Navegando por Autor "Martins, Mariane Denise"
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Item Movimentos sociais do campo: desafios à reflexão teórica(2012-08-02) Martins, Mariane DeniseEste trabalho busca refletir sobre o movimento social do campo na atualidade. Especialmente, compreender a estrutura e a conjuntura social dos movimentos da Via Campesina, no Rio Grande do Sul, partindo da crise em que se encontram. A partir desse entendimento, busco estabelecer bases teóricas à reflexão e discussão de uma reorganização teórica e/ou metodológica do movimento social camponês. Esta pesquisa justifica-se pelo fato de que os movimentos sociais do campo tiveram um papel importante no cenário brasileiro nos anos 1980 e 1990, pelas conquistas importantes aos trabalhadores do campo e hoje, com o descenso, precisam compreender a conjuntura e rever sua base teórica para poderem se restabelecer na sociedade. A hipótese que orienta a pesquisa é de que houve mudanças sociais significativas e muito rápidas, nos últimos 20 anos. A sociedade se reestruturou e os movimentos sociais não acompanharam estas mudanças. Existe assim, uma crise nas bases estruturais e metodológicas, que diz respeito, inclusive, às bases teóricas inadequadas usadas nesta conjuntura, que impedem os movimentos de avançarem. Através de uma revisão bibliográfica qualitativa, busco autores que podem subsidiar uma análise da realidade social do Rio Grande do Sul. O resultado da pesquisa é de que, a partir do desenvolvimento do Neoliberalismo e, nos últimos tempos, após a eleição de Lula à presidência, os movimentos que compõem a Via Campesina, vivem um descenso. A perca da Igreja como aliada e o do Estado como principal inimigo, associado a uma realidade de difícil interpretação, a partir de suas leituras ortodoxas, coloca os movimentos em crise e diante do desafio de fazer uma avaliação metodológica e buscar uma leitura atualizada da realidade. Da discussão sobre as bases teóricas, fica clara a importância de um resgate da pluralidade das teorias dos movimentos sociais e a sugestão de Edward Palmer Thompson, como um autor que conseguiu atualizar a teoria marxista e portanto pode contribuir para a superação da interpretação ortodoxa marxista. No final desta pesquisa ficam algumas interrogações como a “natureza” revolucionária dos movimentos sociais e o tipo de relação estabelecida com a Igreja que juntamente com outras questões reforçam a ideia de que este trabalho sociologico é o inicio de uma reflexão que busca ajudar as ações sociais dos sujeitos, neste caso, os movimentos sociais do campo que compoem a Via Campesina no Rio Grande do Sul.Item Processos de ensino e aprendizagem na modalidade de EAD: uma discussão a partir da compreensão de professores(2018-07-13) Martins, Mariane DeniseA Educação a Distância teve um grande crescimento nos últimos tempos. Este é resultado do desenvolvimento das TICs, o que influenciou diretamente na metodologia e no aumento do número de alunos. A partir destas questões, a modalidade foi legalizada, aumentando ainda mais o número de alunos e cursos de Graduação e Pós-Graduação. Com o novo caráter legal, a modalidade EaD passa a ter uma exigência fundada em outros patamares, inclusive formais, em relação à qualidade do ensino. Isso mobiliza uma série de pesquisas que discutem vários desafios desta modalidade, desde as dificuldades dos professores de atuação no ensino, até os ambientes virtuais de aprendizagens. Do ponto de vista do ensino e aprendizado, nesta modalidade, algumas pesquisas apontam para a necessidade de formação dos professores, visto que eles acabam reproduzindo a forma de ensino da modalidade presencial, referência que tem enquanto modo de ensinar. A partir destas colocações, um dos desafios da educação é pensar uma formação de professores que mobilize uma aprendizagem significativa nestes sujeitos, para que construam propostas de ensino coerentes com a modalidade EaD. Para tal, esta formação deve partir da teoria implícita do professor sobre o processo de ensino. Esta teoria implícita e sua constituição, ou reformulação, acaba sendo um campo a ser explorado pela pesquisa. Assim, esta dissertação buscou responder ao objetivo, através da perspectiva de uma Pesquisa-ação, de compreender as mudanças e continuidades nas concepções sobre o ensino na modalidade EaD de professores universitários participantes de uma experiência de formação colaborativa. A pesquisa foi desenvolvida em onze encontros onde os professores apresentaram seus planos de aula que usavam em uma disciplina da modalidade EaD; fizeram estudos e reflexões teóricas voltadas para a disciplina apresentada; refizeram seus planos de aula e reapresentaram. Depois dos encontros, a análise dos dados aconteceu através da metodologia da Análise de Conteúdo, a partir da transcrição das gravações dos encontros e o diário de campo utilizado. Os resultados desta análise apontam que não se evidenciaram mudanças nas concepções dos professores em relação ao ensino na modalidade EaD, mas foram significativas as alterações nos tipos de atividades propostas por eles, demonstrando possibilidades reais de transformações nas concepções, se empreendido um planejamento mais longo no processo de formação na perspectiva colaborativa. O estudo também referendou a experiência de formação colaborativa como espaço de grande potencial de diálogo e formação, em vistas de mudanças nos processos de ensino. Além disso, os professores demostraram que suas concepções de ensino são baseadas em entendimentos de aprendizagem associativa e não construtiva. O estudo aponta questões para reflexão, estudos futuros e possíveis processos de formação, como a importância da discussão de tempo e lugar, a metodologia utilizada atualmente na formação continuada de professores e os processos de avaliação nas disciplinas.