Navegando por Autor "Vargas, Tairone Girardon de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Entre o antes e o depois: o estudo de caso de uma professora de educação física envolvida em um processo de (re)formulação colaborativa da disciplina(2015-04-02) Vargas, Tairone Girardon deA história da Educação Física escolar brasileira foi marcada por dois grandes períodos. No primeiro período ela foi pautada inicialmente pela instituição médica e, na sequência, pelas instituições militar e esportiva, respectivamente. Já o segundo período foi marcado pelo denominado movimento renovador da Educação Física brasileira, iniciado na década de 80, o qual buscou elevar a Educação Física á condição de disciplina e não mais uma atividade exclusivamente prática. Em virtude do movimento renovador, anos mais tarde, a LDB 9394/96 determina que a Educação Física passe a ser uma disciplina e não mais uma atividade. No entanto, a Educação Física encontra dificuldades para consolidar seu status de disciplina, isso porque, as práticas docentes ainda são influenciadas por marcas de antes do movimento renovador. Nesse contexto, o presente estudo teve por objetivo realizar uma análise das percepções de uma professora de Educação Física de uma escola pública de Educação Básica envolvida num processo de (re)formulação colaborativa da disciplina no Ensino Médio. De forma específica, o trabalho investigou as percepções da docente antes e depois da implantação do projeto curricular – concebido com base nos princípios do movimento renovador – destacando sua compreensão sobre a Educação Física escolar e sua própria atuação docente. Para isso desenvolvemos um estudo de caso, utilizando uma pesquisa com uma abordagem qualitativa de caráter etnográfico. As interpretações dos dados coletados permitiram entender que a professora percebeu uma mudança na sua prática de ensino durante o processo de (re)formulação da disciplina. O reconhecimento de mudança por parte da professora fez com que ela deixasse de atuar dentro de um perfil caracterizado pelo desinvestimento pedagógico e passasse a trabalhar na direção de uma Educação Física centrada em proporcionar conhecimento a seus alunos. De acordo com as percepções da professora entendemos que ela passou a legitimar a Educação Física como um componente curricular similar aos demais que integram o currículo da Educação Básica.Item A inserção de crianças na prática do judô: um olhar dos pais e responsáveis(2020-02-24) Vargas, Tairone Girardon deA atual Educação Física de nossa sociedade apresenta inúmeras práticas corporais sistematizadas. O esporte é uma das principais, se não a mais explorada e vivenciada em diferentes meios. Várias modalidades esportivas são praticadas em desiguais locais e sobre distintas observações. Nesse trabalho dialogamos sobre os esportes de combate, em específico nos propomos investigar o olhar dos pais e responsáveis de crianças praticantes de Judô. Para isso, apresentamos uma classificação desse tipo de esporte seguindo sua lógica interna e características específicas dos esportes de combate. Prosseguimos com um dialogo sobre as dimensões do conteúdo, procedimental, conceitual e atitudinal e uma aproximação com os saberes biológicos, sociais e psicológicos. De ordem metodológica, trabalhamos com uma abordagem mista, articulando informações qualitativas e quantitativas. Seguido de um estudo de caso, que utilizamos como instrumento para coleta das informações um questionário online. Os dados apresentados pela pesquisa foram analisados através de um diálogo das informações, nesse caso em quatro situações. Apresentação e informações pertinentes aos sujeitos colaboradores do estudo, pois foram os mesmos que protagonizaram as respostas trabalhadas nessa pesquisa. Uma aproximação do desenvolvimento físico e biológico das crianças na perspectiva procedimental, na lógica do saber fazer. Também tratamos dos desdobramentos sobre informações relacionadas ao conhecimento conceitual do Judô. E uma síntese da competência atitudinal, a capacidade de socialização e interação das crianças vista pelos colaboradores do estudo. Desse modo, é percebível observar que a partir das colocações feitas pelos pais e responsáveis das crianças a prática do Judô consegue articular uma dimensão procedimental, conceitual e atitudinal em prol de um desenvolvimento profícuo do saber biológico, psicológico e social dos alunos.