Navegando por Autor "Sartori, Guilherme Mateus"
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Item As necessidades de controles internos dos empreendimentos de pequeno e médio porte na cidade de Ijui e as contribuições do profissional de contabilidade(2018-12-06) Sartori, Guilherme MateusO foco deste trabalho é avaliar a demanda por serviços contábeis por parte das micro e pequenas empresas, com o intuito de verificar a percepção dos gestores das organizações quanto às atividades do contador e os serviços contábeis recebidos. A pesquisa foi fundamentada em revisão bibliográfica, sendo realizada em livros, artigos de periódicos científicos e de anais de congressos, além de pesquisas na internet. Foram entrevistados vinte gestores de micro e pequenos empreendimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços da cidade de Ijuí. Foi aplicado um questionário aberto presencial com os gestores das empresas. O resultado encontrado foi de que um número significativo de micro e pequenos empresários percebem os contadores somente como provedores de serviços relacionados ao recolhimento dos impostos e encargos sociais; e não como um profissional especializado na produção de informação para controle e avaliação de desempenho. Também pode-se verificar que são carentes de informações de profissionais qualificados, ou de informações técnicas sobre a gestão do negócio.Item A relevância do sistema de informações do setor de RH de uma universidade na visão dos usuários(2014-03-12) Sartori, Guilherme MateusEste trabalho apresenta o estudo realizado com os usuários do Sistema de Informações de Recursos Humanos de uma Universidade e sua visão sobre a estrutura do mesmo. A problemática do estudo era identificar qual a relevância da avaliação do sistema de informações do setor de RH da Universidade frente à necessidade dos usuários nos níveis operacionais e táticos. Os objetivos principais eram avaliar as informações geradas pelo sistema de informações do setor de RH da Universidade com as informações demandadas pelos usuários dos departamentos, filtrando e preparando informações relevantes que instrumentalizam a gestão. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi classificada como pesquisa aplicada, sendo utilizado o instrumento de entrevista estruturada para o desenvolvimento do mesmo. Após, fez-se a interpretação dos resultados de forma descritiva e gráfica, buscando identificar os aspectos mais relevantes citados pelos participantes deste estudo. Ao final, apresentam-se os resultados da pesquisa e uma análise crítica a respeito das informações apontadas pelos usuários e as disponibilidades do sistema. Entre os resultados da pesquisa, pode-se destacar o grande envolvimento dos usuários operacionais com o sistema e a usabilidade do mesmo para as tomadas de decisões.