Navegando por Autor "Lima, Jean Fortes de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Associação do nível de prática de atividade física com os indicadores de aptidão física relacionada à saúde na educação física escolar(2012-07-23) Lima, Jean Fortes deO objetivo do presente estudo foi avaliar a associação entre os níveis de atividade física habitual (inativos, pouco ativos, moderadamente ativos e muito ativos) e os indicadores de aptidão física relacionada à saúde dos alunos matriculados nas séries finais da Esc ola Municipal de Ensino Fundamental Nenê Boava, do município de Dois Irmãos das Missões/RS, entre 11 e 16 anos de idade, de ambos os sexos, participantes das aulas de Educação Física da escola. A amostra desse estudo foi composta por 32 alunos, send o 56,25% (n=18) do sexo masculino e 43,75% (n=14) do sexo feminino. Foi utilizada a metodologia descritiva e de campo, sendo analisadas as seguintes variáveis: nível de atividade física habitual (inativo, pouco ativo, moderadamente ativo e muito ativo); composição corporal (IMC); resistência cardiorrespiratória (corrida/caminhada de 9 minutos); força/resistência muscular (abdominais em 1 minuto); e flexibilidade (teste de sentar-e-alcançar). Considerando os níveis de prática de atividades físicas dos alunos, bem como, os resultados dos mesmos nos testes de aptidão física relacionada à saúde, evidenciou-se que os alunos, sobretudo do sexo feminino da população estudada, estão bem mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças crônico não -transmissíveis, visto que boa parte dos mesmos possui estilos de vida sedentário (pouco ativo), bem como, não se classificaram dentro da ZSApFRS nos testes ApFRS. De fato, bons níveis de atividade física são extremamente importantes para o desenvolvimento dos indicadores de ApFRS, mas, não podem ser os únicos responsáveis pelas mudanças favoráveis dos mesmos. Portanto, acredita-se que o papel da Educação Física escolar deve ser o de habilitar os alunos à prática de atividades físicas, fornecendo subsídios e encorajando -os à adoção de estilos de vida ativa e levando-os a compreender os múltiplos fatores que levam à inatividade física ou a baixos níveis de atividade física, a fim contribuir para o entendimento da relação entre atividade física, aptidão física e saúde, bem como, para o desenvolvimento de estilos de vida ativa para todos.Item Educação física escolar e educação ambiental: o saber da experiência em uma unidade didática transdisciplinar de práticas corporais de aventura(2021-04-29) Lima, Jean Fortes deO presente estudo abordou as Práticas Corporais de Aventura na perspectiva da Educação Ambiental nas aulas de Educação Física. Buscou-se, no decorrer desta pesquisa, promover um diálogo entre a Educação Física, as Práticas Corporais de Aventura e a Educação Ambiental, a fim de responder os seguintes problemas de pesquisa: Qual o lugar do saber da experiência no âmbito das Práticas Corporais de Aventura? As Práticas Corporais de Aventura contribuem para a sensibilização ambiental dos educandos? O objetivo geral desse estudo refletiu acerca dos limites e possibilidades de uma unidade didática transdisciplinar de Práticas Corporais de Aventura desenvolvida nas aulas de Educação Física da turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino do Município de Dois Irmãos das Missões/RS, analisando as experiências corporais induzidas por meio dessa temática e suas possíveis contribuições para a sensibilização ambiental dos educandos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, classificada com base nos procedimentos técnicos utilizados como uma pesquisa- ação crítica. A pesquisa foi composta por sete (07) educandos de uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental, sendo quatro (04) masculino e três (03) feminino, entre 14 e 18 anos de idade. A revisão da literatura procurou através de diferentes fontes (livros, artigos publicados em periódicos especializados das áreas, leis, diretrizes, parâmetros e bases curriculares) compreender assuntos referentes à Educação Física escolar, Práticas Corporais de Aventura e Educação Ambiental. Para a produção dos dados, foram desenvolvidas dez (10) aulas de Práticas Corporais de Aventura, tematizando o Trekking e o Slackline. Foi utilizado no desenvolvimento da unidade didática a metodologia do Aprendizado Sequencial, organizada por Joseph Cornell (2008b), a qual possui quatro fases que fluem de uma para a outra (despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, experiência direta e compartilhar a inspiração). As análises das aulas foram realizadas através de um questionário semiaberto, anotações do diário de campo, registros fotográficos e através de um grupo focal que teve como intuito avaliar as aprendizagens, percepções e possíveis mudanças de concepções dos mesmos com relação às temáticas abordadas. Todos os dados produzidos foram submetidos à análise e interpretação para a identificação dos resultados em diferentes categorias. Os resultados desse estudo apontam para a importância da Educação Física enquanto uma disciplina educativa, capaz de contribuir de maneira efetiva para a sensibilização ambiental dos educandos pelas Práticas Corporais de Aventura, possibilitando situações de aprendizagem que proporcionam mudanças de atitudes que ajudam a modificar a relação dos mesmos com a natureza na perspectiva da Educação Ambiental, potencializando o desenvolvimento de um certo grau de consciência ambiental.