Navegando por Autor "Zampieri, Aline Maria"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A dramatização como estratégia de ensino e aprendizagem de obras literárias brasileiras(2019-08-07) Zampieri, Aline MariaEsta pesquisa apresenta os desafios e as potencialidades enfrentadas na produção de dramatizações a partir de três obras literárias de autoria de Machado de Assis, a saber, os contos “A Cartomante”, “Uns Braços” e o romance “Dom Casmurro”. O estudo teve como objetivo identificar e analisar potencialidades e desafios de processo de ensino e aprendizagem decorrentes da produção e desenvolvimento de dramatização de obras literárias, bem como compreender de que maneira a dramatização pode reverberar em aprendizagem, por estudantes do ensino médio. Foram treze alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Bozano, de Bozano/RS que participaram do processo de pesquisa. A pesquisa constitui-se como qualitativa do tipo estudo de caso, com referencial em Lüdke e André (1986) e fazemos uso do diário de bordo (ZABALZA, 2004) como instrumento de materialização dos discursos provenientes dos alunos e da professora pesquisadora. A Análise do Discurso (AD) de vertente francesa (Pêcheux) serviu de base teórico-metodológica; autores da perspectiva histórico-cultural e autores da Literatura ancoram teoricamente na realização das análises. Para este processo, foram elencados quatro recortes discursivos, onde apresentava-se recorrência de discursos: a) Relação entre a dramatização e aprendizagem, b) Linguagem, c) Localização histórica e temporal e ainda d) imagens advindas das apresentações. A partir dessa recorrência de discursos, percebemos que neles emergem o entendimento de conceitos literários, aproximação com a arte literária, melhora na escrita e na socialização dentro e fora da escola. Os resultados da pesquisa apontam indícios relevantes acerca da dramatização, como estratégia importante para o processo de leitura, escrita, criatividade e internalização de aprendizagens com produção de sentidos e significados. Esse processo nos permitiu perceber que se constitui em estratégia importante para a construção do conhecimento escolar; possibilitou também compreender como os discursos oriundos dos estudantes nos constituem como professores implicados no processo de ensino e aprendizagem literária.Item Namorar e ficar: modos de discursivização(2012-07-23) Zampieri, Aline MariaEsta pesquisa intitulada “Ficar e namorar: modos de discursivização” sob orientação da professora Rosita da Silva ancora-se na teoria fundada por Michel Pêcheux, na França, em meandros dos anos 60. A Análise do Discurso de vertente francesa busca o sentido dos discursos através da historicidade. Em um primeiro momento, buscamos mapear a configuração da teoria no contexto dos estudos da linguagem, bem como seus constructos teóricos fundantes, com os quais embasaremos nossas análises. Estas consistem de enunciados retirados das revistas de caráter juvenil Atrevida, Capricho e Todateen. Este estudo buscou analisar enunciados produzidos acerca de como são discursivizadas as matérias nas revistas citadas, mais especificadamente no que tange os relacionamentos: o ficar e o namorar. Buscamos, através dessas análises, compreender como se dá o efeito de sentido naqueles que leem, verificando o que intentam aqueles que escrevem, bem como perceber o lugar social dos sujeitos autores e leitores desse material. Quer-se ainda perceber como esses modos de relacionamentos estão sendo escritos para o público leitor.