Navegando por Autor "Skrsypcsak, Daniel"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Educação em valores morais: potencialidades de uma experiência em formação continuada de professores(2021-09-30) Skrsypcsak, DanielO universo de discussão da problemática sobre o ensino dos valores morais perpassa a reflexão sobre os mesmos e como são, ou poderiam ser ensinados na escola. Parte-se do princípio que o ensino dos valores pode ser assumido pela escola e esta, fazer sentido a partir de uma construção e reflexão de um mundo comum com a participação de todos os agentes envolvidos no espaço escolar. Objetivou-se investigar os processos mobilizados (dimensão cognitiva, da formação e da elaboração da proposta) por professores numa formação colaborativa para discutir e planejar um projeto institucional de educação em valores morais numa escola da rede pública do Estado de Santa Catarina. Objetivou-se, também, problematizar com o coletivo de professores os fundamentos da educação em valores morais e como estes orientam suas práticas, discutindo métodos e estratégias com diferentes abordagens e recursos para promover o ensino dos mesmos. Verificou-se, ainda, o potencial de uma formação colaborativa fomentando uma atitude de problematização, reflexão e discussão sobre o ensino dos valores no que se refere ao papel da escola, dos professores e da família, atribuído pelos professores participantes da pesquisa, além de perceber-se as dificuldades e os desafios encontrados por esses profissionais nesse processo. Buscou-se, como principal base teórica deste estudo, autores do campo da Psicologia Moral, que possuem relevantes pesquisas e experiências realizadas em escolas brasileiras. A partir desse referencial, procurou-se estabelecer as inter-relações necessárias que abrangem o campo da Educação. Nos aspectos metodológicos, a pesquisa caracterizou-se como um estudo teórico-empírico, com abordagem qualitativa, e como procedimento utilizado o estudo de caso e a pesquisa colaborativa. O estudo envolveu 24 professores de uma mesma escola que participaram de uma formação de 40 horas presenciais ao longo do ano letivo de 2019. Os instrumentos para a produção dos dados consistiram em entrevista, questionário inicial e final, observações do espaço escolar e dos planejamentos coletivos e diário de bordo do participante e do pesquisador. Para as análises, o método empregado foi a análise de conteúdo. Na apresentação dos dados, dividiu-se em temas que consistiram o ponto de partida (concepções iniciais) e o ponto de chegada (concepções finais) em relação: à concepção do ensino dos valores, ao papel da escola, dos professores e da família, bem como aos desafios e às dificuldades enfrentadas no espaço vivido. Ainda se apresentou às marcas do processo vivido ao longo da formação colaborativa. Entre os resultados, destaca-se que a formação colaborativa e continuada realizada no espaço escolar é importante por ter um potencial que opera nos professores a reflexão sobre sua prática pedagógica, confrontando suas concepções quanto aos valores morais com o que se considera desejável para nossa sociedade. Esse confronto possibilitou perceber nos participantes algumas manutenções, mas principalmente, mudanças de concepção em relação ao ensino dos valores na escola e quais seriam os valores mínimos a serem desenvolvidos no referido espaço. Da mesma forma, percebeu-se mudanças significativas em relação ao papel da escola, dos professores e da família sobre o ensino dos valores. Ainda, entende-se que os processos pessoais e coletivos, vividos de forma colaborativa no espaço escolar, são necessários e oportunizam um eixo de referência fundamental e indispensáveis para colocar em movimento um projeto educativo nesta temática.