Navegando por Autor "Sarturi, Bruna da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item O trabalho do/a assistente social na prevenção e enfrentamento da violência escolar: um estudo a partir do estágio supervisionado em Serviço Social realizado na Escola Municipal De Ensino Fundamental Waldenor Winkler De Panambi/RS(2015-11-19) Sarturi, Bruna da SilvaO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar e refletir sobre a atuação do/a Assistente Social, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldenor Winkler de Panambi/RS, bem como refletir sobre a importância da inserção do profissional em Serviço Social para efetivação de direitos na educação. Está embasado na pesquisa exploratória de campo, com abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria Social e no Método Dialético Critico, nas categorias historicidade, totalidade e contradição. Busca-se através deste estudo atribuir maior visibilidade e importância para o trabalho do Assistente Social assim como sua inserção nas escolas. Para isto, apresentam-se aspectos conceituais e históricos da educação como política social, contemplando com a Lei de Diretrizes e Bases e o Plano Nacional de Educação, assim, seguindo com a questão social no universo escolar e as contribuições e competências do Assistente Social neste espaço, e por fim o trabalho do Assistente Social na educação a partir da experiência de estágio supervisionado realizado no período de março de 2013 a junho de 2014, a partir da problemática de como vem ocorrendo o trabalho do Assistente Social na educação de Panambi, mais especificamente na Escola Waldenor Winkler e suas contribuições para a prevenção e enfrentamento da violência escolar e por fim os resultados alcançados com o projeto de intervenção. Conclui-se ser inegável a importância do assistente social nas escolas, pois além de contribuir para a garantia e efetivação do direito a educação, também contribui de forma interdisciplinar para a equipe escolar, para a própria profissão e para os sujeitos usuários, na construção de novos aprendizados e na qualificação dos serviços prestados.