Navegando por Autor "Melesko, Bruno Mateus"
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Item Fidelidade e lealdade: uma relação dos cooperados com sua cooperativa(2012-02-01) Melesko, Bruno MateusEste trabalho tem como objetivo verificar e identificar os fatores que influenciam a lealdade e a fidelidade dos associados da Cotrirosa, unidade da Linha Primeiro de Março, interior de Campina das Missões. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória, devido o estudo ser realizado em uma área na qual existe pouco conhecimento acumulado e sistematizado, e pesquisa descritiva porque tratou da exposição de características de determinados associados. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas, aplicado diretamente aos sujeitos implicados no estudo. A coleta foi realizada nos meses de julho e agosto de 2011, pela parte da noite entre as dezenove e vinte e duas horas, com visitas a vinte e dois sócios, onde também toda a família participou da entrevista. Os associados entrevistados foram escolhidos pelo método da acessibilidade e da conveniência de forma que representasse os diferentes perfis de produtores. A partir da análise dos questionários pode se construir um diagnóstico do perfil dos associados e verificar ações que podem contribuir para o fortalecimento da fidelidade. Para isso, fez-se necessário, analisar itens em relação ao atendimento, assistência técnica, estrutura de recebimento da produção, preços dos insumos que são praticados pela cooperativa, entre outros. O estudo conclui que os principais fatores que contribuem para a fidelidade dos associados estão relacionados à confiança e credibilidade da cooperativa, a boa qualidade da assistência técnica oferecida, ao atendimento satisfatório oferecido pelos colaboradores e ao bom preço dos produtos oferecidos pela cooperativa. Já os fatores inibidores estão relacionados aos descontos praticados na hora da entrega da produção, ao convívio familiar e informal com o comerciante da região e aos contratos de “soja verde” oferecidos pela concorrência. Conclui-se também que a fidelidade é uma estratégia muito eficiente para conquistar os associados, no momento em que estes estão satisfeitos.