Teses, Dissertações e Monografias
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- Item1984 e admirável mundo novo: uma análise comparativa(2017-08-25) Mombach, Vanessa VieiraAs obras distópicas 1984 de George Orwell e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley descrevem ambientes singulares, nos quais as sociedades já não possuem o livre arbítrio para tomar decisões, seja por conta da opressão ou mesmo por causa do condicionamento infringido aos indivíduos. Tanto Orwell quanto Huxley fazem, nessas obras, uma crítica à sociedade em que viviam, alertando as futuras gerações sobre os rumos da humanidade. Nessa perspectiva, o presente trabalho analisa de forma comparativa, ambos os romances, delimitando, para tanto, algumas categorias analíticas, como a configuração das sociedades, relações de poder, educação, cultura, linguagem e os personagens, analisando o enredo e relacionando as duas obras na tentativa de explicitar suas singularidades, similaridades e diferenças. Essa análise permitiu compreender como a ficção representa a realidade, o ser humano em sua busca por uma sociedade perfeita, impossível de ser construída. Nesse sentido, Orwell e Huxley souberam, como ninguém, tornar suas obras incrivelmente convincentes, fazendo com que o leitor sinta-se parte do ambiente por eles criado.
- ItemA constituição do sujeito na atualidade: entre a felicidade e o mal-estar(2024-03-25) Malaquias, Laura SouzaO presente trabalho visa abordar os desdobramentos subjetivos que o sujeito é capaz de produzir frente ao sistema capitalista atual, onde está inundado pelo discurso sensacionalista e alienante, cujos efeitos podem colocá-lo enquanto peça de um sistema que se retroalimenta, inferindo o gozo ilimitado acima das restrições precursoras do desejo, sendo este que o move. Nesta pesquisa bibliográfica buscou-se considerar o sujeito atravessado pelo social e seu processo de estruturação perpassado pela História. Para isso, foi necessária a compreensão dessa passagem desde sua forma mais primitiva à civilizada que se encontra nos dias atuais, configurada enquanto cultura do consumo, passando a investigar a influência que esta exerce sobre o sujeito, bem como as particularidades presentes na forma de subjetivação. Cabe mencionar a atualidade do tema devido ao acelerado ritmo dos processos sociais. A modo de conclusão, não busca-se apresentar uma solução frente ao consumo excessivo, mas instiga-se a pensar um caminho de enfrentamento apostando em uma possibilidade de se promover o (re)aparecimento do sujeito do desejo. Isso posto, percebe-se que o tema não se esgota visto a relevância da temática em um todo e as possibilidades de abertura para além das desenvolvidas na presente escrita. A revisão acerca da temática ocorreu por meio de análise do material científico já elaborado através da revisão bibliográfica em livros e plataformas online, bem como outros materiais de apoio, buscando em grandes pensadores da contemporaneidade, incluindo os da teoria psicanalítica como Sigmund Freud e Jacques Lacan enquanto interlocutores para
- ItemA importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-03-14) Faccin, LarissaO presente estudo é uma pesquisa realizada para o trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Tem como tema a importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo deste estudo é compreender o papel da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como analisar a utilização do livro infantil como um recurso pedagógico (mas não se limitando a isso) para o desenvolvimento do letramento na escola. Para realizar este estudo, foram feitas leituras e estudos a partir de autores que são autoridades no assunto, tais como: Abramovich (1999), Altamirano (2016), Ariès (1978), Candido (1995), Coelho (2000), Corso e Corso (2006), Cosson (2006), Frantz (1997), Ferreiro (1999), Lajolo e Zilberman (1988), Lobato (1916), Ritter (2009), Saraiva (2001), Soares (2006) e Zilberman (2003), bem como análise de livros de literatura infantil presentes nas bibliotecas escolares. A literatura infantil faz parte da formação do sujeito, aborda diversas questões do mundo atual e ajuda o sujeito leitor a compreender a sociedade em que ele está inserido. Ainda, ela torna o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso, criativo, instigando a curiosidade e a imaginação, proporcionando à criança momentos de reflexão e expressão. A alfabetização, o letramento e a literatura infantil são fundamentais para a construção do conhecimento e devem ser desenvolvidas com o intuito de que isso se torne uma prática social. Na alfabetização, a literatura infantil caracteriza-se por ser formadora de um sujeito leitor, por isso podemos afirmar que ela, fazendo-se presente no processo de alfabetização, pode proporcionar à criança um conhecimento sobre o seu mundo, sobre si mesma e as relações que podem ser construídas na sociedade. Diante disso, é necessário que façamos com que os professores reflitam sobre o uso da literatura infantil na alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental anos iniciais. Para isso, o presente trabalho propõe uma abordagem metodológica para o 1º ano, visando incentivar o trabalho em sala de aula, considerando que o letramento literário no processo de alfabetização e letramento, possibilita a criança ser capaz de dialogar em qualquer tempo e em qualquer espaço com diferentes culturas. Palavras-chave: Literatura infantil; alfabetização; metodologia; reflexão; letramento.
- ItemA intermediação do professor no processo de ensino-aprendizagem da educação sexual(2024-03-25) Santos, Alexa Fagundes dosO presente estudo concentra-se na investigação da intermediação do professor no processo de ensino-aprendizagem da Educação Sexual nas escolas, considerando a complexidade dessa temática e sua urgência no contexto político e social brasileiro. Diante do crescimento de movimentos conservadores e fundamentalistas a partir de 2015, a pesquisa aborda o retrocesso nas conquistas históricas da Educação Sexual, destacando o impacto da eleição presidencial de 2018. Com a mudança na presidência em 2023, surge a expectativa de resgatar a emancipação e o papel da educação e sexualidade no Brasil. A pesquisa adota a teoria da mediação pela perspectiva histórico-cultural como base, destacando a importância dessa abordagem na formação de professores e na atuação nas escolas brasileiras. O objetivo principal é refletir sobre o papel do professor como intermediador na transmissão de conhecimentos sobre Educação Sexual, contextualizando-a política, social e historicamente. A metodologia é qualitativa e exploratória, utilizando a revisão narrativa de produção acadêmica-científica. A pesquisa bibliográfica se concentra em palavras-chave específicas, preenchendo uma lacuna na relação entre psicologia histórico-cultural e Educação Sexual. Os três capítulos conceituais exploram a evolução histórica da Educação Sexual no Brasil, a importância da mediação pedagógica na teoria de Vygotsky e os desafios e perspectivas na formação docente para a Educação Sexual. Ao analisar a trajetória histórica da Educação Sexual no Brasil, desde os desafios enfrentados na década de 1930 até os movimentos conservadores recentes, a pesquisa destaca a necessidade de uma abordagem aberta e inclusiva. A mediação, conforme discutida por Vygotsky e outros autores, emerge como uma prática essencial no ambiente educacional, conectando o sujeito ao conhecimento e facilitando o desenvolvimento humano. O capítulo dedicado aos desafios na formação docente para a Educação Sexual destacou a necessidade de superar lacunas na capacitação, destacando o papel crucial da escola na formação de cidadãos críticos e autônomos, incluindo uma educação sexual emancipatória. A mediação do professor, conforme destacado por diversos autores, revela-se fundamental na promoção do diálogo, da compreensão e do respeito. A interseção entre psicologia e Educação Sexual evidencia o papel crucial do psicólogo na abordagem da sexualidade, não apenas orientando os estudantes, mas também contribuindo para a formação continuada dos professores. A formação docente é reconhecida como peça-chave na promoção de práticas educativas que favorecem o diálogo e a compreensão em torno da sexualidade. Em síntese, a pesquisa destaca a importância da Educação Sexual como elemento fundamental na formação integral dos estudantes, enfatizando a necessidade de políticas públicas que fomentem a formação continuada dos professores. A abordagem histórico-cultural emerge como uma via promissora para promover uma Educação Sexual emancipatória. A pesquisa conclui com uma provocação sobre a ausência da psicologia na formação de professores, abrindo caminho para futuras investigações sobre essa lacuna e a promoção de uma colaboração mais estreita entre psicologia e educação. Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural; formação docente; mediação pedagógica; desafios sociais; Educação Sexual.
- ItemÀ margem de uma significação: a transmissão da língua materna do imigrante colono alemão no Brasil e os não ditos em face ao suícidio(2021-12-30) Weber, Camila EduardaMunicípios brasileiros de colonização alemã apresentam, atualmente, índices de suicídio extremamente elevados, considerados os mais expressivos do país. Esse ato que atravessa a história da humanidade, tem sido relacionado, na contemporaneidade, às produções sociais de um determinado núcleo comunitário, tal como proposto inauguralmente por Durkheim. Dessa maneira, no presente estudo articulam-se as construções dos colonos alemães no Brasil, no decorrer da história, por meio da demanda subjetiva que se exprime pelo ato de imigrar, discutida por Calligaris. Acerca disso, é referida, sobretudo, a língua materna desses sujeitos, trabalhada por Melman, bem como a perda e a sua proibição, especialmente, em decorrência dos reflexos do nazismo no Brasil, e o que fica, desse modo, na ordem da impossibilidade da enunciação para estes que se encontram referenciados aos significantes dessa imigração. Isso se deve ao fato de que, estes sujeitos não dispuseram de recursos para empreender uma simbolização do referido processo, dispondo-os à margem e produzindo não ditos, os quais buscam uma ancoragem simbólica através do suicídio.
- ItemA percepção de professores sobre a inclusão de alunos com TEA nas aulas de educação física(2023-10-26) Dias, Felipe KorbEste trabalho tem a finalidade de fundamentar o problema, objetivo geral e específicos deste trabalho, e ampliar as compreensões sobre o processo de formação de professores acerca da inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física, serão contemplados alguns conceitos teóricos da área. O referencial teórico está organizado em três tópicos. A metodologia teve abordagem qualitativa, utilizou-se um questionário e análise de conteúdo de (BARDIN, 2016). Concluiu-se que realizar um planejamento diante das adversidades do contexto da escola é um desafio muito grande para estes docentes. Espera-se, com este trabalho, instigar discussões, reflexões e críticas acerca da formação e atuação de professores do Ensino Fundamental, que são os principais responsáveis pela construção do conhecimento junto a seus alunos e em um cenário educacional de diversidades e desafios para que se possa alcançar uma educação mais inclusiva e acessível. Palavras-chaves: Formação Inicial. Ensino Fundamental. Professores de Educação Física.
- ItemA proposta de aumento da densidade de semeadura e uso de regulador de crescimento organomineral como recursos mais sustentáveis para o atual biotipo de aveia cultivado(2024-04-30) Coppetti, KarinPlanta de múltiplos propósitos, a aveia granífera vem ganhando a cada ano destaque nos cultivos da região sul do Brasil. Devido a grande demanda pelo cereal, vem crescendo a busca por tecnologias de cultivo que possam garantir produtividade com qualidade e segurança. A produtividade da aveia é dependente da população e do arranjo de plantas, uma recomendação de cultivo que segue os padrões da década de 90, quando o biotipo de plantas evidenciava estatura alta e ciclo longos. Ao longo dos anos, com o contínuo melhoramento genético da espécie e a pressão de seleção nestes caracteres, oportunizou a geração de plantas com estatura mais reduzida para menor acamamento e, ciclo mais reduzido, para mais rápida colheita da lavoura e semeadura da cultura de verão. Embora essas mudanças morfológicas tenham acontecido, a recomendação da densidade de semeadura seguiu com 200 a 300 sementes por metro quadrado. Por outro lado, o aumento da densidade de semeadura também pode favorecer o acamamento de plantas. O acamamento é um fenômeno em que as plantas perdem sua posição vertical, se inclinam e caem sobre o solo. Uma condição que gera problemas no momento de colheita, expõe os grãos à umidade em contato com solo, com progressivo aumento da perda de qualidade o que a torna indesejável pela indústria, reduzindo valor ou mesmo dificuldade de comercialização. Para evitar a ocorrência do acamamento da aveia é comumente utilizado o regulador de crescimento de nome comercial Moddus, de princípio ativo trinexapac etil. Este por sua vez, é de origem sintética e considerado tóxico ao homem e facilmente translocado aos compartimentos ambientais, principalmente pelo veículo água, com potencial de afetar a biodiversidade primária da cadeia alimentar. Por outro lado, vem chamando atenção, principalmente por agricultores, um produto de origem organomineral a base de potássio e cálcio utilizado na função de nutrição via foliar, mas que tem mostrado capacidade de controlar o acamamento de culturas como soja e trigo. Na perspectiva de manejos sustentáveis nos sistemas produtivos de aveia, principalmente sobre possíveis vantagens do aumento da densidade de semeadura e redução do acamamento por um produto organomineral foi desenvolvido esta importante pesquisa. O estudo foi conduzido a campo no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) da UNIJUÍ, em dois cenários. No cenário I (2021), o delineamento foi de blocos casualizados em fatorial 3 x 4, para 3 formas de uso de reguladores de crescimento (testemunha, Moddus® e Maxx Grow®, aplicados entre o 1º e 2º nó visível do colmo, e 4 densidades de semeadura, com 100, 300, 600 e 900 sementes m-2), respectivamente. No cenário II (2022), o delineamento foi o de blocos casualizados em fatorial 4 x 4, para 4 formas de uso de regulador de crescimento (testemunha, Moddus® e Maxx Grow® aplicado entre o 1º e 2º nó visível do colmo e Maxx Grow® aplicado de forma sequencial em estádio V4 (quarta folha expandida) e entre 1º e 2o nó visível do colmo, e 4 densidades de semeadura da aveia, com 100, 300, 600 e 900 sementes m-2), respectivamente. As condições que envolveram esta pesquisa se mostram limitantes ao desenvolvimento da aveia, sendo neste cenário verificado a necessidade de maior quantidade de sementes em relação a recomendação técnica, com valores entre 400 e 520 sementes por metro quadrado para máxima produtividade. As condições de elevada temperatura e restrição hídrica do solo mostram o potencial fitotóxico de uso do regulador de crescimento trinexapac ethyl, com forte redução da estrutura do colmo e produtividade. Estas condições evidenciam que anos mais desfavoráveis ao crescimento e desenvolvimento da aveia, não se justifica o uso do regulador. A proposta de validar o potencial de uso de um produto organomineral como tecnologia mais sustentável para resistência das plantas de aveia ao acamamento e garantia de produtividade exige a sequência dos estudos em cenários mais favoráveis de cultivo. Palavras-chave: Avena sativa, uniformidade, resistência do colmo, manejos sustentáveis.
- ItemAbandono afetivo dos pais e suas consequências(2018-09-14) Silveira, Roselene Garcês de OliveiraO presente trabalho de pesquisa monográfica faz uma análise à evolução em torno do divórcio e das consequências quando se tem filhos menores, sendo que é através da afetividade que nos identificamos com outras pessoas, por isso uma criança carente de afeições terá dificuldade para se relacionar com outros indivíduos, podendo desenvolver uma série de problemas psicológicos e irreparáveis, afetando sua personalidade, tendo dificuldade de aprender e desenvolver-se ao longo de sua vida. Sendo que os pais têm deveres com os filhos muito além do reconhecimento civil ou judicial, a obrigação de assistência a esses não se resume em somente alimentos, este fonte de sobrevivência, e sim em afeto. A importância deste tema é muito relevante na sociedade, pois é preciso dar atenção especial às nossas crianças, que serão o futuro de nossa sociedade.
- ItemAbandono afetivo inverso: a possibilidade de responsabilização civil dos filhos ante a omissão do dever legal de cuidado(2022-04-18) Szymczak, TacyanaO presente trabalho versa sobre a responsabilidade civil dos filhos pelo abandono afetivo dos pais idosos, também denominado de abandono afetivo inverso. Tem como objetivo primordial apurar tal possibilidade à luz do ordenamento jurídico brasileiro, diante da ausência de previsão legal expressa, seguindo o método de abordagem hipotético-dedutivo. Para tanto, discorre sobre a proteção conferida ao idoso pela legislação brasileira, os princípios que regem as relações familiares e o dever legal de cuidado atribuído aos filhos em relação aos pais. Analisa o instituto da responsabilidade civil e busca demonstrar a sua aplicabilidade ao abandono afetivo inverso, baseada, principalmente, na violação do dever legal de cuidado. Apura o posicionamento do Poder Judiciário. Finaliza concluindo que é possível atribuir responsabilidade civil aos filhos pelo abandono afetivo inverso, em ação de indenização por dano moral a ser movida pelo idoso em face dos filhos.
- ItemAbandono afetivo: os porques da compensação moral(2014-04-29) Oliveira, Alessandra Zanfra deO presente trabalho monográfico faz uma analise sobre o abandono afetivo dos pais em relação aos filhos, busca primeiramente demonstrar o conceito da família tradicional até a família contemporânea, nas quais as relações familiares estão muito mais ligadas pelo laço do afeto. Dentro deste contexto se discute sobre o abandono afetivo, suas consequências e responsabilizações civis, percebendo-se que o abandono afetivo é questão de suma importância, sendo que pode gerar danos psicológicos aos filhos abandonados, provocando reparação por danos morais.
- ItemAbandono docente dos professores de educação física na rede estadual e municipal de ensino: um estudo de caso(2018-08-22) Dela Vechia, Marieli UllrichEsse trabalho tem como tema o Abandono Docente onde que a partir deste introduzir e investigar sete professores da área na região do noroeste do estado. Onde meu método de pesquisa será a partir de um estudo de caso, descritivo, oral, verbal, o formato é o levantamento de dados, realizando questionários onde citado dados pessoais (idade, profissão, nível de escolaridade, gênero, estado civil, local de residência, nacionalidade, agregado familiar, conversando com o profissional. Podendo entender o principal motivo desse abandono no decorrer da carreira. Sendo que o abandono não precisa ser necessariamente o afastamento da escola, mas sim a falta de motivação de planejar as aulas, de buscar novos conceitos, novos conhecimentos para passar em sala de aula tanto na prática como na teoria. Assim, a Educação Física tem como principais funções interligar movimento com a expressão corporal, desenvolver as emoções e a capacidade cognitiva, baseando-se numa metodologia preferencialmente lúdica. No entanto, percebi que no fim da minha formação pude observar diferentes formas de abandono docente, sendo eles afastando- se da escola ou até mesmo continuando, mas desmotivados. Considero que ao terminar está minha pesquisa, percebi que muitos professores estão na fase de abandono docente, mas que não tem conhecimento do assunto em relação ao abandono, percebe-se que os professores estão muito desmotivados e exaustivos em relação ao ser professor, desencadeando a partir deste o abandono docente no decorrer da sua carreira.
- ItemAbolicionismo animal: aspectos éticos sob uma perspectiva ambiental e social(2019-09-06) Corá, Elisiane AzambujaA fim de percorrer uma realidade exploratória, este trabalho busca a compreensão de um dever ético com o intuito de inclusão de outras espécies como seres de direito. O caminho que segue uma sociedade de consumo esconde fatores morais e emocionais aos quais os seres humanos mascaram para não abrir mão de seus prazeres pessoais. Além disso, desconhecem os impactos ambientais que a indústria de produtividade acarreta ao meio ambiente e o comprometimento individual da nossa saúde que está ligado diretamente ao consumo da carne, que passa por inúmeros processos até chegar a nossa mesa. Ademais, o compromisso desta escrita não é desmerecer outras lutas, tão pouco outras minorias que lutaram e ainda lutam por seus espaços, mas a inclusão desta causa como um compromisso ético que merece o conhecimento da realidade de animais não humanos e por conseqüência que possamos desenvolver a empatia necessária para que não ocorra mais a condenação de seres inocentes.
- ItemA abordagem da dualidade onda-partícula em livros didáticos de física do ensino médio(2012-05-03) Meggiolaro, Graciela PazA Física, como ciência da natureza, não é algo acabado e nem imutável, pois nenhuma teoria é totalmente consistente, mas sim uma busca de interesses individuais e coletivos, na qual podemos provar, validar conceitos e teorias, na perspectiva de descrever a realidade e permitir a compreensão de fenômenos da natureza. A teoria da dualidade onda-partícula é uma representação dessa perspectiva, pois ao longo dos anos muitas foram as discussões em torno da luz, até que se chegasse à concepção atual. Essa pesquisa analisou a proposição da dualidade onda-partícula em três coleções de livros didáticos de Física, indicados no Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio – Física, PNLEM/2009, por ser um instrumento dos professores no planejamento de suas aulas e por expressarem formas de socialização dos conceitos. Neste sentido, verificamos como é apresentado o conceito da dualidade onda-partícula nesses materiais. O referencial teórico foi constituído através de uma revisão da literatura sobre as controvérsias relativas a natureza da luz e, também, o papel do livro didático como instrumento de planejamento do professor. A metodologia da pesquisa foi baseada nas ideias de Moraes e Galiazzi (2007), referente à Análise Textual Discursiva – ATD, uma vez que a partir de fragmentos retirados dos livros didáticos, organizamos grupos de palavras-chave, por ordem de aproximação e de significados, que emergiram em categorias, que nos ajudaram na organização dos metatextos. Com base na análise buscamos identificar o conceito da dualidade onda-partícula através de fragmentos retirados dos livros didáticos. Os resultados apontaram que apenas duas coleções abordaram a teoria da dualidade onda-partícula, apresentada como um conceito totalmente novo. E no momento que fizemos a recorrência sobre os conceitos mais abordados, dessas duas coleções, verificamos que o livro didático prioriza as discussões da física clássica, ou seja, o modelo ondulatório da luz.
- ItemA abordagem das lutas nas aulas de educação física escolar: o que pensam os professores?(2018-08-27) Lima, Elizandra Massaia deAs lutas são práticas corporais de importância histórica e social que existem há muito tempo e fazem parte da cultura corporal de movimento. Por isso é um importante tema a ser utilizado nas aulas de Educação Física escolar. No entanto, diversos autores apontam que raramente esse eixo de ensino é desenvolvido nas aulas dessa disciplina. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de professores de Educação Física que atuam em escolas de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, sobre o ensino da luta nas aulas de Educação física escolar e seu processo de desenvolvimento. Para isso, foi realizado uma pesquisa descritiva, pautada em uma abordagem qualitativa, com dez professores que atuam em escolas de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos através de um questionário com perguntas abertas. Os resultados permitem afirmar que os professores consideram o tema importante e relevante para os alunos e que julgam possível trabalhar essa temática. Entretanto, de modo contraditório, não desenvolvem o tema lutas em suas aulas. O principal motivo para tal situação – segundo eles – é a falta de conhecimento sobre o assunto, especialmente por não terem um componente curricular em sua formação que ofereceu saberes suficientes para o ensino.
- ItemUma abordagem sobre a questão da mulher presidiária no Rio Grande do Sul: um estudo sobre as detentas do presídio estadual de Santa Rosa(2019-02-11) Borcheidt, TassianaO presente trabalho de conclusão de curso tem como propósito discutir as peculiaridades do encarceramento feminino, na perspectiva dos direitos consagrados no ordenamento jurídico brasileiro e da realidade da execução da pena de prisão, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, que cumprem sua pena dentro de um sistema prisional pensado para homens, onde constantemente, há violação dos seus direitos fundamentais. É notório o descaso do Poder Público que na maioria das vezes, e, em grande parte dos presídios, omite e desrespeita os direitos das mulheres restringindo direitos essenciais como a manutenção da unidade familiar. Para verificar a aplicabilidade dos direitos constitucionais e da legislação infraconstitucional em relação as presidiárias, o trabalho faz uma pesquisa de campo no presídio de Santa Rosa, RS, e analisa os dados do encarceramento de mulheres no Brasil.
- ItemAbordagem sobre métodos de cálculo de energia incidente: estudo de caso(2020-03-02) Gütler, Leonardo BonfadaEm qualquer serviço envolvendo energia elétrica a segurança do trabalhador e o cuidado com a vida vem em primeiro lugar. Nem sempre é possível realizar uma intervenção em uma instalação elétrica com ela desenergizada, portanto os trabalhos realizados em instalações energizadas devem ser sempre acompanhados por medidas de segurança capazes de mitigar os riscos existentes. Um dos principais riscos associados é a energia incidente oriunda de um arco elétrico na instalação. O presente trabalho tem por objetivo apresentar o fenômeno do arco elétrico, suas características físicas, categorias de roupas de proteção, métodos matemáticos para o cálculo de energia incidente e apresentar as normas vigentes que tratam sobre arco elétrico. Por fim é aplicada a metodologia para determinar os níveis de energia incidente em uma instalação real e são propostas ações de melhoria no sistema.
- ItemAbordagens atuais de treinamento de força para gestantes(2022-02-22) Rodrigues, Daniele Cristine BoelterO treinamento resistido tem sido abordado na literatura como uma excelente ferramenta, sendo uma grande alternativa para uma qualidade de vida melhor e mais saudável, sendo este indicado para os diversos grupos, principalmente para as gestantes. O objetivo deste estudo foi descrever os benefícios do treinamento de força durante o período gestacional. O método utilizado foi uma revisão integrativa, que utilizou artigos científicos atualizados, pesquisados na base de dados do National Library of Medicine (PubMed). Foram selecionados cinco artigos que abordam o tema. Os trabalhos demonstram que o treinamento de força, tem efeitos positivos para a saúde da gestante e para o feto, a prática vem para ajudar essas mulheres, pois é uma modalidade segura, e eficaz, em intensidades leves a moderada só traz benefícios.
- ItemAbordagens do corpo humano em livros didáticos da educação básica e superior(2019-09-04) Winder, AndréiaO livro didático constitui o principal recurso disponível nas escolas, como fonte de estudo para professores e alunos. Erros conceituais e sua qualidade podem dificultar o processo de ensino dos professores e aprendizagem dos alunos da educação básica. O objetivo deste estudo é avaliar a abordagem morfofisiológica do Corpo Humano em livros didáticos da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e Superior. Para tal, foram analisados os livros didáticos de ciências e biologia da Educação Básica, utilizados por professores do município de Panambi (RS), e livros de Fisiologia Humana disponíveis na biblioteca Mário Osório Marques da Unijuí. Os livros apresentam textos, imagens e atividades diversificadas. Destaca-se a necessidade de analisar anteriormente os livros didáticos a serem adotados na sala de aula das escolas e universidades, a fim de verificar conteúdo, pertinência, adequação e possíveis dificuldades no ensino e aprendizagem dos estudantes.
- ItemAbordagens e reflexões sobre a significação conceitual de energia em espaços interativos de formação de professores(2011-12-01) Wirzbicki, Sandra MariaEste trabalho parte da constatação de que o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) denota influências de visões dicotômicas entre conhecimentos produzidos em contextos diversificados, em especial, o da Ciência e o do cotidiano, do que decorrem desafios aos educadores: abordagens dos conteúdos do ensino de CNT desconsideram, muitas vezes, a dinamicidade das inter-relações de saberes envolvidos nos processos de construção dos conhecimentos escolares. Esta pesquisa analisa interações de licenciandos, professores da educação básica e da universidade, em um espaço de formação para o ensino de CNT, mediante o planejamento e desenvolvimento de “módulos interativos” em busca de compreender formas de (re)contexualização pedagógica, especificamente, do conceito ‘energia’. São analisadas, também, abordagens do referido conceito em livros didáticos de Biologia e Química do Ensino Médio (EM), utilizados durante os ‘módulos interativos’ como subsídio para interações e reflexões acerca de formas como o conceito é abordado nos mesmos. A análise das interações entre os sujeitos de pesquisa durante processos de (re)significação conceitual denotou contribuições de reflexões possibilitadas, na formação docente inicial, sobre como mediar explicações em aulas do EM. Com base no referencial histórico-cultural, a análise aponta abordagens e mediações que enriquecem o ensino e a formação docente, mediante processos dinâmicos de (re)contextualização e (re)significação conceitual, potencializadores dos processos de conhecimentos. A busca de melhorias na formação de professores de CNT implica promover formas de reflexão crítica e interativa sobre mudanças no ensino de objetos complexos, cuja compreensão abrange uma multiplicidade de relações entre significados conceituais, como é o caso dos significados de ‘energia’.
- ItemAbordagens nutricionais para a prevenção e tratamento da obesidade na infância e adolescência(2012-05-11) Müller, GracielaEste trabalho teve como objetivo estudar os métodos de abordagem nutricional educativa para prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade na infância e adolescência. Para isso foram selecionados artigos dos últimos 10 anos e avaliados os seguintes aspectos: Tipo de intervenção ou abordagem, tempo de acompanhamento, resultados encontrados e inovação na abordagem nutricional. Os resultados demonstram que os trabalhos mais efetivos são os que consideram as dúvidas e curiosidades das crianças e adolescentes, bem como os que tornam o ambiente de aprendizado mais participativo e criativo. Destaca-se que a adesão às mudanças e ajustes no padrão alimentar e estilo de vida da criança ou do adolescente, devem também ser incorporados por toda a família. É necessário que todos estejam envolvidos na busca para uma melhor qualidade de vida e que isto se inicie através do ambiente familiar.