Navegando por Autor "Feltraco, Liandra de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Sobre ser professora: Gênero e luta de classes na escolha pela pedagogia(2022-03-22) Feltraco, Liandra de OliveiraO presente estudo refere-se à uma pesquisa feita no trabalho final do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí, e tem como tema: Sobre ser Professora: Gênero e Luta de Classes na escolha pela Pedagogia. O objetivo principal é analisar e compreender através das perguntas problemas quem são os indivíduos que cursam licenciatura e, mais especificamente, pedagogia, nos dias atuais e o que as levou para essa escolha, tendo como eixo principal o papel da cultura na formação destes sujeitos. As perguntas são: Seria a pedagogia, para eles, uma das únicas janelas de oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico? Quais as razões que os levaram a essa escolha? Essas problematizações nos impelem a refletirmos sobre a identidade profissional docente e seus posicionamentos dentro da prática profissional, bem como a buscar maior embasamento sobre os conceitos de ordem sócio econômico que incidem sobre as classes trabalhadoras, para assim, executar a abordagem dos conhecimentos favorecendo a aprendizagem de todos. A investigação se deu através de uma entrevista com uma professora atuante da profissão e com as estudantes do curso de pedagogia. Nos mostrando que as pessoas que procuram o curso estão entre as classes médias sociais, além de fazer parte de uma questão de gênero social, onde as mulheres são responsáveis pela educação das crianças. Suas identificações com o curso variam, mas perceptivelmente ele não é a primeira opção de licenciatura das estudantes, sendo escolhido como segunda opção ou sendo o curso que oportunizou uma entrada no ensino superior. Dentre isso, é necessário que pensemos na importância da profissão de pedagogia, bem como sua relevância social para que dê fato, ela seja uma profissão pensada e valorizada, tanto pela sociedade quanto pelas próprias pessoas que a exercem.