Design - Produto
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Navegando Design - Produto por Autor "Eidt, Marcele"
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Item Moda e responsabilidade socioambiental: coleção cápsula inclusiva(2019-12-13) Eidt, MarceleA moda muito foi vista como uma atividade frívola, todavia atualmente tem se entendido o quanto esta impacta a vida dos indivíduos nas mais diversas esferas, já alguns anos se discute estes impactos e começa-se a propor novas formas de atuação e produção. Em concordância com essa visão o presente trabalho objetivou o desenvolvimento da coleção cápsula, que alia requisitos sociais e ambientais através da moda inclusiva e do upcycling. A discussão inicia-se sobre a responsabilidade do designer em relação aos impactos na sociedade, passando pelos conceitos de ecodesign à discussão sobre a sustentabilidade na moda e sua condição de expressão para os indivíduos. O projeto teve como norteador dos resultados desenvolvidos a metodologia de Munari (1998) aliando conceitos de Sorger e Udale (2009) sobre fundamentos de design de moda. Também foi realizado um estudo de caso sobre osteogênese imperfeita para basear o desenvolvimento do vestuário inclusivo. Como resultado obteve-se o desenvolvimento da coleção cápsula “Don’t Label” traduzindo a necessidade de participação no meio da moda de qualquer indivíduo independentemente da sua condição física, visto que a mesma é uma forma de expressão dos indivíduos, e o quão importante é o pensar nas individualidades de forma a não continuar a exclusão. Conclui-se que a moda pode e deve ser um meio de repensar a forma de construção e condução da sociedade, podendo atuar em diferentes frentes, inclusive conjuntas, sejam elas sociais ou voltadas à preocupação com os impactos no meio ambiente.