Navegando por Autor "Vargas, Rosana Souza de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua Inglesa: uma análise do discurso de futuros professores de línguas(2019-07-10) Vargas, Rosana Souza deEstudos como os de Lightbown e Spada (2013), apontam que o ensino da Língua Inglesa (LI) como segunda língua vem sendo ofertado pelas instituições públicas através de abordagens tradicionais de ensino. Desse modo, como um modo alternativo à acepção tradicional de ensino salientada, vejo as Tecnologias de Informação e Comunicação (doravante TIC), como criações que atuam na condição de parceiras intelectuais dos sujeitos, fornecendo-lhes elementos que, sob uma perspectiva crítica, auxiliam-nos a agir no mundo (MIRANDA, 2007; JONASSEN, 2000; KURTZ, 2015; FREITAS, 2010; WERTSCH, 2002). Assim, o objetivo desse trabalho é investigar e analisar os discursos estabelecidos de futuros professores de cursos de licenciatura em Letras – Português e Inglês, em universidades comunitárias, componentes do COMUNG-RS, localizadas no Rio Grande do Sul, buscando entender como ocorre a formação dos futuros docentes em língua inglesa e os processos de ensino-aprendizagem que a envolvem. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, enquanto método de cunho qualitativo, empreando a análise textual discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011), como método de análise de dados. Dessa forma, como resultado, os discursos revelam que a formação dos futuros professores envolvidos engloba a discussão acerca das TIC, mas não de forma satisfatória, revelando em suas práticas, que os futuros profissionais tendem a uma perspectiva técnica de ensino sobre as TIC. O meio pelo qual tal viés possa ser abandonado, é que a formação de professores considere um ensino transversal a partir das TIC, não apenas em disciplinas isoladas e ainda que seja realizado por meio de todos os profissionais envolvidos.