Navegando por Autor "Eckhardt, Andressa Luana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Educação física na educação infantil: um olhar sobre as práticas pedagógicas no município de Boa Vista do Buricá-RS(2022-09-27) Eckhardt, Andressa LuanaA Educação Infantil é uma importante etapa da Educação Básica que contempla diversas aprendizagens da criança. Entre elas, pode-se destacar o aspecto motor, psicológico, cognitivo, afetivo e social do sujeito, subsidiando assim, o desenvolvimento integral da criança. A partir disso, fica evidenciada a importância e a necessidade da inserção do profissional de Educação Física neste campo de trabalho. O objetivo da pesquisa foi identificar e refletir acerca das metodologias de ensino utilizadas nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, no Município de Boa Vista do Buricá - RS. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso realizado com seis professores com formação em Pedagogia, sendo quatro atuantes na Escola Municipal de Educação Infantil São José, pertencente ao sistema educacional público do município, e dois que atuam na Escola de Educação Infantil São Francisco de Assis, instituição da rede privada. A coleta de dados aconteceu por meio de uma entrevista semiestruturada e por meio da observação das aulas. O desenvolvimento da mesma, possibilitou identificar a presença da disciplina de Educação Física apenas na instituição privada, sendo utilizado nas referidas práticas, o método tradicional e o método compreensivo. Já na instituição pública, não foi possível identificar a presença de métodos de ensino específicos a referida disciplina, isso porque ela não é desenvolvida de forma específica. Em ambas instituições não se faz presente o profissional de Educação Física, ficando assim limitado às práticas do campo de experiência corpo, gestos e movimentos que são indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial no contexto da escola pública, que apresenta como um dos momentos da aula o “brincar livre”, sem planejamento prévio, ou mesmo, objetivos de aprendizagem.