Navegando por Autor "Machado, Gisele Cristina"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Atendimento educacional especializado: relato de experiência de um aluno com autismo(2015-05-04) Machado, Gisele CristinaO trabalho monográfico desenvolve a temática sobre o atendimento educacional especializado (AEE) na educação inclusiva. Demonstrando o movimento da inclusão na esfera politica partindo da legislação para a prática. Trazendo um referencial teórico que contempla pressupostos da inclusão e aspectos legais do AEE no que diz respeito as finalidades, princípios e organizações da sala de recurso. Como metodologia utilizamos entrevista com profissionais e familiares de um aluno com diagnóstico de autismo que frequenta uma escola pública. Traz como objetivo, demonstrar possibilidades e fragilidades de uma inclusão na escola, percebendo as muitas barreiras, mas quando temos uma proposta de instituição escolar que leva em conta a participação de todos os seus membros a inclusão é possível.Item Os caminhos da inclusão no mercado de trabalho(2012-09-21) Machado, Gisele CristinaO trabalho a seguir apresenta uma produção teórica acerca dos caminhos percorridos na inclusão no mercado de trabalho. Após leituras de autores renomados sobre o assunto, trago algumas contribuições para esta reflexão. O ponto de partida iniciou-se pelo discurso da responsabilidade social, colocando as margens sociais do momento histórico vivido. As leituras partiram da possibilidade de articulação com a lei de cotas, destacando pontos importantes para a inserção das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. Este estudo monográfico é composto por três capítulos. O primeiro trata de conceituar o mercado de trabalho e a responsabilidade social atribuindo às demandas da legislação no movimento do trabalho. O segundo apresenta referências acerca da legislação e as deficiências considerando as diferenças. E no terceiro capitulo apresenta as discussões e analises da pesquisa de campo realizada no município de Ijuí, tratando de enfocar as três pontos para perceber a inclusão que consiste: a visão do gestor, dos trabalhadores e da assessoria para com as empresas e funcionários incluídos. Com isso, os objetivos pretendidos são o de explorar o tema e teorizar acerca de como ele é percebido e elaborado no meio social.