Navegando por Autor "Ramos, Raphael Darold"
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Item Impacto do avanço de ignição na leitura da sonda lambda em motores de combustão interna(2021-12-08) Ramos, Raphael DaroldQuando se diz respeito ao aproveitamento do combustível e eficiência em motores de combustão interna ciclo Otto quatro tempos que equipam os veículos de passeio, começa-se a busca incessante por meios de melhoramento destes parâmetros. Des-ta forma, nasce a presente pesquisa, a qual aborda sobre o uso de recursos existen-tes no mercado de injeção e ignição eletrônica programável, que permite a realiza-ção de testes e comprovação de teorias na prática. Para isso, são realizados testes em um veículo VW Parati 1994 motor AP 1800, equipado com uma injeção progra-mável Fueltech FT250 e um condicionador de sonda lambda, onde o veículo é colo-cado em movimento com objetivo de obter dados pertinentes do motor em uma de-terminada rotação e carga fixas, de modo a analisar o comportamento do valor de sonda lambda resultantes em vários avanços de ignição. Apresentação do experi-mento se dá inicialmente pela apresentação dos objetivos do trabalho, seguido pela justificativa para tal. Logo após, são abordadas as referências bibliográficas, onde se detém a estudar os principais autores de motores de combustão interna e inje-ção/ignição programável, a fim de construir um referencial que norteie conhecimen-tos desde os princípios básicos de um motor de combustão interna até os seus pa-râmetros mais detalhados de funcionamento. Conseguinte, no desenvolvimento tem-se a definição de um motor que será submetido a testes práticos para efetivação das teorias estudadas, onde se determina quais os parâmetros de tal motor para um ex-perimento seguro e certeiro. Desta forma, são realizados os testes e coletados os dados que são apresentados nos resultados, seguindo pela abordagem das conclu-sões e considerações finais a cerca de toda pesquisa desenvolvida, mostrando que o valor de sonda lambda não se alterou com as variações de avanço de ignição, en-tretanto, notoriamente foi concluído uma melhor resposta de ascensão da rotação conforme maior o avanço de ignição, resultando em uma melhor eficiência da ener-gia disponibilizada ao motor.