Navegando por Autor "Mognhon, Patricia Maria Franck"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A enfermagem: o lugar da vida, do sofrimento do profissional cuida(dor).(2016-06-03) Mognhon, Patricia Maria FranckO presente trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa sobre o sofrimento psíquico dos profissionais de enfermagem. Para tanto, utiliza-as da metodologia de análise bibliográfica para dar conta de seus objetivos. Nele são investigadas as formas de organização e as condições do trabalho de enfermagem, considerando que o labor cumpre uma função estruturante na vida do trabalhador podendo ser fonte de prazer ou mal-estar. O estudo faz um atravessamento entre os campos de estudos da enfermagem e da psicologia. Organizado em um único capítulo, conta como eixo norteador o trabalho e o sofrimento psíquico do trabalhador de enfermagem, considerando que este concilia cuidados e gestão. Essa forma de organização do trabalho, acrescida da exposição do profissional a dor, contribui para as manifestações de sofrimento psíquico.Item A qualidade de vida no trabalho em uma empresa de prestação de serviços de higiene e limpeza: o caso da Limp-já(2018-12-06) Mognhon, Patricia Maria FranckO presente estudo tem como objetivo identificar a percepção da satisfação da QVT dos colaboradores da Limp-já a partir dos oito fatores de QVT definidos por Walton, estando a empresa Limp-já: Serviços de Limpeza, Manutenção e Conservação de Ambientes, situada na cidade de Passo Fundo/RS. A pesquisa foi de natureza aplicada com abordagem qualitativa e quantitativa quanto aos objetivos foi descritiva utilizando os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e de campo. A amostra ficou definida em dez colaboradores de um universo de cem funcionários que totalizam o quadro de colaboradores da organização pesquisada. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho, adaptado segundo o modelo de Walton (1973), buscando identificar o nível de satisfação atribuído a cada uma das oito categorias de QVT. Na análise dos resultados foi possível constatar que a QVT dos pesquisados apresenta um nível satisfatório. A pesquisa realizada considerou que as ações propostas de QVT, quando implantadas e incentivadas, podem aumentar o nível de satisfação e melhorar a motivação dos colaboradores, fortalecendo o vínculo e o compromisso do colaborador com a empresa.