte do setor de transportes rodoviários, evidenciando as fases para a sua implementação bem como compor um processo de estruturação que sustente com informação à gestão e a elaboração do planejamento estratégico. A controladoria surge para impulsionar e sustentar com eficácia e eficiência as informações que servem como base para a tomada de decisões. A metodologia caracteriza-se por uma pesquisa aplicada, qualitativa e quantitativa, pesquisa bibliográfica e estudo de caso, por meio de um questionário estruturado aplicado a gestores de uma empresa de grande porte do ramo de transportes rodoviários, onde as perguntas relacionadas à base de dados foram respondidas a partir de uma escala Likert de importância para com os fatores apresentados em relação à questão em destaque. Os resultados demonstram os fatores de maior relevância para os respondentes em relação à implementação da controladoria. Verifica-se que a primeira fase se inicia com a decisão da necessidade desta implementação. Após, faz-se necessária a definição de um modelo conceitual a ser seguido, bem como o sistema integrado de informações composto pelas diretrizes, normas e procedimentos a serem adotados. Por conseguinte, inicia-se a fase de instruções, treinamentos, alteração da mudança cultural da empresa, visando a importância deste processo à organização para que o mesmo reflita nos melhores resultados. Nessa perspectiva, concluiu-se a importância que a controladoria exerce a partir do fornecimento de informações que potencializem a tomada de decisões de forma segura, eficiente e eficaz para que a empresa mantenha-se no mercado de forma solida, segura e competitiva.