Arquitetura e Urbanismo
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Navegando Arquitetura e Urbanismo por Assunto "CIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências sociais::Educação"
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Item Desenvolver : proposta arquitetônica de um centro de educação infantil para o município de Ijuí/RS com base na neuroarquitetura(2024-07-24) Feyh, Larissa Taiane MalmannO presente trabalho visa a criação de um Centro Educacional Infantil para o município de Ijuí/RS, destinado a crianças de zero a cinco anos incompletos, firmando-se na necessidade da abrangência de mais espaços educacionais e, sobretudo, de qualidade para a demanda do público infantil. A realidade atual das escolas municipais da cidade, enquanto edificações, encontram-se em estado insatisfatório, de modo que não atingem, em sua totalidade, os objetivos esperados enquanto ambiente escolar. Em razão disso, tendo em vista a relação existente entre os espaços e seus usuários, compreendendo que as pessoas são moldadas pelos locais que frequentam e portanto, esses possuem influência direta sobre seu comportamento, a proposta arquitetônica, realizada a partir dos embasamentos teóricos discorridos posteriormente, buscará oferecer uma instituição baseada nos conceitos da neurociência aplicada à arquitetura, ansiando por um local rico em estímulos, que possa contribuir, de maneira positiva no desenvolvimento da criança, em sua fase inicial da vida. Para isso, foi realizado, metodologicamente, uma pesquisa de caráter bibliográfico, documental, de campo e estudos de caso, objetivando compilar e entender todas as questões voltadas ao ser criança, a infância e a educação, para então, por fim, atingir a fase criação, em nível de um anteprojeto de arquitetura, de modo a sintetizar todas os estudos teóricos em forma de uma proposta projetual humanizada para o público enfatizado neste trabalho. Palavras-chave: Criança; Educação Infantil; Neuroarquitetura; Sentidos; Projeto Arquitetônico.Item Luz, câmera, educação: unidade de geração de renda para jovens em situação de fragilidade social(2025-02-04) Ourique, Gabriel MustafaA presente pesquisa, parte da observação do aumento dos índices de abandono e evasão escolar, principalmente por jovens das classes C e D, observou-se um aumento considerável de tal fenômeno durante e após a pandemia, e este justifica-se principalmente pela necessidade do trabalho em tempo integral. Tal fato, é ainda, acentuado pelo pouco acesso a ferramentas de ensino alternativo e por contextos de exclusão social. A partir disso, o atual trabalho buscou a compreensão dos contextos socioeconômicos aos quais o público alvo está inserido, objetivando o embasamento para a realização de um projeto arquitetônico de uma Unidade de Geração de Renda (UGR), buscando a criação de um espaço para o desenvolvimento educacional, pessoal e profissional para tais jovens. A pesquisa, ainda, buscou compreender o cenário a nível nacional e regional no qual a obra estará inserida, evidenciando características culturais e históricas do município de Santo Ângelo, bem como, apresentando modelos de projetos semelhantes que serviram de alicerce para a construção da proposta arquitetônica a ser desenvolvida. Metodologicamente, a pesquisa se trata de uma de natureza aplicada, com embasamento em bibliografias, levantamentos em campo, estudos de caso, a fim de embasar não apenas a pesquisa a nível teórico, mas também, a fase de desenvolvimento projetual.