Navegando por Autor "Rosa, Tatiane Oliveira Martins da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A Geometria nos cursos de licenciatura em matemática no Rio Grande do Sul: algumas considerações(2016-04-13) Rosa, Tatiane Oliveira Martins daO presente artigo foi produzido a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, mas que considera tratativas quantitativas. Tem como objetivo analisar o programa curricular proposto por cursos de licenciatura do Rio Grande do Sul, visando identificar de que forma a Geometria aparece nesses cursos, como é proposta e se estes contemplam, de alguma forma, elementos da Geometria não Euclidiana no processo de formação do professor. A referida pesquisa considera como material empírico, projetos pedagógicos dos cursos (PPC) e/ou as matrizes curriculares de 16 cursos de licenciatura em Matemática do Rio Grande do Sul, as ementas e os planos de ensino correspondentes às disciplinas que levam no nome o termo ―geometria‖. A partir destes materiais os dados foram registrados e organizados em um quadro e analisados conforme duas unidades de análise: Geometria nos cursos de licenciatura em matemática: ênfase na geometria euclidiana, metodologia e recursos didáticos pedagógicos e Geometria não euclidiana nos cursos de licenciatura: algumas considerações. As análises basearam-se, especialmente nas ideias de Brasil (1996, 2001, 2002); Dante (1991); Fossa (2011); Leivas (2009); Sallum (2005), entre outros. As análises apontam que os cursos de licenciatura em matemática das dezesseis IES pesquisadas apresentam disciplinas cujo nome consta o termo Geometria. As mais comuns entre os cursos são Geometria Analítica, Geometria Plana e Geometria Espacial, o número de disciplinas cujas ementas trazem o uso de recursos tecnológico e materiais não chega cinquenta por cento das que foram consideradas. Nos cursos analisados a metade apresentam tratativas acerca da metodologia de Resolução de Problemas em suas Propostas de ensino e as Geometrias não Euclidianas, praticamente, não são propostas nos documentos analisados.