Atuações profissionais docentes sob o olhar das corporeidades

2024-03-14
O presente estudo refere-se a uma pesquisa desenvolvida no trabalho final do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, e tem como tema: Atuações profissionais docentes sob o olhar das corporeidades. O objetivo geral é analisar como o desenvolvimento da corporeidade e da expressividade do professor ao longo de sua vida influenciam uma atuação docente. Já os objetivos específicos foram compreender como a relação criança-infância se constituiu historicamente e os efeitos disso em sua escolarização; discutir os desafios da docência na contemporaneidade e, por fim, o lugar da corporeidade nas relações de ensino e aprendizagem. Para isso, inicialmente, foi feita uma análise histórica sobre as metodologias de ensino e os conceitos de criança e infâncias, referenciando autores como Ariès (1986), Cohn (2005), Kuhlmann (1998) e Sarmento e Pinto (1997). Também foi elaborado e aplicado um questionário composto por questões abertas e fechadas, enviado por meio do WhatsApp. A partir das respostas obtidas no questionário, produziu-se dados para uma análise de conteúdo na perspectiva teórica de um estudo de caso com uma professora, atuante na Educação Infantil e Séries Iniciais de um município do noroeste do estado do RS. A análise das respostas nos permite considerar que há uma relação intrínseca que merece ser conhecida e compreendida entre: histórias de vida e formação inicial para analisar as características de uma atuação profissional docente comprometida com o desenvolvimento da corporeidade dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Um sujeito professor que durante sua trajetória de vida, teve contato com diferentes formas de cultura e experiências de movimento corporal reflete isso nos modos em que produz sua docência e explora a corporeidade dos sujeitos no processo de ensino. Palavras-chave: Escola, corporeidade, atuação docente.
CIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências sociais::Educação