Navegando por Autor "Wottrich, Suelen Cibeli"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração(2015-04-17) Wottrich, Suelen CibeliO presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que objetiva compreender como a história da matemática, vista como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino e na aprendizagem de frações. Para tanto, traz como questão norteadora: como a história da matemática, entendida como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental?. As análises foram proporcionadas a partir do desenvolvimento de um planejamento de ensino, baseado no problema da medida vivenciado no Egito e evidenciado por Caraça (2002). Tendo como material empírico o planejamento, as transcrições e as anotações do diário de campo e as fotos tiradas dos materiais/registros produzidos pelos alunos. Com o intuito de analisar estes materiais a presente pesquisa apresenta duas unidades de análise, a primeira considerando a ideia da medida, e a segunda tratando da organização do conceito de fração a partir da história matemática das frações. Verificando, dessa maneira a potencialidade do recurso à história da matemática e também da investigação matemática, por constituírem um contexto em que o conceito matemático pode ser ressignificado.Item Modelagem Matemática do Tempo de Vida de Baterias de Lítio Íon Polímero a partir do Modelo Elétrico para Predizer Runtime e Características V-I(2017-12-05) Wottrich, Suelen CibeliO crescimento no uso de dispositivos móveis tem sido evidenciado nos últimos anos, pois estes proporcionam comodidade, mobilidade e facilidade. O tempo de funcionamento destes dispositivos está limitado pela duração da carga de sua bateria. Desta forma, se faz necessário estudar o processo de descarga de baterias, visando predizer o seu tempo de vida e, consequentemente, o tempo de funcionamento do dispositivo móvel a ela associado. Uma das maneiras de realizar esta predição é através de modelos matemáticos, capazes de simular o comportamento de descarga da bateria e, assim predizer o seu tempo de vida. Neste trabalho, é proposta a modelagem matemática do tempo de vida de baterias do tipo Lítio Íon Polímero (LiPo), utilizando o modelo elétrico para Predizer Runtime e Características V-I (i.e., de tensão e corrente) de uma bateria, sendo que, para a estima ção dos parâmetros do modelo, é adotada uma metodologia baseada em ajuste de curvas, evidenciada por Chen e Rincón-Mora (2006). Desta maneira, pretende-se validar a estimação de parâmetros para obter um modelo acurado e de fácil implementação capaz de predizer o tempo de vida de baterias. As simulações computacionais são realizadas com o auxílio do software Matlab, considerando dados experimentais de baterias de LiPo, modelo PL383562-2C, obtidos de uma plataforma de testes. O modelo é avaliado através da comparação entre os seus resultados simulados e os resultados experimentais e a sua precisão é avaliada através da comparação com outro modelo relativamente acurado da literatura.