Navegando por Autor "Zamberlan, Diovani Mateus"
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Item Plano de negócios para implantação de uma empresa de confecção de uniformes na cidade de Panambi / RS(2019-03-06) Zamberlan, Diovani MateusIntrodução: É fato que o uso de uniformes corporativos nas empresas, além de ser um benefício, propicia conforto e comodidade aos funcionários, também têm função estratégica em relação à divulgação da marca e de como as pessoas de fora da empresa a veem, portanto, empreender neste ramo pode ser um negócio lucrativo e satisfatório. Empreendedorismo é uma forma de manter as novidades e melhorias no mercado, transformando o que já existe ou criando algo novo visando propiciar maior comodidade e satisfação para o público em geral. Dornelas (2015) define que a integração entre pessoas e processos pode tornar-se um negócio de sucesso quando bem trabalhada e administrada. O indivíduo que promove o empreendedorismo é um empreendedor. Chiavenato (2012) define como empreendedor a pessoa que enxerga as melhores oportunidades de forma rápida, antes dos demais. O processo de empreender envolve a identificação de uma oportunidade, a organização de ideias e a implementação do que foi pensado. Afirmam Hisrich e Peters (2004), que fazem parte do processo empreendedor identificar a oportunidade, estruturar o plano de negócio, determinar recursos necessários e administrar a empresa criada. O plano de negócio é uma ferramenta importante que auxilia o empreendedor a tomas as decisões da melhor maneira possível. Dornelas (2015) destaca a importância do plano de negócio para diminuir os riscos do fracasso, considerando o mesmo uma ferramenta imprescindível para o empreendedor que deseja ter sucesso nos negócios. Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de elaborar um plano de negócio para a implantação de uma empresa de confecção de uniformes na cidade de Panambi – RS, verificando se o mesmo é viável ou não, e, com esta ideia, apresenta teorias em relação à importância dos uniformes nas organizações, empreendedorismo e plano de negócio com suas etapas, corroborando com o conhecimento do autor e dando sustentação ao estudo. O presente resumo expandido está estruturado em três partes, sendo a metodologia da pesquisa a primeira parte, os resultados a segunda, e, as conclusões a terceira parte, por fim serão dispostas as referências bibliográficas. Metodologia: Os métodos utilizados para a pesquisa, buscando alcançar o objetivo do presente estudo, quanto à natureza classificam-se como uma pesquisa aplicada, pois de acordo com Gil (1999), a pesquisa aplicada busca criar conhecimentos para aplicá-los na prática, a fim de solucionar algum problema presente na realidade do ambiente estudado. Quanto à abordagem, Gil (1999), afirma que a forma de abordar uma pesquisa pode ser definida como uma pesquisa quantitativa ou uma pesquisa qualitativa, sendo que a primeira trata de quantificar os dados e/ou informações em números palpáveis de estudo, enquanto a segunda trata de análises e da percepção do pesquisador, sendo que os dados para a pesquisa são obtidos diretamente do ambiente em análise, portanto, o presente estudo pode ser classificado como qualitativo, uma vez que, após adquiridos os dados e as informações, os mesmos foram analisados e interpretados, visando obter conclusões para que se possa compará-las com a realidade, e, quantitativo, uma vez que foram quantificados os dados e informações adquiridas para auxiliar na obtenção das conclusões. Quanto aos objetivos, Gil (1999) destaca que os mesmos podem ser classificados em níveis exploratório, descritivo e explicativo, sendo assim, a pesquisa classifica-se como exploratória, pois houve uma investigação acerca do assunto para compreensão da realidade, e como descritiva, pois houve a descrição dos fatos da realidade em estudo, bem como as características dos indivíduos presentes no meio para a análise geral. Em relação aos procedimentos técnicos, Zamberlan et. Al (2014), afirmam podem ser usados vários procedimentos técnicos em um estudo, normalmente combina-se diversos procedimentos para a coleta eficiente dos dados. O presente estudo utiliza a pesquisa bibliográfica, sendo que o mesmo aborda um referencial teórico como base fortalecendo o conhecimento, também utiliza o levantamento, uma vez que foram aplicados questionários objetivando a identificação de certos comportamentos de um grupo de pessoas ou empresas, e também utiliza a pesquisa de campo, sendo que aprofunda a questão de desenvolver um plano de negócios para implantação de uma empresa no próprio local do estudo, ou seja, no ambiente em que foram pesquisados os dados do mesmo. Para Zamberlan et. Al (2014), os sujeitos ou participantes da pesquisa, são os indivíduos ou organizações das quais as informações foram coletadas, sendo assim, os sujeitos do estudo em questão são as empresas de pequeno, médio e grande porte de diversos segmentos situadas na cidade de Panambi-RS que estão associadas junto à ACI (Associação Comercial e Industrial) de Panambi, além das escolas existentes no município. De acordo com Zamberlan et. Al (2014), quando é feito uma pesquisa, existe algo conhecido como margem de erro, para manter uma margem de erro de 10%, a quantidade de questionários aplicados foi de 76 questionários. A escolha da população amostral foi realizada através de técnicas de amostragem não probalísticas, por conveniência, ou seja, o questionário desenvolvido foi disponibilizado para diversas organizações que caracterizam-se como sujeitos da pesquisa, e as que se dispuseram à responde-lo fazem parte do universo amostral. De acordo com Zamberlan et. Al (2014), as entrevias, os questionários ou formulários podem ser técnicas usadas para a coleta de dados de forma qualitativa ou quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários, sendo que este foi enviado aos participantes da pesquisa por meio eletrônico (email), porém, como o índice de retorno dos mesmos foi baixo, adotou-se a técnica de entrevistas pessoais com o intuito de instigar o entrevistado a responder o questionário, o mesmo contou com um total de 34 questões fechadas. A aplicação dos questionários e as entrevistas ocorreram no período de 04/09/2017 à 22/09/2017, logo após os dados foram tabulados para uma melhor análise e identificação dos resultados da pesquisa. Resultados: Embora o momento econômico em que o país está passando traga insegurança ao pensar em investir em um novo negócio, a tendência quanto ao segmento de confecções é de crescimento, segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no ano de 2008 1.700 empresas giravam em torno de R$3,5 bilhões/ano no Brasil no segmento de uniformes profissionais. Na última década, houve um crescimento de mais de 50% em valor e 80% em produção no segmento. Existem hoje na cidade de Panambi 4 concorrentes diretos devidamente registrados e legalizados, além de alguns concorrentes indiretos, que são as pessoas que trabalham de forma informal, confeccionando poucas unidades de uniformes e realizando serviços de consertos . Os concorrentes diretos atendem 100% das empresas entrevistadas, empregam um preço médio por uniforme de aproximadamente R$35,00, como visto com os próprios clientes entrevistados. Observa-se como pontos fracos dos concorrentes o preço, que na maioria das vezes é tabelado e não negociável e principalmente o prazo de entrega, o qual varia entre 30 e 45 dias, também, os concorrentes pouco visitam os clientes, uma vez que são os próprios clientes que os procuram. Como pontos fortes pode-se destacar o fato de já atuarem no mercado a um bom tempo, conhecendo a forma de trabalho e a dinâmica dos clientes como também já conhecem os modelos de uniformes que os mesmos utilizam, outro ponto forte é em relação ao tempo de atuação dos concorrentes no mercado, sendo que alguns clientes optam por comprar de empresas com mais tempo atuando por transmitirem maior confiança do que empresas entrantes. Quanto à satisfação dos clientes com os fornecedores de uniformes atuais, verificou-se que 41,5% dos respondentes disseram se sentir indiferentes, nem satisfeitos com os fornecedores e nem insatisfeitos, 32,5% disseram estar satisfeitos, 21,5% afirmaram estar pouco insatisfeitos enquanto apenas 3% afirmaram estar muito satisfeitos e 1,5% insatisfeitos. Com base nesses resultados, pode-se observar que 64,5% dos respondentes disseram sentirem-se indiferentes, pouco insatisfeitos ou insatisfeitos. Em relação aos fornecedores, a empresa terá 4 fornecedores principais de matéria-prima, os mesmos localizam-se nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, os mesmos foram escolhidos por serem tradicionais quanto à qualidade dos produtos que vendem e pelos preços que operam, sendo menores do que fornecedores mais próximos trabalham, também, estes fornecedores possibilitam formas de pagamento de diversas formas, parceladas com cartão, cheques ou boleto. Pelo fato de estarem localizados em outros estados, quando for necessário adquirir matéria-prima, é preciso estudar a urgência do material e o prazo de entrega de cada fornecedor para realizar a melhor escolha de compra. Outro fornecedor que a empresa terá, será o fornecedor de assistência técnica, o mesmo localiza-se no município de Cruz Alta e está autorizado pela marca das máquinas de confecção a prestar esse tipo de serviço. Ainda, a empresa terá também fornecedores de móveis e materiais e equipamentos para escritório, como também fornecedores de energia elétrica e água. A empresa em estudo terá como foco atender os clientes que estão insatisfeitos e pouco insatisfeitos com os fornecedores de uniformes atuais, além de atender também 20% dos clientes que se mostram indiferentes, nem satisfeitos e nem insatisfeitos com os atuais fornecedores, resultando em 110 clientes que se têm o objetivo de atender de imediato, totalizando uma demanda mensal de 1.039 uniformes. A estratégia para entrar no mercado e atender este público, é fornecer uniformes corporativos pré-definidos ou exclusivos produzidos com máquinas com alta tecnologia por pessoas capacitadas com matéria-prima de qualidade, operando com o menor preço de venda possível. Ao efetivar uma venda, quando o produto final estiver pronto para a entrega, a mesma poderá acontecer com o cliente retirando na própria empresa ou, se preferir, os mesmos podem ser entregues ao cliente, uma vez que a empresa contará com um veículo para realizar as entregas. Para tornar a empresa conhecida, serão divulgados os anúncios e lançamentos diretamente no site da empresa e nas redes sociais, também haverá anúncios sendo divulgados diariamente na rádio local, além e participar das feiras municipais que ocorrem esporadicamente e, serão realizadas visita pessoalmente aos clientes em potencial, visando divulgar a empresa e os produtos. Outra forma que se utilizará para atrair clientes será a adoção de descontos especiais em determinadas datas, como também a distribuição de cupons para concorrer a prêmios que serão sorteados e distribuídos na própria empresa, fazendo com que os clientes venham até a mesma para conhecê-la. Para o perfeito funcionamento planejado, a empresa contará com uma equipe de 3 funcionários, sendo duas costureiras e um auxiliar de serviços gerais, sendo que esta equipe será liderada pelo diretor, que é o proprietário da empresa. Será necessário também alugar um imóvel para adequá-lo de forma que dê as condições de trabalho e instalação com área total de 192,94m². Para a área da produção, será necessário 4,0m² para o estoque de tecidos, 2,11m² para o estoque de aviamentos, 18,00m² para a atividade de risco, enfesto, corte e preparação, 44,00m² para a parte de costura, 18,67m² para a sala de serigrafia e bordados, 20,00m² para a área de limpeza, passadoria e embalagem e, 4,46m² para o estoque de materiais prontos. Através do plano de negócios, verificou-se que serão necessários investimentos préoperacionais de R$1.622,00, investimento fixo de R$62.255,00 e investimento em capital de giro de R$46.447,84, totalizando um investimento inicial total de R$110.324,84. Para suprir esta necessidade, a empresa contará com uma parte do valor doada na forma de máquinas e equipamentos oriundas de uma empresa que fechou, e, serão colocados a venda um veículo de passeio, uma motocicleta e um terreno, resultando na participação de 100% com capital próprio sobre o investimento inicial. Os custos fixos mensais serão de R$12.572,57 e o custo de mão-de-obra direta será de R$5.262,63. Para fabricar a quantidade de produtos prevista, o custo variável será de R$13.533,20, bem como a receita total mensal será de R$29.980,00. Ao projetar o demonstrativo de resultados, chegou-se a um valor líquido de R$2.084,42 mensal e R$25.013,07 anual, sendo que em cinco anos estima-se chegar a um resultado líquido de R$311.941,39. Estas projeções demonstram que a lucratividade da empresa será de 6,95% e a rentabilidade será de 1,89%, portanto todo o investimento será recuperado em 52,9 meses, como também, a Taxa Interna de Retorno ficou em 73,20%, sendo bem atrativa. Conclusão: O desenvolvimento do estudo trouxe a oportunidade de trabalhar na prática toda a teoria estudada durante o processo de formação acadêmica em vários componentes curriculares, através do levantamento de informações, do estudo e análise de mercado, e, com as percepções obtidas, estruturar o plano de negócio projetando os ganhos e gastos para a empresa que se pretende instalar, agregando maior carga de conhecimento para encarar o mercado de trabalho e de negócios. Ao desenvolver o plano, percebeu-se que há mercado para atuar, uma vez que no município de Panambi-RS existem várias empresas que possuem um número considerável de funcionários, demandando uma grande quantidade de uniformes constantemente, além de existir diversas empresas que estão em crescimento, e, com o passar do tempo, tendem a aumentar o número de funcionários e a necessidade de uniformes. Também existem diversas empresas que não estão satisfeitas com o atendimento prestado atualmente pelos concorrentes. Com isto, ao calcular as projeções, pôde-se verificar que dentro do cenário estudado, é viável investir no empreendimento.